Modelagem matemática e semiótica : algumas relações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
Texto Completo: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000147644 |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos uma pesquisa fundamentada nos pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática e procuramos estabelecer relações entre esta perspectiva e a Semiótica de Peirce e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Para tanto, analisamos três atividades de Modelagem Matemática existentes na literatura: uma no âmbito do grupo de estudos no qual a pesquisa se insere, uma de âmbito nacional retirada dos anais da V Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática e uma de âmbito internacional retirada dos anais da XIII International Conference on the Teaching of Mathematical Modelling and Applications. A pesquisa consiste em uma análise documental dos registros apresentados pelo(s) autor(es)/modelador(es) de cada atividade de Modelagem selecionada. A partir da análise que realizamos, estabelecemos algumas relações entre Modelagem Matemática e Semiótica, no que diz respeito à categorização dos signos estabelecida por Peirce, aos modos de inferência dos signos classificados por Kehle & Cunningham (2000), aos registros de representação semiótica abordados por Duval com relação ao fenômeno de congruência e não-congruência das conversões entre os registros e às tarefas de produção e compreensão. |
id |
UEL_eb2ec92b68494244185711b323038a2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uel.br:vtls000147644 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisModelagem matemática e semiótica : algumas relações2008-12-19Lourdes Maria Werle de Almeida . Vanilde Bisognin Regina Luzia Corio de BuriascoKarina Alessandra Pessôa da SilvaUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.URLBRNeste trabalho, apresentamos uma pesquisa fundamentada nos pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática e procuramos estabelecer relações entre esta perspectiva e a Semiótica de Peirce e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Para tanto, analisamos três atividades de Modelagem Matemática existentes na literatura: uma no âmbito do grupo de estudos no qual a pesquisa se insere, uma de âmbito nacional retirada dos anais da V Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática e uma de âmbito internacional retirada dos anais da XIII International Conference on the Teaching of Mathematical Modelling and Applications. A pesquisa consiste em uma análise documental dos registros apresentados pelo(s) autor(es)/modelador(es) de cada atividade de Modelagem selecionada. A partir da análise que realizamos, estabelecemos algumas relações entre Modelagem Matemática e Semiótica, no que diz respeito à categorização dos signos estabelecida por Peirce, aos modos de inferência dos signos classificados por Kehle & Cunningham (2000), aos registros de representação semiótica abordados por Duval com relação ao fenômeno de congruência e não-congruência das conversões entre os registros e às tarefas de produção e compreensão.In this work, we presented a research based in the theoretical presuppositions of the Mathematical Modeling in the perspective of the Mathematics Education and trying to establish relations between this perspective and the Semiotics from Peirce and the Theory of Semiotics Representation Registers from Raymond Duval. For this purpose, we analyzed three activities of Mathematical Modeling in the literature: one within the group of studies in which the research is inserting, one within national withdrawal of the annals of the V National Conference on the Modeling in Mathematics Education and one within international withdrawal of the annals of the International Conference on the Teaching of Mathematical Modeling and Applications. The research consists in a documentary analysis of the registers presented by the author/model of each activity of Modeling selected. From the analysis we do, we established some relations between Mathematical Modeling and Semiotics, with respect to the categorization of signs established by Peirce, the modes of inference of signs classified by Kehle & Cunningham (2000), the semiotics representation registers approached by Duval with respect to the phenomenon of congruence and non-congruence of conversions between the registers and the tasks of production and understanding.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000147644porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:30:40Zoai:uel.br:vtls000147644Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2012-02-23T12:04:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Modelagem matemática e semiótica : algumas relações |
title |
Modelagem matemática e semiótica : algumas relações |
spellingShingle |
Modelagem matemática e semiótica : algumas relações Karina Alessandra Pessôa da Silva |
title_short |
Modelagem matemática e semiótica : algumas relações |
title_full |
Modelagem matemática e semiótica : algumas relações |
title_fullStr |
Modelagem matemática e semiótica : algumas relações |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática e semiótica : algumas relações |
title_sort |
Modelagem matemática e semiótica : algumas relações |
author |
Karina Alessandra Pessôa da Silva |
author_facet |
Karina Alessandra Pessôa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lourdes Maria Werle de Almeida . |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Vanilde Bisognin |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Regina Luzia Corio de Buriasco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Karina Alessandra Pessôa da Silva |
contributor_str_mv |
Lourdes Maria Werle de Almeida . Vanilde Bisognin Regina Luzia Corio de Buriasco |
description |
Neste trabalho, apresentamos uma pesquisa fundamentada nos pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática e procuramos estabelecer relações entre esta perspectiva e a Semiótica de Peirce e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Para tanto, analisamos três atividades de Modelagem Matemática existentes na literatura: uma no âmbito do grupo de estudos no qual a pesquisa se insere, uma de âmbito nacional retirada dos anais da V Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática e uma de âmbito internacional retirada dos anais da XIII International Conference on the Teaching of Mathematical Modelling and Applications. A pesquisa consiste em uma análise documental dos registros apresentados pelo(s) autor(es)/modelador(es) de cada atividade de Modelagem selecionada. A partir da análise que realizamos, estabelecemos algumas relações entre Modelagem Matemática e Semiótica, no que diz respeito à categorização dos signos estabelecida por Peirce, aos modos de inferência dos signos classificados por Kehle & Cunningham (2000), aos registros de representação semiótica abordados por Duval com relação ao fenômeno de congruência e não-congruência das conversões entre os registros e às tarefas de produção e compreensão. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-12-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000147644 |
url |
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000147644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
URL |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1784990168420188160 |