Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Karina Alessandra Pessôa da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Borssoi, Adriana Helena, Almeida, Lourdes Maria Werle de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1928
Resumo:  Neste trabalho apresentamos uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pelo uso da tecnologia. Levando em consideração que a modelagem é uma alternativa pedagógica na qual fazemos uma abordagem matemática para fenômenos não essencialmente matemáticos, propusemos em um minicurso de curta duração, desenvolvido com participantes de um evento regional, duas atividades na qual o fenômeno em estudo corresponde ao percurso realizado por um objeto lançado para o alto e à frente e o realizado por um carrinho de fricção. O que podemos inferir é que os participantes (intérpretes) produziram de imediato, signos distintos para os movimentos que estão relacionados ao mesmo objeto matemático. O uso do software de videoanálise Tracker possibilitou aos participantes visualizarem a produção de dados que fizeram emergir o objeto matemático representado em cada movimento.
id UTFPR-7_f723d786b3791ad3980bbf6a17a21b7b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1928
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia Neste trabalho apresentamos uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pelo uso da tecnologia. Levando em consideração que a modelagem é uma alternativa pedagógica na qual fazemos uma abordagem matemática para fenômenos não essencialmente matemáticos, propusemos em um minicurso de curta duração, desenvolvido com participantes de um evento regional, duas atividades na qual o fenômeno em estudo corresponde ao percurso realizado por um objeto lançado para o alto e à frente e o realizado por um carrinho de fricção. O que podemos inferir é que os participantes (intérpretes) produziram de imediato, signos distintos para os movimentos que estão relacionados ao mesmo objeto matemático. O uso do software de videoanálise Tracker possibilitou aos participantes visualizarem a produção de dados que fizeram emergir o objeto matemático representado em cada movimento.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CapesSilva, Karina Alessandra Pessôa daBorssoi, Adriana HelenaAlmeida, Lourdes Maria Werle de2015-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/192810.3895/rbect.v8n1.1928Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1928/1985https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/1928/230Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-14T19:32:06Zoai:periodicos.utfpr:article/1928Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-05-14T19:32:06Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia
title Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia
spellingShingle Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia
Silva, Karina Alessandra Pessôa da
title_short Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia
title_full Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia
title_fullStr Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia
title_full_unstemmed Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia
title_sort Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia
author Silva, Karina Alessandra Pessôa da
author_facet Silva, Karina Alessandra Pessôa da
Borssoi, Adriana Helena
Almeida, Lourdes Maria Werle de
author_role author
author2 Borssoi, Adriana Helena
Almeida, Lourdes Maria Werle de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Karina Alessandra Pessôa da
Borssoi, Adriana Helena
Almeida, Lourdes Maria Werle de
description  Neste trabalho apresentamos uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pelo uso da tecnologia. Levando em consideração que a modelagem é uma alternativa pedagógica na qual fazemos uma abordagem matemática para fenômenos não essencialmente matemáticos, propusemos em um minicurso de curta duração, desenvolvido com participantes de um evento regional, duas atividades na qual o fenômeno em estudo corresponde ao percurso realizado por um objeto lançado para o alto e à frente e o realizado por um carrinho de fricção. O que podemos inferir é que os participantes (intérpretes) produziram de imediato, signos distintos para os movimentos que estão relacionados ao mesmo objeto matemático. O uso do software de videoanálise Tracker possibilitou aos participantes visualizarem a produção de dados que fizeram emergir o objeto matemático representado em cada movimento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1928
10.3895/rbect.v8n1.1928
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1928
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v8n1.1928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1928/1985
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/1928/230
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015)
1982-873X
10.3895/rbect.v8n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713869742866432