Tempos de superação para a educação paranaense : uma leitura do discurso oficial a partir dos documentos orientadores das semanas pedagógicas
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12977 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo tem como temática de investigação o direcionamento dado à política educacional paranaense a partir de 23 no intuito de superar o modelo educacional fundamentado no modelo neoliberal O objetivo principal do estudo foi avaliar se as indicações oficiais para a realização das Semanas Pedagógicas no período de 26 a 21 partiram de um referencial coerente com a proposta de superação intencionada pela gestão então vigente, contribuindo, desta forma, para sua efetivação A investigação foi sustentada a partir de um referencial teórico-metodológico de base crítica, tomando por base os princípios da dialética materialista Nas seções iniciais procuramos caracterizar o movimento histórico recente da política educacional paranaense, traçando os acontecimentos que compuseram o cenário histórico em que nosso objeto está inserido Para tanto, analisamos os acontecimentos em torno da política educacional do estado do Paraná circunscritas a dois momentos: o processo de redemocratização da nação a partir da década de 198 e o processo de consolidação do neoliberalismo como orientação política e econômica no Brasil e no Paraná em meados dos anos 199 Após o resgate do contexto histórico, partimos para a investigação das iniciativas tomadas pela gestão do governo do estado que se iniciou em 23, na busca por uma contraposição aos princípios neoliberais na educação paranaense Buscamos analisar, no âmbito documental, a coerência do discurso difundido pelas orientações das Semanas Pedagógicas do Paraná no período 26-21 com a intenção de superação anunciada pela gestão Para tal análise, tomamos como eixo a investigação das categorias, definidas em análise preliminar: a) Projeto Político-Pedagógico, b) Currículo, c) Organização do Trabalho Pedagógico, e, d) Gestão Escolar Chegamos à compreensão de que o discurso oficial esteve permeado por um caráter contraditório, evidenciando a presença concomitante de elementos capazes de contribuir com a superação do modelo educacional fundamentado no modelo neoliberal; e, elementos que desfavoreceram tal possibilidade Finalizamos a Dissertação buscando rearticular todo o processo que nos dedicamos a analisar, estabelecendo algumas observações quanto a necessidade de que superemos processos e percursos que nos impedem de construir e implementar democraticamente um projeto para a educação do Paraná |
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Tempos de superação para a educação paranaense : uma leitura do discurso oficial a partir dos documentos orientadores das semanas pedagógicasEducação e EstadoParanáNeoliberalismoProjetosEducaçãoCitizenship EducationEducatuon and stateNeoliberalismProjects - Education - BrazilResumo: O presente estudo tem como temática de investigação o direcionamento dado à política educacional paranaense a partir de 23 no intuito de superar o modelo educacional fundamentado no modelo neoliberal O objetivo principal do estudo foi avaliar se as indicações oficiais para a realização das Semanas Pedagógicas no período de 26 a 21 partiram de um referencial coerente com a proposta de superação intencionada pela gestão então vigente, contribuindo, desta forma, para sua efetivação A investigação foi sustentada a partir de um referencial teórico-metodológico de base crítica, tomando por base os princípios da dialética materialista Nas seções iniciais procuramos caracterizar o movimento histórico recente da política educacional paranaense, traçando os acontecimentos que compuseram o cenário histórico em que nosso objeto está inserido Para tanto, analisamos os acontecimentos em torno da política educacional do estado do Paraná circunscritas a dois momentos: o processo de redemocratização da nação a partir da década de 198 e o processo de consolidação do neoliberalismo como orientação política e econômica no Brasil e no Paraná em meados dos anos 199 Após o resgate do contexto histórico, partimos para a investigação das iniciativas tomadas pela gestão do governo do estado que se iniciou em 23, na busca por uma contraposição aos princípios neoliberais na educação paranaense Buscamos analisar, no âmbito documental, a coerência do discurso difundido pelas orientações das Semanas Pedagógicas do Paraná no período 26-21 com a intenção de superação anunciada pela gestão Para tal análise, tomamos como eixo a investigação das categorias, definidas em análise preliminar: a) Projeto Político-Pedagógico, b) Currículo, c) Organização do Trabalho Pedagógico, e, d) Gestão Escolar Chegamos à compreensão de que o discurso oficial esteve permeado por um caráter contraditório, evidenciando a presença concomitante de elementos capazes de contribuir com a superação do modelo educacional fundamentado no modelo neoliberal; e, elementos que desfavoreceram tal possibilidade Finalizamos a Dissertação buscando rearticular todo o processo que nos dedicamos a analisar, estabelecendo algumas observações quanto a necessidade de que superemos processos e percursos que nos impedem de construir e implementar democraticamente um projeto para a educação do ParanáDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The present study has as its investigation theme the direction given to educational policy in Paraná from 23 in order to overcome the educational model based on the neoliberal model The main objective of the study was to evaluate if the official indications for the development of Pedagogical Weeks in the period 26 to 21 had a consistent reference with the proposal intended to overcome the current management until then The research was supported by a theoretical and methodological reference critical, based on the principles of materialist dialectics In the opening sections we tried to characterize the movement's recent history of educational policy in Paraná, tracing the events that made up the historical setting in which our object is inserted To this end, we analyze the events surrounding the educational policy of the state of Paraná confined to two moments: the process of democratization of the nation from the 198s and the consolidation of neoliberalism as an economic policy in Brazil and Paraná in the middle 199s After the rescue of the historical context, we set out to investigate the actions taken by the state government that began in 23 in search of a contrast to Paraná neoliberal principles in education We seek to examine, within documents, if there was coherence of the discourse present in the guidelines for Pedagogical Weeks that happened in Paraná in the period 26-21 with the intention of overcoming neoliberalism For this analysis, we take as axis of research categories: a) Political-Pedagogical Project, b) curriculum, c) Pedagogical Work Organization, and d) School Management We realize that the official discourse propagated by the guiding documents of Pedagogical Weeks was permeated by a contradictory character, showing the simultaneous presence of elements that can contribute to overcoming the educational model based on the neoliberal model, therefore consistent with the intention, and elements that work against such a possibility We finish the paper seeking reorganize the whole process we endeavor to analyze, establish some observations that we need to overcome processes and pathways that prevent us from building and implementing a democratic project for education of ParanáGorni, Doralice Aparecida Paranzini [Orientador]Maciel, Lizete Shizue BomuraTuma, Magda MadalenaRocha, Vanessa Camargo2024-05-01T14:04:56Z2024-05-01T14:04:56Z2011.0024.08.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12977porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:53Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12977Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:53Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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