Cultura corporal e a mediação do professor de educação física : contribuições para o trabalho pedagógico na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lupion, Roberson Rodrigues
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13407
Resumo: Resumo: O objetivo deste estudo é de refletir e demonstrar a relevância da atuação do professor de Educação Física para a promoção do aprendizado da criança a partir das atividades da cultural corporal na Educação Infantil A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa - Docência: Saberes e Práticas e vinculada ao grupo de pesquisa do CNPq, intitulado: Infância, Educação Infantil e Formação de Professores Justifica-se a relevância da pesquisa por acreditar que, do ponto de vista teórico-metodológico, ainda há a necessidade de apropriações teórico-metodológicas específicas para o ensino da Educação Física que garantam a qualidade dos serviços prestados no trabalho com a criança O intuito é romper com a ideia de ser essa uma área de conhecimento que apenas orienta e ensina os saberes corporais institucionalizados, de forma mecânica e padronizada Constata-se na prática que muitas unidades de ensino não têm a presença de professores de Educação Física, visto que geralmente o trabalho da linguagem corporal é realizado pelo professor regente Historicamente, tanto a creche quanto a pré-escola se pautaram pelo atendimento unicamente assistencialista, cujos professores exerciam exclusivamente o papel do cuidado físico e higiênico da criança pequena e, com os avanços das políticas públicas, o ensino também deve integrar esta etapa de ensino Como metodologia, optou-se pela pesquisa bibliográfica, tomando por base a Pedagogia Histórico-Crítica e a abordagem Crítico-Superadora Nesse sentido, foram utilizados autores como: Castellani Filho et al (29), Saviani (213), Taffarel (216), Arce (214), Pasqualini e Martins (22), Kishimoto (28), Elkonin (29), Kramer (1994) entre outros, por meio destes, é possível demonstrar a importância da Educação Física como área de conhecimento que contribui para o desenvolvimento integral da criança nos aspectos cognitivos, afetivos, sociais e motores, sobretudo no que tange às suas diferentes linguagens O intuito é avançar e consolidar a estreita relação entre a cultura corporal, o movimento e a aprendizagem, como elementos constituintes no proceso de ensinar e aprender na Educação Infantil Os resultados finais da pesquisa indicam que a mediação do professor de Educação Física contribui significativamente para o desenvolvimento integral da criança, em detrimento às práticas espontaneístas e sem a sistematização do ensino O outro resultado encontrado diz respeito à importância da Educação Física, que compreende as relações entre corpo, natureza e cultura, superando, desse modo, os conceitos biologicistas como o discurso da aptidão física voltada à saúde e apenas no desenvolvimento das capacidades físicas, desvinculada das questões históricas e sociais da criança O presente estudo visa contribuir para uma práxis pedagógica de mais qualidade, pois a Educação Infantil constitui-se espaço e tempo propícios para a apropriação e transformação de experiências, promovendo o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos humanizadores
id UEL_ed36b8b148c9add234673793f9947a34
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13407
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Cultura corporal e a mediação do professor de educação física : contribuições para o trabalho pedagógico na educação infantilEducação de criançasEducação físicaMovimentoCultura corporalEarly childhood educationPhysical educationMotionBody cultureResumo: O objetivo deste estudo é de refletir e demonstrar a relevância da atuação do professor de Educação Física para a promoção do aprendizado da criança a partir das atividades da cultural corporal na Educação Infantil A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa - Docência: Saberes e Práticas e vinculada ao grupo de pesquisa do CNPq, intitulado: Infância, Educação Infantil e Formação de Professores Justifica-se a relevância da pesquisa por acreditar que, do ponto de vista teórico-metodológico, ainda há a necessidade de apropriações teórico-metodológicas específicas para o ensino da Educação Física que garantam a qualidade dos serviços prestados no trabalho com a criança O intuito é romper com a ideia de ser essa uma área de conhecimento que apenas orienta e ensina os saberes corporais institucionalizados, de forma mecânica e padronizada Constata-se na prática que muitas unidades de ensino não têm a presença de professores de Educação Física, visto que geralmente o trabalho da linguagem corporal é realizado pelo professor regente Historicamente, tanto a creche quanto a pré-escola se pautaram pelo atendimento unicamente assistencialista, cujos professores exerciam exclusivamente o papel do cuidado físico e higiênico da criança pequena e, com os avanços das políticas públicas, o ensino também deve integrar esta etapa de ensino Como metodologia, optou-se pela pesquisa bibliográfica, tomando por base a Pedagogia Histórico-Crítica e a abordagem Crítico-Superadora Nesse sentido, foram utilizados autores como: Castellani Filho et al (29), Saviani (213), Taffarel (216), Arce (214), Pasqualini e Martins (22), Kishimoto (28), Elkonin (29), Kramer (1994) entre outros, por meio destes, é possível demonstrar a importância da Educação Física como área de conhecimento que contribui para o desenvolvimento integral da criança nos aspectos cognitivos, afetivos, sociais e motores, sobretudo no que tange às suas diferentes linguagens O intuito é avançar e consolidar a estreita relação entre a cultura corporal, o movimento e a aprendizagem, como elementos constituintes no proceso de ensinar e aprender na Educação Infantil Os resultados finais da pesquisa indicam que a mediação do professor de Educação Física contribui significativamente para o desenvolvimento integral da criança, em detrimento às práticas espontaneístas e sem a sistematização do ensino O outro resultado encontrado diz respeito à importância da Educação Física, que compreende as relações entre corpo, natureza e cultura, superando, desse modo, os conceitos biologicistas como o discurso da aptidão física voltada à saúde e apenas no desenvolvimento das capacidades físicas, desvinculada das questões históricas e sociais da criança O presente estudo visa contribuir para uma práxis pedagógica de mais qualidade, pois a Educação Infantil constitui-se espaço e tempo propícios para a apropriação e transformação de experiências, promovendo o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos humanizadoresDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This study's goal is to demonstrate the relevance of the Physical Education teacher participation in promoting the child's learning through the Body Cultural activities in Early Childhood Education The research relevance lies in the belief that there is still a need for specific theoretical-methodological appropriations to a Physical Education teaching that assures the quality of the services provided in work with children from a practical point of view The intention is to break with the idea of this subject as a field of knowledge that guides and teaches the traditional body knowledge in a mechanical and standardized way It is possible to say that in practice, in many teaching units, there is no presence of Physical Education teachers, since the regent teacher usually performs body language work Historically, both the daycare center and the pre-school have been based solely on assistance, whose teachers exclusively exercised the role of physical and hygienic care for young children, and, with the advances in public policies, teaching must also integrate this stage of teaching As a methodology, we chose bibliographic research, based on the Historical-Critical Pedagogy and the Critical-Overcoming approach In this sense, authors were used: Castellani Filho et al (29), Saviani (213), Taffarel (216), Arce (214), Pasqualini e Martins (22), Kishimoto (28), Elkonin (29), Kramer (1994) through this, it is possible to demonstrate the importance of Physical Education as an area of knowledge that contributes to the child's integral development in cognitive, affective, social, and motor aspects, especially concerning their different languages The aim is to advance and consolidate the close relationship between body culture and learning, as a constituent element in the process of teaching and learning in Early Childhood Education The final results of the research indicate that the mediation of the Physical Education teacher contributes significantly to the integral development of the child, to the detriment of spontaneous practices and without the systematization of teaching Another result found by us concerns to the importance of Physical Education, which includes the relationships between body, nature, and culture, thus surpassing biologics concepts, such as the discourse of physical fitness focused on health-centered only in the development of physical capacities, unrelated to historical and social issues of the child The present study aims to contribute to a higher quality pedagogical praxis, once Early Childhood Education constitutes a favorable space and time for the appropriation and transformation of experiences, promoting the development of children in all its humanizing aspectsPaschoal, Jaqueline Delgado [Orientador]Brandão, Carlos da FonsecaOliveira, Marta Regina Furlan deLupion, Roberson Rodrigues2024-05-01T14:15:00Z2024-05-01T14:15:00Z2020.0011.12.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13407porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:48Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13407Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:48Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura corporal e a mediação do professor de educação física : contribuições para o trabalho pedagógico na educação infantil
title Cultura corporal e a mediação do professor de educação física : contribuições para o trabalho pedagógico na educação infantil
spellingShingle Cultura corporal e a mediação do professor de educação física : contribuições para o trabalho pedagógico na educação infantil
Lupion, Roberson Rodrigues
Educação de crianças
Educação física
Movimento
Cultura corporal
Early childhood education
Physical education
Motion
Body culture
title_short Cultura corporal e a mediação do professor de educação física : contribuições para o trabalho pedagógico na educação infantil
title_full Cultura corporal e a mediação do professor de educação física : contribuições para o trabalho pedagógico na educação infantil
title_fullStr Cultura corporal e a mediação do professor de educação física : contribuições para o trabalho pedagógico na educação infantil
title_full_unstemmed Cultura corporal e a mediação do professor de educação física : contribuições para o trabalho pedagógico na educação infantil
title_sort Cultura corporal e a mediação do professor de educação física : contribuições para o trabalho pedagógico na educação infantil
author Lupion, Roberson Rodrigues
author_facet Lupion, Roberson Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paschoal, Jaqueline Delgado [Orientador]
Brandão, Carlos da Fonseca
Oliveira, Marta Regina Furlan de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lupion, Roberson Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Educação física
Movimento
Cultura corporal
Early childhood education
Physical education
Motion
Body culture
topic Educação de crianças
Educação física
Movimento
Cultura corporal
Early childhood education
Physical education
Motion
Body culture
description Resumo: O objetivo deste estudo é de refletir e demonstrar a relevância da atuação do professor de Educação Física para a promoção do aprendizado da criança a partir das atividades da cultural corporal na Educação Infantil A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa - Docência: Saberes e Práticas e vinculada ao grupo de pesquisa do CNPq, intitulado: Infância, Educação Infantil e Formação de Professores Justifica-se a relevância da pesquisa por acreditar que, do ponto de vista teórico-metodológico, ainda há a necessidade de apropriações teórico-metodológicas específicas para o ensino da Educação Física que garantam a qualidade dos serviços prestados no trabalho com a criança O intuito é romper com a ideia de ser essa uma área de conhecimento que apenas orienta e ensina os saberes corporais institucionalizados, de forma mecânica e padronizada Constata-se na prática que muitas unidades de ensino não têm a presença de professores de Educação Física, visto que geralmente o trabalho da linguagem corporal é realizado pelo professor regente Historicamente, tanto a creche quanto a pré-escola se pautaram pelo atendimento unicamente assistencialista, cujos professores exerciam exclusivamente o papel do cuidado físico e higiênico da criança pequena e, com os avanços das políticas públicas, o ensino também deve integrar esta etapa de ensino Como metodologia, optou-se pela pesquisa bibliográfica, tomando por base a Pedagogia Histórico-Crítica e a abordagem Crítico-Superadora Nesse sentido, foram utilizados autores como: Castellani Filho et al (29), Saviani (213), Taffarel (216), Arce (214), Pasqualini e Martins (22), Kishimoto (28), Elkonin (29), Kramer (1994) entre outros, por meio destes, é possível demonstrar a importância da Educação Física como área de conhecimento que contribui para o desenvolvimento integral da criança nos aspectos cognitivos, afetivos, sociais e motores, sobretudo no que tange às suas diferentes linguagens O intuito é avançar e consolidar a estreita relação entre a cultura corporal, o movimento e a aprendizagem, como elementos constituintes no proceso de ensinar e aprender na Educação Infantil Os resultados finais da pesquisa indicam que a mediação do professor de Educação Física contribui significativamente para o desenvolvimento integral da criança, em detrimento às práticas espontaneístas e sem a sistematização do ensino O outro resultado encontrado diz respeito à importância da Educação Física, que compreende as relações entre corpo, natureza e cultura, superando, desse modo, os conceitos biologicistas como o discurso da aptidão física voltada à saúde e apenas no desenvolvimento das capacidades físicas, desvinculada das questões históricas e sociais da criança O presente estudo visa contribuir para uma práxis pedagógica de mais qualidade, pois a Educação Infantil constitui-se espaço e tempo propícios para a apropriação e transformação de experiências, promovendo o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos humanizadores
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 11.12.2020
2020.00
2024-05-01T14:15:00Z
2024-05-01T14:15:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13407
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823256535891968