Compreensão leitora em formadores de leitores : um estudo com alunos e professores dos cursos de letras e pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milena Teixeira Rosa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000200274
Resumo: A leitura e sua mediação nos cursos de formação de professores, em especial, nos Cursos de Letras e Pedagogia, podem acabar algumas vezes focalizando uma leitura superficial, que pode colaborar para uma formação insuficiente nos processos que envolvem a sua compreensão. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral avaliar a compreensão leitora dos formadores de leitores, isto é, acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia. Além de comparar os níveis de compreensão leitora em ambos os cursos, verificar as principais dificuldades da gramática da Língua Portuguesa observadas nas respostas do Teste do Cloze e, também levantar a percepção dos professores acerca da compreensão em leitura. Participaram da pesquisa 328 estudantes dos Cursos de Letras e Pedagogia e seus respectivos professores, provenientes de quatro instituições de Ensino Superior dos Estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais. A leitura destes estudantes foi mensurada baseada na técnica tradicional do teste do Cloze, em dia e horários previamente estipulados pelas instituições e estudantes participantes. No caso dos professores, empregou-se um questionário composto por cinco questões referentes à leitura, à compreensão leitora e à formação de professores nos Cursos de Letras e Pedagogia. Para a pesquisa, foi adotada uma abordagem descritiva com delineamentos de levantamento correlacional. Os resultados foram organizados em planilhas e submetidos à análise das estatísticas descritiva e inferencial. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a pontuação obtida pelos estudantes do Curso de Letras, que se saíram melhor em comparação aos estudantes do Curso de Pedagogia nos testes de Cloze aplicados. Os resultados foram discutidos com base em um levantamento de dados e posterior análise acerca da compreensão em leitura destes (futuros) professores e formadores de leitores. Constatou-se que a habilidade de compreensão leitora destes universitários foi baixa, porém quando comparada a estudos anteriores, hipotetiza-se que estes acadêmicos estão dentro dos padrões considerados aceitáveis nesta etapa de ensino. O estudo revelou ainda que os participantes desta pesquisa possuem algumas diferenças com relação à gramática da Língua Portuguesa. Este estudo traz contribuições e implicações para a área de avaliação psicoeducacional, em razão da maneira como a leitura e sua compreensão são tratadas nestes Cursos Superiores que tem por objetivo formar professores e formadores de leitores.
id UEL_f40160e156f6a65bf18690169ba26f38
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000200274
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCompreensão leitora em formadores de leitores : um estudo com alunos e professores dos cursos de letras e pedagogiaReading comprehension in readers trainers : a study with students and teachers of Arts and Education2014-11-28Katya Luciane de Oliveira . Sandra Aparecida Pires Franco Ana Paula Porto NoronhaMilena Teixeira RosaUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação.URLBRA leitura e sua mediação nos cursos de formação de professores, em especial, nos Cursos de Letras e Pedagogia, podem acabar algumas vezes focalizando uma leitura superficial, que pode colaborar para uma formação insuficiente nos processos que envolvem a sua compreensão. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral avaliar a compreensão leitora dos formadores de leitores, isto é, acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia. Além de comparar os níveis de compreensão leitora em ambos os cursos, verificar as principais dificuldades da gramática da Língua Portuguesa observadas nas respostas do Teste do Cloze e, também levantar a percepção dos professores acerca da compreensão em leitura. Participaram da pesquisa 328 estudantes dos Cursos de Letras e Pedagogia e seus respectivos professores, provenientes de quatro instituições de Ensino Superior dos Estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais. A leitura destes estudantes foi mensurada baseada na técnica tradicional do teste do Cloze, em dia e horários previamente estipulados pelas instituições e estudantes participantes. No caso dos professores, empregou-se um questionário composto por cinco questões referentes à leitura, à compreensão leitora e à formação de professores nos Cursos de Letras e Pedagogia. Para a pesquisa, foi adotada uma abordagem descritiva com delineamentos de levantamento correlacional. Os resultados foram organizados em planilhas e submetidos à análise das estatísticas descritiva e inferencial. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a pontuação obtida pelos estudantes do Curso de Letras, que se saíram melhor em comparação aos estudantes do Curso de Pedagogia nos testes de Cloze aplicados. Os resultados foram discutidos com base em um levantamento de dados e posterior análise acerca da compreensão em leitura destes (futuros) professores e formadores de leitores. Constatou-se que a habilidade de compreensão leitora destes universitários foi baixa, porém quando comparada a estudos anteriores, hipotetiza-se que estes acadêmicos estão dentro dos padrões considerados aceitáveis nesta etapa de ensino. O estudo revelou ainda que os participantes desta pesquisa possuem algumas diferenças com relação à gramática da Língua Portuguesa. Este estudo traz contribuições e implicações para a área de avaliação psicoeducacional, em razão da maneira como a leitura e sua compreensão são tratadas nestes Cursos Superiores que tem por objetivo formar professores e formadores de leitores.The reading and its mediation courses in teacher training, especially in the courses of Arts and Education, can sometimes end up focusing on a superficial reading, which may contribute to an insufficient training in processes involving their understanding. Thus, this research was to evaluate the overall reading comprehension of readers’ formers, ie scholars of Language and Pedagogy. Besides comparing the levels of reading comprehension in both courses, check the main difficulties of grammar of the Portuguese language observed in the Cloze test answers and also raise the awareness of teachers about reading comprehension. 328 students participated in the survey of Literature and Pedagogy courses and their teachers from four institutions of higher education in the states of Paraná, São Paulo and Minas Gerais. Reading these students was measured based on the traditional technique of the Cloze test, days and times stipulated in advance by the participating institutions and students. For teachers, we used a questionnaire consisting of five questions related to reading, reading comprehension and teacher training courses in Literature and Pedagogy. For the research, a descriptive approach was adopted with the correlational survey designs. The results were organized into spreadsheets and subjected to analysis of descriptive and inferential statistics. Among the results, there is the score obtained by the students of the letters, which fared better compared to students from the School of Education in Cloze tests applied. The results were discussed based on a data collection and subsequent analysis on the reading comprehension of these (future) teachers and trainers of readers. It was found that the ability of reading comprehension of those students was low, but when compared to previous studies, we hypothesized that these academics are within acceptable standards at this stage of education. The study also revealed that the participants in this study have some differences with respect to the grammar of the Portuguese language. This paper brings contributions and implications for the field of psychoeducational assessment because of the way the reading and understanding are treated in these high level courses that aims to train teachers and trainers of readers.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000200274porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:29:28Zoai:uel.br:vtls000200274Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2015-09-10T17:20:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv Compreensão leitora em formadores de leitores : um estudo com alunos e professores dos cursos de letras e pedagogia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Reading comprehension in readers trainers : a study with students and teachers of Arts and Education
title Compreensão leitora em formadores de leitores : um estudo com alunos e professores dos cursos de letras e pedagogia
spellingShingle Compreensão leitora em formadores de leitores : um estudo com alunos e professores dos cursos de letras e pedagogia
Milena Teixeira Rosa
title_short Compreensão leitora em formadores de leitores : um estudo com alunos e professores dos cursos de letras e pedagogia
title_full Compreensão leitora em formadores de leitores : um estudo com alunos e professores dos cursos de letras e pedagogia
title_fullStr Compreensão leitora em formadores de leitores : um estudo com alunos e professores dos cursos de letras e pedagogia
title_full_unstemmed Compreensão leitora em formadores de leitores : um estudo com alunos e professores dos cursos de letras e pedagogia
title_sort Compreensão leitora em formadores de leitores : um estudo com alunos e professores dos cursos de letras e pedagogia
author Milena Teixeira Rosa
author_facet Milena Teixeira Rosa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Katya Luciane de Oliveira .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sandra Aparecida Pires Franco
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Paula Porto Noronha
dc.contributor.author.fl_str_mv Milena Teixeira Rosa
contributor_str_mv Katya Luciane de Oliveira .
Sandra Aparecida Pires Franco
Ana Paula Porto Noronha
description A leitura e sua mediação nos cursos de formação de professores, em especial, nos Cursos de Letras e Pedagogia, podem acabar algumas vezes focalizando uma leitura superficial, que pode colaborar para uma formação insuficiente nos processos que envolvem a sua compreensão. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral avaliar a compreensão leitora dos formadores de leitores, isto é, acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia. Além de comparar os níveis de compreensão leitora em ambos os cursos, verificar as principais dificuldades da gramática da Língua Portuguesa observadas nas respostas do Teste do Cloze e, também levantar a percepção dos professores acerca da compreensão em leitura. Participaram da pesquisa 328 estudantes dos Cursos de Letras e Pedagogia e seus respectivos professores, provenientes de quatro instituições de Ensino Superior dos Estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais. A leitura destes estudantes foi mensurada baseada na técnica tradicional do teste do Cloze, em dia e horários previamente estipulados pelas instituições e estudantes participantes. No caso dos professores, empregou-se um questionário composto por cinco questões referentes à leitura, à compreensão leitora e à formação de professores nos Cursos de Letras e Pedagogia. Para a pesquisa, foi adotada uma abordagem descritiva com delineamentos de levantamento correlacional. Os resultados foram organizados em planilhas e submetidos à análise das estatísticas descritiva e inferencial. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a pontuação obtida pelos estudantes do Curso de Letras, que se saíram melhor em comparação aos estudantes do Curso de Pedagogia nos testes de Cloze aplicados. Os resultados foram discutidos com base em um levantamento de dados e posterior análise acerca da compreensão em leitura destes (futuros) professores e formadores de leitores. Constatou-se que a habilidade de compreensão leitora destes universitários foi baixa, porém quando comparada a estudos anteriores, hipotetiza-se que estes acadêmicos estão dentro dos padrões considerados aceitáveis nesta etapa de ensino. O estudo revelou ainda que os participantes desta pesquisa possuem algumas diferenças com relação à gramática da Língua Portuguesa. Este estudo traz contribuições e implicações para a área de avaliação psicoeducacional, em razão da maneira como a leitura e sua compreensão são tratadas nestes Cursos Superiores que tem por objetivo formar professores e formadores de leitores.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-11-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000200274
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000200274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1784990153546137600