Estágio supervisionado I no ensino fundamental: as contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DUARTE, Mauro Parnaíba.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6035
Resumo: O estágio supervisionado consiste em uma etapa obrigatória nos cursos de licenciatura, sendo de fundamental importância para a formação docente por proporcionar um momento de vivência e reflexão em relação a todas as exigências que são incumbidas aos professores. Desse modo, é indispensável para nos professores em formação refletir sobre essa etapa na perspectiva de investigação e de aprendizagem com relação às complexidades da prática docente. Entretanto, no estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Física da UFCG-CFP/Campus Cajazeiras, que tem sua primeira etapa desenvolvida no Ensino Fundamental, observamos que pouco, ou quase nada, é discutido em relação aos desafios que poderão ser encontrados pelos estagiários em relação ao ensino de Física nesse nível de ensino, bem como das contribuições para sua formação. Assim sendo, buscamos investigar algumas contribuições e desafios do componente curricular Estágio Supervisionado I para a formação docente no curso de Física do CFP, sob a perspectiva dos estagiários. Para isso, aplicamos um questionário semi estruturado aos estudantes que já realizaram a disciplina de Estágio Supervisionado I no Curso de Licenciatura em Física do CFP, em que procuraremos identificar especificamente as contribuições e os obstáculos do Estágio Supervisionado I para a formação docente. Fizemos também uma revisão bibliográfica acerca do tema, buscando assim subsídio para o desenvolvimento deste trabalho. Com a análise do questionário, foi possível retratar de forma coerente e significativa as perspectivas e as considerações dos estagiários em relação às contribuições do estágio supervisionado I para a sua formação como docente. Percebe-se a necessidade inerente de articulação entre o que se discute teoricamente na universidade com a realidade da sala de aula.
id UFCG_4140c8fa8f40065cd09b67b4674f99e0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6035
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Estágio supervisionado I no ensino fundamental: as contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários.Supervised internship I in elementary school: the contributions for teacher training from the perspective of trainees.Estágio supervisionadoEnsino de físicaFormação docenteFísica - estagiáriosFísica - ensino fundamentalSupervised internshipPhysics teachingTeacher trainingPhysics InternsPhysics - Elementary SchoolFísica.O estágio supervisionado consiste em uma etapa obrigatória nos cursos de licenciatura, sendo de fundamental importância para a formação docente por proporcionar um momento de vivência e reflexão em relação a todas as exigências que são incumbidas aos professores. Desse modo, é indispensável para nos professores em formação refletir sobre essa etapa na perspectiva de investigação e de aprendizagem com relação às complexidades da prática docente. Entretanto, no estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Física da UFCG-CFP/Campus Cajazeiras, que tem sua primeira etapa desenvolvida no Ensino Fundamental, observamos que pouco, ou quase nada, é discutido em relação aos desafios que poderão ser encontrados pelos estagiários em relação ao ensino de Física nesse nível de ensino, bem como das contribuições para sua formação. Assim sendo, buscamos investigar algumas contribuições e desafios do componente curricular Estágio Supervisionado I para a formação docente no curso de Física do CFP, sob a perspectiva dos estagiários. Para isso, aplicamos um questionário semi estruturado aos estudantes que já realizaram a disciplina de Estágio Supervisionado I no Curso de Licenciatura em Física do CFP, em que procuraremos identificar especificamente as contribuições e os obstáculos do Estágio Supervisionado I para a formação docente. Fizemos também uma revisão bibliográfica acerca do tema, buscando assim subsídio para o desenvolvimento deste trabalho. Com a análise do questionário, foi possível retratar de forma coerente e significativa as perspectivas e as considerações dos estagiários em relação às contribuições do estágio supervisionado I para a sua formação como docente. Percebe-se a necessidade inerente de articulação entre o que se discute teoricamente na universidade com a realidade da sala de aula.The supervised internship is a compulsory stage in the undergraduate courses being of fundamental importance for the teacher training once it provides a moment of experience and reflection in relation to all the requirements that are assigned to the teachers. Thus, it is mandatory for teachers in formation to reflect on this step in the perspective of research and learning regarding the complexities of teaching practice. However in the supervised internship at UFCG-CFP / Campus Cajazeiras, which has its first stage in Elementary School, we observe that little or nothing is discussed in relation to the challenges that relates the teaching of Physics at this level of education, as well as the contributions to its formation. Thus, we investigate some contributions and challenges of the curricular component named Supervised Internship I for teacher training in the CFP Physics course, from the trainees' perspective. For this aim, we applied a semi-structured questionnaire to students who have already completed the Supervised Internship I in the CFP Physics Degree Course, in which we will specifically identify the contributions and obstacles of Supervised Internship I for teacher education. We also made a bibliographical review about the subject, looking for subsidy for the development of this work. With the analysis of the questionnaire, it was possible to picture in a coherent and significant way the perspectives and the considerations of the trainees in relation to the contributions of the supervised stage I for their training as a teacher. It is perceived the inherent necessity of articulation between what is theoretically discussed in the university and the reality of the classroom.CAPESUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Heydson Henrique Brito da.H.H.B. Silva.http://lattes.cnpq.br/4585277872014594FREGOLENTE , Douglas.LOPES, Mirleide Dantas.DUARTE, Mauro Parnaíba.2018-12-192019-08-20T16:43:27Z2019-08-202019-08-20T16:43:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6035DUARTE, Mauro Parnaiba. O estágio supervisionado I no ensino fundamental: as contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários. 2018. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-16T12:40:01Zoai:localhost:riufcg/6035Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-16T12:40:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio supervisionado I no ensino fundamental: as contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários.
Supervised internship I in elementary school: the contributions for teacher training from the perspective of trainees.
title Estágio supervisionado I no ensino fundamental: as contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários.
spellingShingle Estágio supervisionado I no ensino fundamental: as contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários.
DUARTE, Mauro Parnaíba.
Estágio supervisionado
Ensino de física
Formação docente
Física - estagiários
Física - ensino fundamental
Supervised internship
Physics teaching
Teacher training
Physics Interns
Physics - Elementary School
Física.
title_short Estágio supervisionado I no ensino fundamental: as contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários.
title_full Estágio supervisionado I no ensino fundamental: as contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários.
title_fullStr Estágio supervisionado I no ensino fundamental: as contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários.
title_full_unstemmed Estágio supervisionado I no ensino fundamental: as contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários.
title_sort Estágio supervisionado I no ensino fundamental: as contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários.
author DUARTE, Mauro Parnaíba.
author_facet DUARTE, Mauro Parnaíba.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Heydson Henrique Brito da.
H.H.B. Silva.
http://lattes.cnpq.br/4585277872014594
FREGOLENTE , Douglas.
LOPES, Mirleide Dantas.
dc.contributor.author.fl_str_mv DUARTE, Mauro Parnaíba.
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Ensino de física
Formação docente
Física - estagiários
Física - ensino fundamental
Supervised internship
Physics teaching
Teacher training
Physics Interns
Physics - Elementary School
Física.
topic Estágio supervisionado
Ensino de física
Formação docente
Física - estagiários
Física - ensino fundamental
Supervised internship
Physics teaching
Teacher training
Physics Interns
Physics - Elementary School
Física.
description O estágio supervisionado consiste em uma etapa obrigatória nos cursos de licenciatura, sendo de fundamental importância para a formação docente por proporcionar um momento de vivência e reflexão em relação a todas as exigências que são incumbidas aos professores. Desse modo, é indispensável para nos professores em formação refletir sobre essa etapa na perspectiva de investigação e de aprendizagem com relação às complexidades da prática docente. Entretanto, no estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Física da UFCG-CFP/Campus Cajazeiras, que tem sua primeira etapa desenvolvida no Ensino Fundamental, observamos que pouco, ou quase nada, é discutido em relação aos desafios que poderão ser encontrados pelos estagiários em relação ao ensino de Física nesse nível de ensino, bem como das contribuições para sua formação. Assim sendo, buscamos investigar algumas contribuições e desafios do componente curricular Estágio Supervisionado I para a formação docente no curso de Física do CFP, sob a perspectiva dos estagiários. Para isso, aplicamos um questionário semi estruturado aos estudantes que já realizaram a disciplina de Estágio Supervisionado I no Curso de Licenciatura em Física do CFP, em que procuraremos identificar especificamente as contribuições e os obstáculos do Estágio Supervisionado I para a formação docente. Fizemos também uma revisão bibliográfica acerca do tema, buscando assim subsídio para o desenvolvimento deste trabalho. Com a análise do questionário, foi possível retratar de forma coerente e significativa as perspectivas e as considerações dos estagiários em relação às contribuições do estágio supervisionado I para a sua formação como docente. Percebe-se a necessidade inerente de articulação entre o que se discute teoricamente na universidade com a realidade da sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
2019-08-20T16:43:27Z
2019-08-20
2019-08-20T16:43:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6035
DUARTE, Mauro Parnaiba. O estágio supervisionado I no ensino fundamental: as contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários. 2018. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6035
identifier_str_mv DUARTE, Mauro Parnaiba. O estágio supervisionado I no ensino fundamental: as contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários. 2018. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744387727425536