Fragmentos de identidades em (dis)curso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Alcione Gonçalves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13862
Resumo: Resumo: O objetivo desse trabalho é investigar aspectos da constituição da identidade profissional de professores/as de inglês em formação inicial Diante disso, essa pesquisa, um estudo de caso de natureza qualitativa, cuja postura epistemológica adotada é a do construcionismo social, buscou analisar a constituição identitária de um grupo de alunas-professoras (AP) do curso de letras-Inglês da Universidade Estadual de Londrina, frente à atividade investigativa denominada paper, ao recontextualizar essa prática social de produção de conhecimento durante a formação inicial em discurso A concepção de identidade que adoto está em consonância com uma perspectiva não essencialista e discursivamente orientada, na qual se enfatiza o aspecto relacional, ou seja, a construção da identidade em relação ao contexto social, histórico e cultural Tal concepção advém dos estudos culturais, dos estudos socioculturais da linguagem e da linguística aplicada Os pressupostos teórico-metodológicos que dão suporte ao desenvolvimento do trabalho são a Análise de Discurso Crítica (ADC) e a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) Os dados foram gerados por meio de entrevistas semi-estruturadas gravadas em áudio, as quais foram posteriormente transcritas e analisadas A partir da análise de conteúdo e linguística, identifiquei que as AP representam o paper como um objeto de aprendizagem de alta demanda e de natureza compulsória, cuja realização é determinada por regras preexistentes que constrangem o exercício de sua agência Na relação com esse contexto e com atores sociais nele envolvidos, as AP constroem identidades profissionais em (dis)curso Enfatizo um aspecto da constituição identitária nesse processo, a agência As representações das AP sobre o paper e a forma como as enunciam demonstram alunas-professoras inquietas com a limitação de sua agência e que buscam, por meio do discurso, transformar essa prática exercendo discursivamente a agência que lhes foi limitada na ação
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The main objective of this study is to investigate the constitution of aspects of English teachers’ professional identity during initial education Therefore, this research, a qualitative case study, which adopts the epistemological principles of social constructionism, aims at analyzing the identity constitution of a group of four student-teachers in the English Letras course at Universidade Estadual de Londrina in relation to an investigative activity, referred to as paper, when recontextualizing, in discourse, this social practice of knowledge production in formal initial education The perspective on identity which I use is a non-essentialist and discursive oriented conception, in which the relational aspect is emphasized, that is, identity construction happens in relation to the social, historical and cultural context This perspective comes from the cultural studies, the language sociocultural studies and applied linguistics The theoretical and methodological approaches that support the development of this research are the Critical Discourse Analysis (CDA) and The Systemic Functional Linguistics (SFL) The data were generated through recorded semi structured interviews, which were later transcribed and analyzed Based on content and linguistic analysis, I identified that the student-teachers represent the paper as an object which facilitates learning, which is of high demand and has a compulsory nature Its execution is determined by preexisting rules that constrain the student-teachers agency Thus, in relation to the context in which the paper is conducted and to social actors involved, the student-teachers construct professional identities in (dis)course I emphasize one aspect of identity construction in this process, agency The student-teachers representations of the paper and the ways they utter them demonstrate student-teachers who are overwhelmed by the limitation of their agency and who search to transform such practice by exercising agency in discourseReis, Simone [Orientador]Mateus, Elaine FernandesSilva, Kleber Aparecido daCristovão, Vera Lúcia LopesMateus, Elaine Fernandes [Coorientadora]Campos, Alcione Gonçalves2024-05-01T14:19:58Z2024-05-01T14:19:58Z2013.0022.02.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13862porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:48:44Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13862Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:48:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - 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