Identidade germânica no Heimtal : a cultura material do cemitério local (1931-2019)
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16894 |
Resumo: | Resumo: A Companhia de Terras Norte do Paraná (re) colonizou o norte do Paraná e fundou várias cidades atraindo compradores do Brasil e do exterior, e principalmente imigrantes já residentes no país A primeira delas foi Londrina, no início da década de 3 O projeto colonizador previa a construção de patrimônios rurais, idealizados para realizar papel importante na sociabilidade do meio rural, e principalmente para ser um elo entre a área rural e urbana, facilitando assim o escoamento da produção agrícola O Heimtal foi o primeiro destes patrimônios rurais a ser implantado pela CTNP, no ano de 1931, e a princípio foi pensado para ser uma colônia especificamente alemã, porém recebeu também imigrantes de diferentes nacionalidades Estes imigrantes já haviam trabalhado nas fazendas de café em São Paulo, e ao se fixarem em sua própria terra é que puderam reelaborar suas normas sociais com base em seus elementos culturais Os imigrantes alemães chegaram ao Heimtal em maior número, e exerceram papel de liderança no local Foi por intermédio da religião, da língua e da atuação da escola alemã, que sua identidade foi reelaborada, a partir das características culturais que estes imigrantes possuíam em comum, ou que foram forjadas Assim, imigrantes de outras nacionalidades passaram por um processo de germanização e de assimilação da nova identidade construída no local Na segunda metade do século XX, com a urbanização da região norte de Londrina e com a mecanização do campo, o Heimtal passou por transformações que levaram ao êxodo de muitos de seus moradores Hoje restam poucos moradores pertencentes a famílias germânicas, porém o cemitério local preserva inúmeros vestígios da presença alemã no local Apesar das transformações ocorridas no Heimtal ao longo das últimas décadas, é possível analisar a constituição da sua identidade e suas transformações, amparados pelas fontes de cultura material do cemitério local e dos registros de inumação, além da manutenção e das mudanças das práticas de culto aos mortos O cemitério também nos permite analisar as novas dinâmicas sociais estabelecidas na região norte da cidade de Londrina, bem como a presença de práticas religiosas marginalizadas pela sociedade |
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Identidade germânica no Heimtal : a cultura material do cemitério local (1931-2019)História socialAlemãesIdentidadeMigraçãoCemitériosSocial historyGermansEmigration and immigrationCemeteries - Patrimônio Heimtal (Londrina, PR)IdentityResumo: A Companhia de Terras Norte do Paraná (re) colonizou o norte do Paraná e fundou várias cidades atraindo compradores do Brasil e do exterior, e principalmente imigrantes já residentes no país A primeira delas foi Londrina, no início da década de 3 O projeto colonizador previa a construção de patrimônios rurais, idealizados para realizar papel importante na sociabilidade do meio rural, e principalmente para ser um elo entre a área rural e urbana, facilitando assim o escoamento da produção agrícola O Heimtal foi o primeiro destes patrimônios rurais a ser implantado pela CTNP, no ano de 1931, e a princípio foi pensado para ser uma colônia especificamente alemã, porém recebeu também imigrantes de diferentes nacionalidades Estes imigrantes já haviam trabalhado nas fazendas de café em São Paulo, e ao se fixarem em sua própria terra é que puderam reelaborar suas normas sociais com base em seus elementos culturais Os imigrantes alemães chegaram ao Heimtal em maior número, e exerceram papel de liderança no local Foi por intermédio da religião, da língua e da atuação da escola alemã, que sua identidade foi reelaborada, a partir das características culturais que estes imigrantes possuíam em comum, ou que foram forjadas Assim, imigrantes de outras nacionalidades passaram por um processo de germanização e de assimilação da nova identidade construída no local Na segunda metade do século XX, com a urbanização da região norte de Londrina e com a mecanização do campo, o Heimtal passou por transformações que levaram ao êxodo de muitos de seus moradores Hoje restam poucos moradores pertencentes a famílias germânicas, porém o cemitério local preserva inúmeros vestígios da presença alemã no local Apesar das transformações ocorridas no Heimtal ao longo das últimas décadas, é possível analisar a constituição da sua identidade e suas transformações, amparados pelas fontes de cultura material do cemitério local e dos registros de inumação, além da manutenção e das mudanças das práticas de culto aos mortos O cemitério também nos permite analisar as novas dinâmicas sociais estabelecidas na região norte da cidade de Londrina, bem como a presença de práticas religiosas marginalizadas pela sociedadeDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: The Companhia de Terras do Norte do Paraná (re) colonized northern Paraná and founded several cities, attracting investors from Brazil and abroad, specially immigrants The first one of these cities was the city of Londrina, in the early 193’s The colonizing project predicted the construction of rural heritages, idealized to play an important part in the countryside sociability, and to be a link between the city and the country, facilitating the outflow of the agricultural production Heimtal was the first of the rural heritages to be implanted by CTNP, in 1931, and, at first, was thought to be a German settlement, however I received immigrants of different nationalities These immigrants had previously worked at coffee farms in the state of São Paulo and, as they settled in their own lands, they were able to redefine the social norms based on their culture The German immigrants arrived at Heimtal in a bigger number, taking on the leading role in the settlement It was through religion, language and the German school that their identity was remodeled, from their previous cultural characteristics or the new ones Thereby, immigrants from other nationalities went through a process of Germanification and assimilation of their new identity, forged at Heimtal In the latter half of the Twentieth Century, after the process of urbanization of northern Londrina and the mechanization of the country, Heimtal went through a series of transformations that led to the exodus of many of its residents Nowadays, few residents descend from German families, but the local cemetery preserves many traces of the German presence Despite of the many transformations that occurred at Heimtal in the last decades, is possible to analyze the constitution of Heimtal’s identity and its transformations, supported by the local cemetery’s material culture sources and inhumation records, besides the maintenance and changes of worship practices The cemetery allows us to analyze the new social dynamics established in northern Londrina, as well as the presence of marginalized religious practicesAndré, Richard Gonçalves [Orientador]Martinez, Cláudia Eliane Parreiras MarquesAndrade Junior, LourivalSala, Gabriela Cubaski2024-05-01T15:16:24Z2024-05-01T15:16:24Z2019.0021.10.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16894porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:57Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16894Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:57Repositório Institucional da UEL - 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