Insatisfação e mudanças : identidades sobre o real e o ideal nas bases de conhecimento do professor
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14207 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa insere-se nos campos da educação de professores de línguas e da identidade profissional, com foco nas bases de conhecimento do professor Tendo como participantes da pesquisa professores egressos de um curso de Letras, seus objetivos são conhecer níveis auto-atribuídos de proficiência linguística em inglês desses professores, tipos de conhecimento que eles julgam necessários para sua atuação profissional, que elementos constitutivos do curso de Letras são necessários à atuação profissional dos professores e, por fim, que recursos de modalidade são utilizados no discurso de uma das participantes, como forma de conhecer seu comprometimento com aquilo (de) que se fala como parte constitutiva de sua identidade profissional Os pressupostos teórico-metodológicos que dão suporte a esta investigação são a Análise de Discurso Crítica (ADC) e a Linguística Sistêmico Funcional (LSF) Os dados foram gerados por meio de questionários semiestruturados A partir da análise de conteúdo, os resultados apontam que os professores saem da formação inicial em Letras com nível básico da língua que irão ensinar, porém, com outras experiências formativas, chegam a usuários independentes da língua As bases de conhecimento que os professores julgam necessárias a sua atuação profissional são o conhecimento linguístico, o conhecimento teórico,o conhecimento pedagógico e didático e o conhecimento de mundo Por meio da análise discursiva e textual, constata-se que a identidade profissional do professor de inglês está estreitamente ligada ao conhecimento da língua inglesa Ao resgatar as contribuições do curso de Letras na formação de professora de Áurea, a análise indica que a experiência em pesquisas lhe foi benéfica para sua prática, discurso que contribui para fortalecer a representação pós-moderna do professor autônomo, do professor-pesquisador |
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Insatisfação e mudanças : identidades sobre o real e o ideal nas bases de conhecimento do professorLíngua inglesaFormação de professoresIdentidade profissionalAnálise crítica do discursoEnglish languageCritical discourse analysisTeacher trainingResumo: Esta pesquisa insere-se nos campos da educação de professores de línguas e da identidade profissional, com foco nas bases de conhecimento do professor Tendo como participantes da pesquisa professores egressos de um curso de Letras, seus objetivos são conhecer níveis auto-atribuídos de proficiência linguística em inglês desses professores, tipos de conhecimento que eles julgam necessários para sua atuação profissional, que elementos constitutivos do curso de Letras são necessários à atuação profissional dos professores e, por fim, que recursos de modalidade são utilizados no discurso de uma das participantes, como forma de conhecer seu comprometimento com aquilo (de) que se fala como parte constitutiva de sua identidade profissional Os pressupostos teórico-metodológicos que dão suporte a esta investigação são a Análise de Discurso Crítica (ADC) e a Linguística Sistêmico Funcional (LSF) Os dados foram gerados por meio de questionários semiestruturados A partir da análise de conteúdo, os resultados apontam que os professores saem da formação inicial em Letras com nível básico da língua que irão ensinar, porém, com outras experiências formativas, chegam a usuários independentes da língua As bases de conhecimento que os professores julgam necessárias a sua atuação profissional são o conhecimento linguístico, o conhecimento teórico,o conhecimento pedagógico e didático e o conhecimento de mundo Por meio da análise discursiva e textual, constata-se que a identidade profissional do professor de inglês está estreitamente ligada ao conhecimento da língua inglesa Ao resgatar as contribuições do curso de Letras na formação de professora de Áurea, a análise indica que a experiência em pesquisas lhe foi benéfica para sua prática, discurso que contribui para fortalecer a representação pós-moderna do professor autônomo, do professor-pesquisadorDissertação (Mestrado em Estudo da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Set within the fields of language teacher education and professional identity, this research focuses on the knowledge bases of teachers Having as research participants teachers who graduated from a course in Letters, its objectives are to know the self-assigned levels of language proficiency in English of these teachers, the types of knowledge they deem necessary for their professional practice, the constituent elements of the course which are required to the professional work of teachers and, finally, the discursive resources used in the speech of one of the participants, as a means to know her commitment to what is said (about), as a constitutive part of her professional identity The theoretical and methodological assumptions which underpin this research are the Critical Discourse Analysis (CDA) and Systemic Functional Linguistics (SFL) Data were generated through semi-structured questionnaires By means of content analysis, results indicate that teachers leave the initial education in Letters with a basic level of the language they will teach; however, with other formative experiences, they become independent language users Knowledge bases that teachers deem necessary for their professional performance are the linguistic knowledge, theoretical knowledge, didactic and pedagogical knowledge, and world knowledge Through textual and discursive analysis, it appears that the professional identity of the teacher of English is closely linked to knowledge of the English language By recovering the contributions of Letters course in the teacher education of Áurea, the analysis indicates that the research experience was beneficial to her practice – a discourse that contributes to strengthening the representation of the postmodern teacher, the teacher-researcherReis, Simone [Orientador]Figueiredo, Débora de CarvalhoMateus, ElaineJasnievski, Celia Carrião2024-05-01T14:29:22Z2024-05-01T14:29:22Z2013.0023.08.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14207porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:49Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14207Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:49Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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