A prática do ensino remoto emergencial em matemática na pandemia da Covid-19 : uma experiência no ensino básico público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yamaji, Eugênio
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15873
Resumo: Resumo: O presente trabalho busca relatar e analisar como a pandemia da Covid-19 afetou a rotina de trabalho dos professores e dos estudantes da rede estadual do Paraná e, em especial, do Colégio Estadual Professor Newton Guimarães, em Londrina, a partir da implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), tais como, as mudanças repentinas da sala de aula física para uma sala de aula virtual, a adaptação dos professores e estudantes e demais envolvidos neste novo desafio, a ambientação aos novos recursos e as novas demandas, bem como o entendimento das propostas da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED-PR) e outros impactos Neste trabalho, são apresentados também, os recursos utilizados na implantação desta modalidade de ensino, as dificuldades encontradas como professor de Matemática, as dificuldades dos estudantes, a falta de interação e as reflexões proporcionadas por esta experiência, tais como, a importância do uso das tecnologias na educação e as novas possibilidades metodológicas, a desigualdade socioeconômica que aumenta a diferença de condições entre os estudantes e as mudanças que possam ocorrer após a pandemia, pois percebemos que quanto ao ERE temos ainda muito o que refletir e aprender sobre a utilização das tecnologias que possam colaborar para o ensino e a aprendizagem da Matemática
id UEL_ed6a7c0b42487654c1674bb7c69b2a1e
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15873
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A prática do ensino remoto emergencial em matemática na pandemia da Covid-19 : uma experiência no ensino básico públicoMatemáticaEstudo e ensinoEnsino a distânciaInteração (Filosofia)Ensino remotoMathematicsDistance educationInteraction (Philosophy)Remote teachingStudy and teachingResumo: O presente trabalho busca relatar e analisar como a pandemia da Covid-19 afetou a rotina de trabalho dos professores e dos estudantes da rede estadual do Paraná e, em especial, do Colégio Estadual Professor Newton Guimarães, em Londrina, a partir da implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), tais como, as mudanças repentinas da sala de aula física para uma sala de aula virtual, a adaptação dos professores e estudantes e demais envolvidos neste novo desafio, a ambientação aos novos recursos e as novas demandas, bem como o entendimento das propostas da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED-PR) e outros impactos Neste trabalho, são apresentados também, os recursos utilizados na implantação desta modalidade de ensino, as dificuldades encontradas como professor de Matemática, as dificuldades dos estudantes, a falta de interação e as reflexões proporcionadas por esta experiência, tais como, a importância do uso das tecnologias na educação e as novas possibilidades metodológicas, a desigualdade socioeconômica que aumenta a diferença de condições entre os estudantes e as mudanças que possam ocorrer após a pandemia, pois percebemos que quanto ao ERE temos ainda muito o que refletir e aprender sobre a utilização das tecnologias que possam colaborar para o ensino e a aprendizagem da MatemáticaDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalAbstract: The present work seeks to report and analyze how the Covid-19 pandemic affected the work routine of teachers and students from the Paraná state network and especially from the College Professor Newton Guimarães in Londrina, from the implementation of Emergency Remote Education (ERE), such as the sudden changes from the physical classroom to a virtual classroom, the adaptation of teachers and students and others involved in this new challenge, the environment to the new resources and the new demands as well as the understanding of the proposals of the State Department of Education Paraná (SEED-PR) and other impacts In this work, I also present the resources used in the implementation of this teaching modality, the difficulties encountered as a mathematics teacher, the students' difficulties, the lack of interaction and the reflections provided by this experience, such as the importance of using technologies in education and the new methodological possibilities, the socioeconomic inequality that increases the difference in conditions among students and the changes that may occur after the pandemic, because we realize that as for the ERE we still have a lot to reflect on and learn about the use of technologies that can collaborate for the teaching and learning of MathematicsBarbosa, Sandra Malta [Orientador]Pires, Magna Natalia MarinBaldini, Loreni Aparecida FerreiraYamaji, Eugênio2024-05-01T14:58:08Z2024-05-01T14:58:08Z2021.0016.03.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15873porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:40Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15873Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:40Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática do ensino remoto emergencial em matemática na pandemia da Covid-19 : uma experiência no ensino básico público
title A prática do ensino remoto emergencial em matemática na pandemia da Covid-19 : uma experiência no ensino básico público
spellingShingle A prática do ensino remoto emergencial em matemática na pandemia da Covid-19 : uma experiência no ensino básico público
Yamaji, Eugênio
Matemática
Estudo e ensino
Ensino a distância
Interação (Filosofia)
Ensino remoto
Mathematics
Distance education
Interaction (Philosophy)
Remote teaching
Study and teaching
title_short A prática do ensino remoto emergencial em matemática na pandemia da Covid-19 : uma experiência no ensino básico público
title_full A prática do ensino remoto emergencial em matemática na pandemia da Covid-19 : uma experiência no ensino básico público
title_fullStr A prática do ensino remoto emergencial em matemática na pandemia da Covid-19 : uma experiência no ensino básico público
title_full_unstemmed A prática do ensino remoto emergencial em matemática na pandemia da Covid-19 : uma experiência no ensino básico público
title_sort A prática do ensino remoto emergencial em matemática na pandemia da Covid-19 : uma experiência no ensino básico público
author Yamaji, Eugênio
author_facet Yamaji, Eugênio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Sandra Malta [Orientador]
Pires, Magna Natalia Marin
Baldini, Loreni Aparecida Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Yamaji, Eugênio
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Ensino a distância
Interação (Filosofia)
Ensino remoto
Mathematics
Distance education
Interaction (Philosophy)
Remote teaching
Study and teaching
topic Matemática
Estudo e ensino
Ensino a distância
Interação (Filosofia)
Ensino remoto
Mathematics
Distance education
Interaction (Philosophy)
Remote teaching
Study and teaching
description Resumo: O presente trabalho busca relatar e analisar como a pandemia da Covid-19 afetou a rotina de trabalho dos professores e dos estudantes da rede estadual do Paraná e, em especial, do Colégio Estadual Professor Newton Guimarães, em Londrina, a partir da implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), tais como, as mudanças repentinas da sala de aula física para uma sala de aula virtual, a adaptação dos professores e estudantes e demais envolvidos neste novo desafio, a ambientação aos novos recursos e as novas demandas, bem como o entendimento das propostas da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED-PR) e outros impactos Neste trabalho, são apresentados também, os recursos utilizados na implantação desta modalidade de ensino, as dificuldades encontradas como professor de Matemática, as dificuldades dos estudantes, a falta de interação e as reflexões proporcionadas por esta experiência, tais como, a importância do uso das tecnologias na educação e as novas possibilidades metodológicas, a desigualdade socioeconômica que aumenta a diferença de condições entre os estudantes e as mudanças que possam ocorrer após a pandemia, pois percebemos que quanto ao ERE temos ainda muito o que refletir e aprender sobre a utilização das tecnologias que possam colaborar para o ensino e a aprendizagem da Matemática
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 16.03.2021
2021.00
2024-05-01T14:58:08Z
2024-05-01T14:58:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15873
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823246181203968