Dimensão humana da formação docente : um estudo a partir de documentos de curso de licenciatura e da opinião de coordenadores, professores e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Angela Maria
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11682
Resumo: Resumo: O presente estudo traz destaque para a dimensão humana como componente da formação pedagógica de professores O objetivo geral é discutir e analisar os aspectos / elementos dos currículos dos cursos de licenciatura que contribuem ou podem contribuir para a formação de um professor mais comprometido com os aspectos humanos envolvidos na docência Este estudo pretende caracterizar o processo de formação de futuros professores a partir da análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de licenciatura, buscando reconhecer quais aspectos interferem na formação de um profissional mais comprometido com os aspectos humanos envolvidos na docência e identificar, a partir das manifestações dos alunos formandos, professores e coordenadores dos cursos de licenciatura em Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia, quais são os saberes referentes à dimensão humana da formação docente A pesquisa exploratória - descritiva, de caráter predominantemente qualitativa, teve como procedimentos metodológicos para a coleta de dados a análise documental dos projetos políticos pedagógicos dos cursos de licenciatura investigados e suas diretrizes curriculares; entrevistas com coordenadores de curso e questionários para os alunos e professores Os resultados indicam que existe a preocupação com a dimensão humana na formação docente explicitada nos documentos analisados e nos discursos dos sujeitos da FECILCAM, o que indica grandes avanços nas proposições institucionais Tais resultados permitem concluir o estudo com o apontamento de que há consenso dos sujeitos envolvidos com a formação de professores, no que se refere à importância da formação superior inicial considerar a dimensão humana da docência como atributo pedagógico a ser trabalhado
id UEL_e6f2a155296c9bc2b87979f9fbb2adce
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11682
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Dimensão humana da formação docente : um estudo a partir de documentos de curso de licenciatura e da opinião de coordenadores, professores e alunosEnsino superiorFormação de professoresPrática de ensinoProfessores e alunosTeacher trainingTeaches student relationshipsResumo: O presente estudo traz destaque para a dimensão humana como componente da formação pedagógica de professores O objetivo geral é discutir e analisar os aspectos / elementos dos currículos dos cursos de licenciatura que contribuem ou podem contribuir para a formação de um professor mais comprometido com os aspectos humanos envolvidos na docência Este estudo pretende caracterizar o processo de formação de futuros professores a partir da análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de licenciatura, buscando reconhecer quais aspectos interferem na formação de um profissional mais comprometido com os aspectos humanos envolvidos na docência e identificar, a partir das manifestações dos alunos formandos, professores e coordenadores dos cursos de licenciatura em Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia, quais são os saberes referentes à dimensão humana da formação docente A pesquisa exploratória - descritiva, de caráter predominantemente qualitativa, teve como procedimentos metodológicos para a coleta de dados a análise documental dos projetos políticos pedagógicos dos cursos de licenciatura investigados e suas diretrizes curriculares; entrevistas com coordenadores de curso e questionários para os alunos e professores Os resultados indicam que existe a preocupação com a dimensão humana na formação docente explicitada nos documentos analisados e nos discursos dos sujeitos da FECILCAM, o que indica grandes avanços nas proposições institucionais Tais resultados permitem concluir o estudo com o apontamento de que há consenso dos sujeitos envolvidos com a formação de professores, no que se refere à importância da formação superior inicial considerar a dimensão humana da docência como atributo pedagógico a ser trabalhadoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The present study highlights the human dimension as a component of Teachers’ pedagogical education Its general objective is to discuss and analyze aspects / elements of graduate teaching licensureship courses curricula, which may contribute to the background of a teacher who shows more commitment to the humane aspects involved in teaching This study intends to characterize the future teachers’ formation process by means of an analysis regarding Teaching Licensureship Courses Political-Pedagogical Projects, with the aim of recognizing which aspects can most interfere with the more humane-focused professional education and with the objective of identifying the knowledge pertaining the human dimension in teachers’ education within teaching licensure courses subjects, from the perspective of Geography, Languages, Mathematics and Pedagogy The research, which is mostly of a qualitative nature, comprises the following methodological procedures for data collection: the documental analyses of all Teaching Licensure Courses Political-Pedagogical Projects investigated as well as their curricula; and interviews with courses coordinators and questionnaires answered by students and teachers The findings show that there is a concern about the humane aspect in teachers’ education, which is explicit in the documents analyzed and in FECILCAM’S participants’ speech and points out great advances in institutional proposals Such results allow the conclusion of this research study with the indication that there is a consensus among subjects involved in teachers’ education, as regards the importance that first levels of higher education place on the humane dimension of teaching as a pedagogical attribute to be worked onOliveira, Cláudia Chueire de [Orientador]Santos Neto, Elydio dosVasconcellos, Maura Maria MoritaSordi, Mara Regina Lemes deBerbel, Neusi Aparecida NavasBarbosa, Angela Maria2024-05-01T13:19:18Z2024-05-01T13:19:18Z2009.0027.04.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11682porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11682Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensão humana da formação docente : um estudo a partir de documentos de curso de licenciatura e da opinião de coordenadores, professores e alunos
title Dimensão humana da formação docente : um estudo a partir de documentos de curso de licenciatura e da opinião de coordenadores, professores e alunos
spellingShingle Dimensão humana da formação docente : um estudo a partir de documentos de curso de licenciatura e da opinião de coordenadores, professores e alunos
Barbosa, Angela Maria
Ensino superior
Formação de professores
Prática de ensino
Professores e alunos
Teacher training
Teaches student relationships
title_short Dimensão humana da formação docente : um estudo a partir de documentos de curso de licenciatura e da opinião de coordenadores, professores e alunos
title_full Dimensão humana da formação docente : um estudo a partir de documentos de curso de licenciatura e da opinião de coordenadores, professores e alunos
title_fullStr Dimensão humana da formação docente : um estudo a partir de documentos de curso de licenciatura e da opinião de coordenadores, professores e alunos
title_full_unstemmed Dimensão humana da formação docente : um estudo a partir de documentos de curso de licenciatura e da opinião de coordenadores, professores e alunos
title_sort Dimensão humana da formação docente : um estudo a partir de documentos de curso de licenciatura e da opinião de coordenadores, professores e alunos
author Barbosa, Angela Maria
author_facet Barbosa, Angela Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Cláudia Chueire de [Orientador]
Santos Neto, Elydio dos
Vasconcellos, Maura Maria Morita
Sordi, Mara Regina Lemes de
Berbel, Neusi Aparecida Navas
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Angela Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Formação de professores
Prática de ensino
Professores e alunos
Teacher training
Teaches student relationships
topic Ensino superior
Formação de professores
Prática de ensino
Professores e alunos
Teacher training
Teaches student relationships
description Resumo: O presente estudo traz destaque para a dimensão humana como componente da formação pedagógica de professores O objetivo geral é discutir e analisar os aspectos / elementos dos currículos dos cursos de licenciatura que contribuem ou podem contribuir para a formação de um professor mais comprometido com os aspectos humanos envolvidos na docência Este estudo pretende caracterizar o processo de formação de futuros professores a partir da análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de licenciatura, buscando reconhecer quais aspectos interferem na formação de um profissional mais comprometido com os aspectos humanos envolvidos na docência e identificar, a partir das manifestações dos alunos formandos, professores e coordenadores dos cursos de licenciatura em Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia, quais são os saberes referentes à dimensão humana da formação docente A pesquisa exploratória - descritiva, de caráter predominantemente qualitativa, teve como procedimentos metodológicos para a coleta de dados a análise documental dos projetos políticos pedagógicos dos cursos de licenciatura investigados e suas diretrizes curriculares; entrevistas com coordenadores de curso e questionários para os alunos e professores Os resultados indicam que existe a preocupação com a dimensão humana na formação docente explicitada nos documentos analisados e nos discursos dos sujeitos da FECILCAM, o que indica grandes avanços nas proposições institucionais Tais resultados permitem concluir o estudo com o apontamento de que há consenso dos sujeitos envolvidos com a formação de professores, no que se refere à importância da formação superior inicial considerar a dimensão humana da docência como atributo pedagógico a ser trabalhado
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2009.00
2024-05-01T13:19:18Z
2024-05-01T13:19:18Z
27.04.2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11682
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823303656800256