Exame internacional para professores de inglês : uma análise na perspectiva sócio-interacionista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quevedo-Camargo, Gladys
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10875
Resumo: Resumo: O lançamento do exame Teaching Knowledge Test (TKT) no Brasil em 24 reacendeu a polêmica da necessidade ou não de haver um exame de certificação dos conhecimentos do professor de língua inglesa em nosso país, pelo fato dele ter sido considerado um possível exame para esse propósito Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa foi verificar até que ponto um exame internacional, elaborado de acordo com um padrão internacional de avaliação de docentes de língua inglesa como língua estrangeira, pode ser utilizado como instrumento de avaliação dos conhecimentos necessários à atuação do professor de inglês no contexto brasileiro Para atingir esse objetivo, comparei a amostra do exame TKT presente em seu livreto de divulgação com as competências preconizadas como essenciais pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras - na Parte 2 da Seção 2, e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica - no Artigo 6º, por serem esses os documentos oficiais que orientam a formação de futuros professores (de inglês) no Brasil Para desenvolver este estudo, tomei por base pressupostos teóricos do Interacionismo Sócio-discursivo (ISD), conceitos da área de avaliação, reflexões sobre o termo 'competência' e sua variedade terminológica e noções sobre gênero profissional Como metodologia de pesquisa, utilizei os procedimentos de análise lingüístico-discursiva propostos por Bronckart e Machado (24), que forneceram dados para a melhor compreensão dos textos analisados, para a interpretação dos tipos de agir (BRONCKART; MACHADO, 24; BULEA; FRISTALON, 24) intencionados pelos textos e das dimensões da formação e do trabalho do professor (PLACCO, 26) priorizadas por eles A análise comparativa entre o TKT e os trechos das Diretrizes mostrou que (1) todos os textos analisados intencionam conduzir seu destinatário ao agir canônico, por se referirem a um mundo discursivo distante da realidade do interlocutor, e ao agir prescrito, por determinarem como seu interlocutor deve agir na formação de alunos e no exame; (2) o TKT contempla três das quatro dimensões identificadas na Parte 2 da Seção 2 das Diretrizes para os Cursos de Letras, e somente uma das dimensões identificadas no Artigo 6º das Diretrizes para a Formação de Professores Este estudo mostrou que, mesmo quando há convergência entre as dimensões do TKT e das Diretrizes, isso não significa que os documentos focalizem os mesmos aspectos dentro das dimensões Portanto, pelo fato do TKT contemplar parcialmente as dimensões privilegiadas pelos documentos oficiais brasileiros, concluo que não há alinhamento suficiente entre o TKT e as diretrizes oficiais brasileiras para considerá-lo apropriado para avaliar os conhecimentos sobre ensinar do (futuro) professor de inglês brasileiro
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MACHADO, 24; BULEA; FRISTALON, 24) intencionados pelos textos e das dimensões da formação e do trabalho do professor (PLACCO, 26) priorizadas por eles A análise comparativa entre o TKT e os trechos das Diretrizes mostrou que (1) todos os textos analisados intencionam conduzir seu destinatário ao agir canônico, por se referirem a um mundo discursivo distante da realidade do interlocutor, e ao agir prescrito, por determinarem como seu interlocutor deve agir na formação de alunos e no exame; (2) o TKT contempla três das quatro dimensões identificadas na Parte 2 da Seção 2 das Diretrizes para os Cursos de Letras, e somente uma das dimensões identificadas no Artigo 6º das Diretrizes para a Formação de Professores Este estudo mostrou que, mesmo quando há convergência entre as dimensões do TKT e das Diretrizes, isso não significa que os documentos focalizem os mesmos aspectos dentro das dimensões Portanto, pelo fato do TKT contemplar parcialmente as dimensões privilegiadas pelos documentos oficiais brasileiros, concluo que não há alinhamento suficiente entre o TKT e as diretrizes oficiais brasileiras para considerá-lo apropriado para avaliar os conhecimentos sobre ensinar do (futuro) professor de inglês brasileiroDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The introduction of the Teaching Knowledge Test exam (TKT) in Brazil in 24 raised again the controversial issue of the need or not of having a special exam to certify the English teachers' knowledge in our country, as the exam was considered by some as an option for that purpose Bearing that in mind, the general aim of this research was to verify to what extent an international exam, made according to an international assessment standard for teachers of English as a foreign language, can be used as an instrument to assess the knowledge needed by teachers working in the Brazilian context To achieve that aim, I compared a TKT sample exam taken from its promotional booklet with the competences considered essential by the National Brazilian Directives for the 'Letras" Courses - Part 2 in Section 2, and by the National Brazilian Directives for the Education of Basic Education Teachers - Article 6th, as those are the official documents that guide the education of future (English) teachers in Brazil To develop this study, I used the theoretical constructs from the Socio-discursive Interactionism, concepts from the area of assessment, reflections on the term 'competence" and its terminological diversity, and notions about professional genre The research methodology used the procedures of linguistic-discursive analysis proposed by Bronckart and Machado (24), which provided data for the better understanding of the texts, for the interpretation of the kinds of action (BRONCKART; MACHADO, 24; BULEA; FRISTALON, 24) intended by the texts and of the dimensions of teacher's education and work (PLACCO, 26) the texts focus on The comparative analysis between the TKT and the parts of the Directives showed that (1) all the texts intend to conduct their recipients to a canonical action, as they refer to a discursive world which is far from the recipients' realities, and to the prescribed acting, as they determine how the recipient should act in the education of the students and when taking the exam; (2) the TKT covers three out of the four dimensions identified in Part 2 in Section 2 of the Directives for the 'Letras' Courses, and only one out of the three dimensions identified in Article 6th of the Directives for the Teachers' Education This study showed that, even when there is coincidence between the dimensions of the TKT and of the Directives, this does not mean the documents focus on the same aspects inside those dimensions Therefore, due to the fact that the TKT covers only partially the dimensions presented by the Brazilian official documents, I conclude that there is no sufficient alignment between the TKT and the Brazilian official Directives to consider that exam appropriate to assess the Brazilian (future) English teacher's knowledge about teachingCristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]Gimenez, Telma NunesScaramucci, Matilde Virgínia RicardiQuevedo-Camargo, Gladys2024-05-01T12:51:30Z2024-05-01T12:51:30Z2007.0012.03.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10875porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10875Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:14Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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