Satisfação no trabalho e síndrome de burnout em professores de educação física da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franciosi, Ana Paula
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9422
Resumo: Resumo: A carreira docente é marcada por obstáculos e realizações que refletem no ambiente profissional e pode influenciar na satisfação ou insatisfação profissional Neste sentido, o dia a dia, as pressões específicas da profissão, bem como as cobranças, e exigências são estimulam na aquisição de doenças relacionadas ao desgaste profissional e estresse e, podem ocasionar sintomas da síndrome de burnout, em que o profissional é afetado pela apatia, desânimo, fracasso, exaustão, e despersonalização Assim, o objetivo do estudo foi analisar a satisfação no trabalho e Síndrome de Burnout dos professores de Educação Física da Educação Básica A pesquisa apresentou característica descritiva, com corte transversal e abordagens quantitativa e qualitativa A amostra da pesquisa caracterizou-se por professores de Educação Física que atuam na Rede Municipal e Estadual de Educação de Arapongas (Paraná – Brasil) Na primeira fase do estudo foram utilizados três instrumentos: Questionário Sociodemográfico, “Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho Percebida por Professores de Educação Física” (BOTH et al, 26) e “Escala de Caracterização do Burnout” (TAMAYO; TRÓCCOLI, 29) Salienta-se que a análise de dados da primeira fase ocorreu por meio estatística indutiva Na fase qualitativa do estudo, 14 docentes participantes da primeira etapa da pesquisa foram convidados a participar de uma entrevista semiestruturada A análise de dados qualitativa se deu por meio da Analise Temática de Conteúdo Ao avaliar o constructo da Satisfação no Trabalho as dimensões: Remuneração, Condições de Trabalho, Integração no Trabalho, apresentaram os piores índices, pois os salários deveriam estar de acordo com a qualificação profissional e seguir o plano de carreira, e isso acaba interferindo em outras dimensões Por outro lado, as dimensões Autonomia no Trabalho, Leis e Normas no Trabalho, Relevância Social do Trabalho, Progressão na Carreira demonstraram os maiores índices de satisfação, afinal estão relacionadas à oportunidade futura de crescimento e segurança profissional A dimensão que intrigou na pesquisa foi Trabalho e Espaço Total de Vida, por ser a relação entre vida profissional e vida pessoal A Exaustão Emocional foi o principal aspecto da Síndrome de Burnout, encontrado neste estudo, tanto na pesquisa quantitativa, quanto na qualitativa, por se apresentar como o fator mais consistente da doença Por meio das dimensões de Leis e Normas no Trabalho, Remuneração, Relevância Social no Trabalho, Condições de Trabalho, do constructo de Satisfação no Trabalho, bem como as dimensões de Exaustão Emocional e Decepção no Trabalho, do constructo de Síndrome de Burnout foi possível analisar os aspectos mais associados à Insatisfação no Trabalho e maior acometimento da Síndrome de Burnout Por meio de análise de todas as variáveis, bem como dos constructos e dimensões, foi possível identificar que os professores se encontram em um ambiente laboral precário, com falta de estrutura básica para desenvolvimento do trabalho docente Por fim, por meio de ações que visem à valorização do professor, sugere-se que as instâncias superiores contemplem as necessidades da educação básica, com o propósito de fomentar as condições de trabalho, a remuneração e leis e normas que regem o trabalho docente
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TRÓCCOLI, 29) Salienta-se que a análise de dados da primeira fase ocorreu por meio estatística indutiva Na fase qualitativa do estudo, 14 docentes participantes da primeira etapa da pesquisa foram convidados a participar de uma entrevista semiestruturada A análise de dados qualitativa se deu por meio da Analise Temática de Conteúdo Ao avaliar o constructo da Satisfação no Trabalho as dimensões: Remuneração, Condições de Trabalho, Integração no Trabalho, apresentaram os piores índices, pois os salários deveriam estar de acordo com a qualificação profissional e seguir o plano de carreira, e isso acaba interferindo em outras dimensões Por outro lado, as dimensões Autonomia no Trabalho, Leis e Normas no Trabalho, Relevância Social do Trabalho, Progressão na Carreira demonstraram os maiores índices de satisfação, afinal estão relacionadas à oportunidade futura de crescimento e segurança profissional A dimensão que intrigou na pesquisa foi Trabalho e Espaço Total de Vida, por ser a relação entre vida profissional e vida pessoal A Exaustão Emocional foi o principal aspecto da Síndrome de Burnout, encontrado neste estudo, tanto na pesquisa quantitativa, quanto na qualitativa, por se apresentar como o fator mais consistente da doença Por meio das dimensões de Leis e Normas no Trabalho, Remuneração, Relevância Social no Trabalho, Condições de Trabalho, do constructo de Satisfação no Trabalho, bem como as dimensões de Exaustão Emocional e Decepção no Trabalho, do constructo de Síndrome de Burnout foi possível analisar os aspectos mais associados à Insatisfação no Trabalho e maior acometimento da Síndrome de Burnout Por meio de análise de todas as variáveis, bem como dos constructos e dimensões, foi possível identificar que os professores se encontram em um ambiente laboral precário, com falta de estrutura básica para desenvolvimento do trabalho docente Por fim, por meio de ações que visem à valorização do professor, sugere-se que as instâncias superiores contemplem as necessidades da educação básica, com o propósito de fomentar as condições de trabalho, a remuneração e leis e normas que regem o trabalho docenteDissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esportes, Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAbstract: The teaching career is marked by obstacles and achievements that reflect on the professional environment and can influence professional satisfaction or dissatisfaction In this sense, day-to-day, the specific pressures of the profession, as well as demands, and requirements are stimulated in the acquisition of diseases related to professional exhaustion and stress, and can cause symptoms of burnout syndrome, in which the professional is affected by apathy, discouragement, failure, exhaustion, and depersonalization Thus, the objective of the study was to analyze job satisfaction and Burnout Syndrome of Physical Education teachers in Basic Education It is noteworthy that the research was constituted by a field study with descriptive characteristics, with transversal cut and quantitative and qualitative approaches The research sample was characterized by Physical Education teachers who work in the Municipal and State Education Network of Arapongas (Paraná - Brazil) In the first phase of the study, three instruments were used: “Scale of Evaluation of Quality of Life at Work Perceived by Physical Education Teachers” (BOTH et al, 26) and “Burnout Characterization Scale” (TAMAYO; TRÓCCOLI, 29) It should be noted that the data analysis of the first phase took place through inductive statistics In the qualitative phase of the study, 14 teachers participating in the first stage of the research were invited to participate in a semi-structured interview Qualitative data analysis took place through content analysis When evaluating the Construct of Job Satisfaction, the dimensions: Compensation, Working Conditions, Integration at Work, presented the worst rates, since salaries should be in accordance with professional qualification and follow a career plan, and this ends up interfering in all other dimensions On the other hand, the dimensions Autonomy at Work, Laws and Norms at Work, Social Relevance at Work, Career Progression showed the highest levels of satisfaction, after all they are related to the future opportunity for growth and job security The dimension that presented itself as the great watershed in this research, was that of Work and Total Living Space, as it is the relationship between professional and personal life Emotional Exhaustion was the main aspect of Burnout Syndrome, found in this study, both in quantitative and qualitative research, as it presents itself as the most consistent factor of the disease Through the dimensions of Laws and Norms at Work, Remuneration, Social Relevance at Work, Work Conditions, the Job Satisfaction construct, as well as the Emotional Exhaustion and Deception at Work dimensions, the Burnout Syndrome construct it was possible to analyze the aspects most associated with Work Dissatisfaction and greater involvement of the Burnout Syndrome Through the analysis of all variables, as well as constructs and dimensions, it was possible to identify that teachers are in a precarious work environment, with a lack of basic structure for the development of teaching work Finally, through actions aimed at the valorization of the teacher, it is suggested that the higher levels contemplate the needs of basic education, with the purpose of promoting working conditions, remuneration and laws and rules that govern teaching workBoth, Jorge [Orientador]Barbosa-Rinaldi, Ieda ParraFarias, Gelcemar OliveiraFranciosi, Ana Paula2024-05-01T11:55:18Z2024-05-01T11:55:18Z2020.0026.06.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9422porMestradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:48Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9422Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:48Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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