Insatisfação e mudanças : identidades sobre o real e o ideal nas bases de conhecimento do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jasnievski, Celia Carrião
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14207
Resumo: Resumo: Esta pesquisa insere-se nos campos da educação de professores de línguas e da identidade profissional, com foco nas bases de conhecimento do professor Tendo como participantes da pesquisa professores egressos de um curso de Letras, seus objetivos são conhecer níveis auto-atribuídos de proficiência linguística em inglês desses professores, tipos de conhecimento que eles julgam necessários para sua atuação profissional, que elementos constitutivos do curso de Letras são necessários à atuação profissional dos professores e, por fim, que recursos de modalidade são utilizados no discurso de uma das participantes, como forma de conhecer seu comprometimento com aquilo (de) que se fala como parte constitutiva de sua identidade profissional Os pressupostos teórico-metodológicos que dão suporte a esta investigação são a Análise de Discurso Crítica (ADC) e a Linguística Sistêmico Funcional (LSF) Os dados foram gerados por meio de questionários semiestruturados A partir da análise de conteúdo, os resultados apontam que os professores saem da formação inicial em Letras com nível básico da língua que irão ensinar, porém, com outras experiências formativas, chegam a usuários independentes da língua As bases de conhecimento que os professores julgam necessárias a sua atuação profissional são o conhecimento linguístico, o conhecimento teórico,o conhecimento pedagógico e didático e o conhecimento de mundo Por meio da análise discursiva e textual, constata-se que a identidade profissional do professor de inglês está estreitamente ligada ao conhecimento da língua inglesa Ao resgatar as contribuições do curso de Letras na formação de professora de Áurea, a análise indica que a experiência em pesquisas lhe foi benéfica para sua prática, discurso que contribui para fortalecer a representação pós-moderna do professor autônomo, do professor-pesquisador
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