(In)experiência democrática, organicidade e práxis educacional em Freire
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9495 |
Resumo: | Resumo: A presente pesquisa trata da inexperiência e experiência democrática no contexto brasileiro sob a perspectiva de Paulo Freire, tendo em vista a organicidade e a práxis pedagógica do diálogo Justifica-se pela necessidade de buscarmos uma educação para a democracia e que possibilite experiências para a formação de hábitos de colaboração, participação e solidariedade, enfatizando a importância da investigação e do pensamento crítico-reflexivo na busca por uma educação para a democracia Encontramos na filosofia de Paulo Freire uma base conceitual importante para refletirmos sobre educação democrática O objetivo principal é a reflexão sobre a importância da práxis pedagógica do diálogo para uma educação democrática Para alcançar esse objetivo utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, que possibilitou o estudo de conceitos de (in)experiência democrática, organicidade e práxis educacional A pesquisa pretende ser um estudo na área de filosofia da educação que contribua com a reflexão sobre a práxis pedagógica no contexto escolar Consideramos o contexto histórico-social vivido pela sociedade brasileira sob olhar de Freire e a maneira como isso interfere nas experiências ou inexperiências democráticas do país, destacamos os educadores Anísio Teixeira e Álvaro Vieira Pinto, influentes figuras reconhecidas a Freire para suas reflexões Em 1964 vivenciamos o processo de despolitização forçada com o golpe da ditadura cívico militar brasileira Freire é acusado de subverter a ordem instituída precisando interromper seus programas de educação e alfabetização popular, saindo para o exílio primeiramente em países da América Latina, permanecendo no Chile por cinco anos Analisamos a experiência política do educador, assim como a sua concepção de experiência democrática como prática da liberdade e modo de vida Procuramos ainda recordar sobre sua reinserção ao Brasil pós anistia e sua gestão democrática frente a secretaria da educação de São Paulo Abordamos sobre alguns de seus princípios e ideias para a construção de uma educação democrática para a libertação dos oprimidos O desafio observado é o problema da inexperiência democrática da sociedade, uma vez que desde o início de nossa história o país viveu dificuldades quanto a não participação do povo nas questões gerais da nação, ou seja, reforçou a antidemocracia Sobre o tema consideramos a organicidade da práxis pedagógica do diálogo e da libertação de Freire, principalmente em contextos de opressão Abordamos sobre a não neutralidade da educação e sua politicidade em oposição a temas relacionados à Escola Sem Partido (ESP) por se tratar de um movimento reacionário e conservador com objetivo de privilegiar o contrário da pedagogia democrática, humanizadora e libertadora defendida por Freire Também reforçamos a importância do combate aos discursos de ódio e o fortalecimento do respeito e tolerância à diversidade Refletimos sobre o papel da escola para a democracia e inclusão das novas tecnologias, considerando a perspectiva de Freire sobre o uso das ferramentas digitais em sala de aula, reforçando a importância de uma educação crítica para combatermos a desinformação das Fake News que muito afetam a busca por uma sociedade democrática Procuramos destacar que democracia, como sistema de vida, pressupõe a participação efetiva da sociedade em busca de um bem comum a todos seus integrantes, levando-os ao processo de humanização |
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(In)experiência democrática, organicidade e práxis educacional em FreireEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasDemocraciaPrática de ensinoDiálogoEducation - BrazilDemocracyPractice teachingDialogueResumo: A presente pesquisa trata da inexperiência e experiência democrática no contexto brasileiro sob a perspectiva de Paulo Freire, tendo em vista a organicidade e a práxis pedagógica do diálogo Justifica-se pela necessidade de buscarmos uma educação para a democracia e que possibilite experiências para a formação de hábitos de colaboração, participação e solidariedade, enfatizando a importância da investigação e do pensamento crítico-reflexivo na busca por uma educação para a democracia Encontramos na filosofia de Paulo Freire uma base conceitual importante para refletirmos sobre educação democrática O objetivo principal é a reflexão sobre a importância da práxis pedagógica do diálogo para uma educação democrática Para alcançar esse objetivo utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, que possibilitou o estudo de conceitos de (in)experiência democrática, organicidade e práxis educacional A pesquisa pretende ser um estudo na área de filosofia da educação que contribua com a reflexão sobre a práxis pedagógica no contexto escolar Consideramos o contexto histórico-social vivido pela sociedade brasileira sob olhar de Freire e a maneira como isso interfere nas experiências ou inexperiências democráticas do país, destacamos os educadores Anísio Teixeira e Álvaro Vieira Pinto, influentes figuras reconhecidas a Freire para suas reflexões Em 1964 vivenciamos o processo de despolitização forçada com o golpe da ditadura cívico militar brasileira Freire é acusado de subverter a ordem instituída precisando interromper seus programas de educação e alfabetização popular, saindo para o exílio primeiramente em países da América Latina, permanecendo no Chile por cinco anos Analisamos a experiência política do educador, assim como a sua concepção de experiência democrática como prática da liberdade e modo de vida Procuramos ainda recordar sobre sua reinserção ao Brasil pós anistia e sua gestão democrática frente a secretaria da educação de São Paulo Abordamos sobre alguns de seus princípios e ideias para a construção de uma educação democrática para a libertação dos oprimidos O desafio observado é o problema da inexperiência democrática da sociedade, uma vez que desde o início de nossa história o país viveu dificuldades quanto a não participação do povo nas questões gerais da nação, ou seja, reforçou a antidemocracia Sobre o tema consideramos a organicidade da práxis pedagógica do diálogo e da libertação de Freire, principalmente em contextos de opressão Abordamos sobre a não neutralidade da educação e sua politicidade em oposição a temas relacionados à Escola Sem Partido (ESP) por se tratar de um movimento reacionário e conservador com objetivo de privilegiar o contrário da pedagogia democrática, humanizadora e libertadora defendida por Freire Também reforçamos a importância do combate aos discursos de ódio e o fortalecimento do respeito e tolerância à diversidade Refletimos sobre o papel da escola para a democracia e inclusão das novas tecnologias, considerando a perspectiva de Freire sobre o uso das ferramentas digitais em sala de aula, reforçando a importância de uma educação crítica para combatermos a desinformação das Fake News que muito afetam a busca por uma sociedade democrática Procuramos destacar que democracia, como sistema de vida, pressupõe a participação efetiva da sociedade em busca de um bem comum a todos seus integrantes, levando-os ao processo de humanizaçãoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research addresses the democratic (in)experience and experience in the Brazilian context from Paulo Freire's perspective, considering the organicity and pedagogical praxis of dialogue It is justified by the need to seek for an education democracy and to enable experiences of forming habits of collaboration, participation, and solidarity, emphasizing the importance of investigation and critical-reflexive thinking in the search for an education democracy We found in Paulo Freire's philosophy an important conceptual basis to reflect on democratic education The main goal is to reflect on the importance of the pedagogical praxis of dialogue for a democratic education To meet this goal, we used as methodology the bibliographical research, which made possible the study of concepts of democratic (in)experience, organicity and educational praxis Being a study in philosophy of education, it contributes to the reflection on the pedagogical praxis in the school context We considered the social-historical context lived by the Brazilian society under Freire's point of view and how this interfered in the country's democratic experiences or (in)experiences, highlighting the educators Anísio Teixeira and Álvaro Vieira Pinto, influential figures recognized by Freire for his reflections In 1964 we experienced the process of forced depoliticization with the coup d’état of the Brazilian civic-military dictatorship Freire was accused of subverting the established order and he had to interrupt his popular education and literacy programmes, leaving for exile firstly to Latin American countries, remaining in Chile for five years We analysed the educator's political experience, as well as his conception of democratic experience as a practice of freedom and a way of life We also tried to remember his reinsertion into Brazil after the amnesty and his democratic management in the Secretary of Education of São Paulo State We discussed some of his principles and ideas to construct a democratic education for the liberation of the oppressed The challenge observed is the problem of the democratic inexperience of society, since the beginning of our history the country experienced difficulties regarding the non-participation of the people in the general issues of the country, which reinforced the antidemocracy On this subject we considered the organicity of Freire's pedagogical praxis of dialogue and liberation, especially in contexts of oppression We addressed the non-neutrality of education and its politicalness against issues related to School Without Party, which is a reactionary and conservative movement that aims at privileges against the democratic, humanizing and liberating pedagogy advocated by Freire We also reinforced the importance of combating hate speech and strengthening respect and tolerance for diversity We reflected on the role of school for democracy and the inclusion of new technologies, considering Freire's perspective on the use of digital tools in the classroom, emphasising the importance of a critical education to fight disinformation of Fake News that greatly affect the search for a democratic society We seek to highlight that democracy, as a system of life, presupposes the effective participation of society to look for of a common good for all its members, leading them to the process of humanizationHenning, Leoni Maria Padilha [Orientador]Mendonça, SamuelMuraro, Darcísio NatalFerreira, Elaine de Souza2024-05-01T12:08:33Z2024-05-01T12:08:33Z2022.0024.02.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9495porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:09Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9495Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:09Repositório Institucional da UEL - 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