Dimensão humana da formação docente : um estudo a partir de documentos de curso de licenciatura e da opinião de coordenadores, professores e alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11682 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo traz destaque para a dimensão humana como componente da formação pedagógica de professores O objetivo geral é discutir e analisar os aspectos / elementos dos currículos dos cursos de licenciatura que contribuem ou podem contribuir para a formação de um professor mais comprometido com os aspectos humanos envolvidos na docência Este estudo pretende caracterizar o processo de formação de futuros professores a partir da análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de licenciatura, buscando reconhecer quais aspectos interferem na formação de um profissional mais comprometido com os aspectos humanos envolvidos na docência e identificar, a partir das manifestações dos alunos formandos, professores e coordenadores dos cursos de licenciatura em Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia, quais são os saberes referentes à dimensão humana da formação docente A pesquisa exploratória - descritiva, de caráter predominantemente qualitativa, teve como procedimentos metodológicos para a coleta de dados a análise documental dos projetos políticos pedagógicos dos cursos de licenciatura investigados e suas diretrizes curriculares; entrevistas com coordenadores de curso e questionários para os alunos e professores Os resultados indicam que existe a preocupação com a dimensão humana na formação docente explicitada nos documentos analisados e nos discursos dos sujeitos da FECILCAM, o que indica grandes avanços nas proposições institucionais Tais resultados permitem concluir o estudo com o apontamento de que há consenso dos sujeitos envolvidos com a formação de professores, no que se refere à importância da formação superior inicial considerar a dimensão humana da docência como atributo pedagógico a ser trabalhado |
id |
UEL_e6f2a155296c9bc2b87979f9fbb2adce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11682 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Dimensão humana da formação docente : um estudo a partir de documentos de curso de licenciatura e da opinião de coordenadores, professores e alunosEnsino superiorFormação de professoresPrática de ensinoProfessores e alunosTeacher trainingTeaches student relationshipsResumo: O presente estudo traz destaque para a dimensão humana como componente da formação pedagógica de professores O objetivo geral é discutir e analisar os aspectos / elementos dos currículos dos cursos de licenciatura que contribuem ou podem contribuir para a formação de um professor mais comprometido com os aspectos humanos envolvidos na docência Este estudo pretende caracterizar o processo de formação de futuros professores a partir da análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de licenciatura, buscando reconhecer quais aspectos interferem na formação de um profissional mais comprometido com os aspectos humanos envolvidos na docência e identificar, a partir das manifestações dos alunos formandos, professores e coordenadores dos cursos de licenciatura em Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia, quais são os saberes referentes à dimensão humana da formação docente A pesquisa exploratória - descritiva, de caráter predominantemente qualitativa, teve como procedimentos metodológicos para a coleta de dados a análise documental dos projetos políticos pedagógicos dos cursos de licenciatura investigados e suas diretrizes curriculares; entrevistas com coordenadores de curso e questionários para os alunos e professores Os resultados indicam que existe a preocupação com a dimensão humana na formação docente explicitada nos documentos analisados e nos discursos dos sujeitos da FECILCAM, o que indica grandes avanços nas proposições institucionais Tais resultados permitem concluir o estudo com o apontamento de que há consenso dos sujeitos envolvidos com a formação de professores, no que se refere à importância da formação superior inicial considerar a dimensão humana da docência como atributo pedagógico a ser trabalhadoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The present study highlights the human dimension as a component of Teachers’ pedagogical education Its general objective is to discuss and analyze aspects / elements of graduate teaching licensureship courses curricula, which may contribute to the background of a teacher who shows more commitment to the humane aspects involved in teaching This study intends to characterize the future teachers’ formation process by means of an analysis regarding Teaching Licensureship Courses Political-Pedagogical Projects, with the aim of recognizing which aspects can most interfere with the more humane-focused professional education and with the objective of identifying the knowledge pertaining the human dimension in teachers’ education within teaching licensure courses subjects, from the perspective of Geography, Languages, Mathematics and Pedagogy The research, which is mostly of a qualitative nature, comprises the following methodological procedures for data collection: the documental analyses of all Teaching Licensure Courses Political-Pedagogical Projects investigated as well as their curricula; and interviews with courses coordinators and questionnaires answered by students and teachers The findings show that there is a concern about the humane aspect in teachers’ education, which is explicit in the documents analyzed and in FECILCAM’S participants’ speech and points out great advances in institutional proposals Such results allow the conclusion of this research study with the indication that there is a consensus among subjects involved in teachers’ education, as regards the importance that first levels of higher education place on the humane dimension of teaching as a pedagogical attribute to be worked onOliveira, Cláudia Chueire de [Orientador]Santos Neto, Elydio dosVasconcellos, Maura Maria MoritaSordi, Mara Regina Lemes deBerbel, Neusi Aparecida NavasBarbosa, Angela Maria2024-05-01T13:19:18Z2024-05-01T13:19:18Z2009.0027.04.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11682porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11682Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dimensão humana da formação docente : um estudo a partir de documentos de curso de licenciatura e da opinião de coordenadores, professores e alunos |
title |
Dimensão humana da formação docente : um estudo a partir de documentos de curso de licenciatura e da opinião de coordenadores, professores e alunos |
spellingShingle |
Dimensão humana da formação docente : um estudo a partir de documentos de curso de licenciatura e da opinião de coordenadores, professores e alunos Barbosa, Angela Maria Ensino superior Formação de professores Prática de ensino Professores e alunos Teacher training Teaches student relationships |
title_short |
Dimensão humana da formação docente : um estudo a partir de documentos de curso de licenciatura e da opinião de coordenadores, professores e alunos |
title_full |
Dimensão humana da formação docente : um estudo a partir de documentos de curso de licenciatura e da opinião de coordenadores, professores e alunos |
title_fullStr |
Dimensão humana da formação docente : um estudo a partir de documentos de curso de licenciatura e da opinião de coordenadores, professores e alunos |
title_full_unstemmed |
Dimensão humana da formação docente : um estudo a partir de documentos de curso de licenciatura e da opinião de coordenadores, professores e alunos |
title_sort |
Dimensão humana da formação docente : um estudo a partir de documentos de curso de licenciatura e da opinião de coordenadores, professores e alunos |
author |
Barbosa, Angela Maria |
author_facet |
Barbosa, Angela Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Cláudia Chueire de [Orientador] Santos Neto, Elydio dos Vasconcellos, Maura Maria Morita Sordi, Mara Regina Lemes de Berbel, Neusi Aparecida Navas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Angela Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Formação de professores Prática de ensino Professores e alunos Teacher training Teaches student relationships |
topic |
Ensino superior Formação de professores Prática de ensino Professores e alunos Teacher training Teaches student relationships |
description |
Resumo: O presente estudo traz destaque para a dimensão humana como componente da formação pedagógica de professores O objetivo geral é discutir e analisar os aspectos / elementos dos currículos dos cursos de licenciatura que contribuem ou podem contribuir para a formação de um professor mais comprometido com os aspectos humanos envolvidos na docência Este estudo pretende caracterizar o processo de formação de futuros professores a partir da análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de licenciatura, buscando reconhecer quais aspectos interferem na formação de um profissional mais comprometido com os aspectos humanos envolvidos na docência e identificar, a partir das manifestações dos alunos formandos, professores e coordenadores dos cursos de licenciatura em Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia, quais são os saberes referentes à dimensão humana da formação docente A pesquisa exploratória - descritiva, de caráter predominantemente qualitativa, teve como procedimentos metodológicos para a coleta de dados a análise documental dos projetos políticos pedagógicos dos cursos de licenciatura investigados e suas diretrizes curriculares; entrevistas com coordenadores de curso e questionários para os alunos e professores Os resultados indicam que existe a preocupação com a dimensão humana na formação docente explicitada nos documentos analisados e nos discursos dos sujeitos da FECILCAM, o que indica grandes avanços nas proposições institucionais Tais resultados permitem concluir o estudo com o apontamento de que há consenso dos sujeitos envolvidos com a formação de professores, no que se refere à importância da formação superior inicial considerar a dimensão humana da docência como atributo pedagógico a ser trabalhado |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009.00 2024-05-01T13:19:18Z 2024-05-01T13:19:18Z 27.04.2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11682 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823303656800256 |