O segredo do sucesso : a ascensão dos infoprodutos e as abordagens de consumo pelos mind influencers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8726 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa analisa as estratégias de comunicação persuasivas, utilizadas pelos -aqui nomeados - mind influencers Érico Rocha e Pablo Marçal para a venda de infoprodutos Na última década, o mercado digital de infoprodutos vem obtendo notoriedade, ao passo que os lançamentos digitais vêm acelerando este mercado Os infoprodutos desses mind influencers direcionam a seus públicos a promessa de ficarem ricos em pouco tempo, a partir de ressignificações da vida como empreendedores e aplicando métodos de vendas on-line Desse modo, a presente pesquisa observa essas abordagens e estratégias, a fim de compreender elementos de consumo em seus discursos Com isso, foi verificado se elementos neoliberais, de fato, estão presentes em suas argumentações e como são utilizados Para isso, lançou-se mão de dados obtidos em uma multimetodologia qualitativa, que envolveu o estudo de casos, a análise de conteúdo e a observação participante Os dados foram analisados e apontaram como conclusões da pesquisa que os recursos de convencimento neoliberais são mobilizados em várias frentes e esferas sociais Como elemento fundamental deste processo de convencimento para o consumo, os discursos voltados a abordar as fragilidades dos indivíduos no contexto capitalista, como reconhecimento social, sucesso profissional e econômico e independência empreendedora, são orientados pelo consumo de infoprodutos, na expectativa de se obter as realizações capitalistas sugeridas pelos mind influencers Isso implica, em um processo cíclico de consumo, que o indivíduo é orientado pelos infoprodutos para seu possível aperfeiçoamento em uma jornada que colabora a se tornar um sujeito de desempenho Assim, esse indivíduo busca a expansão de sua produtividade por meio da mentalidade empreendedora que os mind influencers validam constantemente como um padrão a ser alcançado A respeito disso, destaca-se que essa conjuntura de lançamentos digitais colabora para ampliar e validar estratégias de consumo que se justificam nos indivíduos auto exploradores O fluxo de desenvolvimento desse tipo de consumo, atrelado a presença e uso das redes sociais on-line, colaboram para a banalização da auto exploração, com o pretexto da produtividade |
id |
UEL_ff57e7db745c847a48f4ce49de949346 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/8726 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O segredo do sucesso : a ascensão dos infoprodutos e as abordagens de consumo pelos mind influencersComunicaçãoMídia socialPersonalidades da internetConsumo digitalProdutos digitaisCommunicationSocial mediaInternet personalitiesDigital consumptionDigital productsResumo: Esta pesquisa analisa as estratégias de comunicação persuasivas, utilizadas pelos -aqui nomeados - mind influencers Érico Rocha e Pablo Marçal para a venda de infoprodutos Na última década, o mercado digital de infoprodutos vem obtendo notoriedade, ao passo que os lançamentos digitais vêm acelerando este mercado Os infoprodutos desses mind influencers direcionam a seus públicos a promessa de ficarem ricos em pouco tempo, a partir de ressignificações da vida como empreendedores e aplicando métodos de vendas on-line Desse modo, a presente pesquisa observa essas abordagens e estratégias, a fim de compreender elementos de consumo em seus discursos Com isso, foi verificado se elementos neoliberais, de fato, estão presentes em suas argumentações e como são utilizados Para isso, lançou-se mão de dados obtidos em uma multimetodologia qualitativa, que envolveu o estudo de casos, a análise de conteúdo e a observação participante Os dados foram analisados e apontaram como conclusões da pesquisa que os recursos de convencimento neoliberais são mobilizados em várias frentes e esferas sociais Como elemento fundamental deste processo de convencimento para o consumo, os discursos voltados a abordar as fragilidades dos indivíduos no contexto capitalista, como reconhecimento social, sucesso profissional e econômico e independência empreendedora, são orientados pelo consumo de infoprodutos, na expectativa de se obter as realizações capitalistas sugeridas pelos mind influencers Isso implica, em um processo cíclico de consumo, que o indivíduo é orientado pelos infoprodutos para seu possível aperfeiçoamento em uma jornada que colabora a se tornar um sujeito de desempenho Assim, esse indivíduo busca a expansão de sua produtividade por meio da mentalidade empreendedora que os mind influencers validam constantemente como um padrão a ser alcançado A respeito disso, destaca-se que essa conjuntura de lançamentos digitais colabora para ampliar e validar estratégias de consumo que se justificam nos indivíduos auto exploradores O fluxo de desenvolvimento desse tipo de consumo, atrelado a presença e uso das redes sociais on-line, colaboram para a banalização da auto exploração, com o pretexto da produtividadeDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: This research analyzes the persuasive communication strategies used by mind influencers Érico Rocha and Pablo Marçal to sell infoproducts In the last decade, the digital market for infoproducts has been gaining notoriety, while digital launches have been accelerating this market The infoproducts of these mind influencers direct their audiences to the promise of getting rich in a short time, from resignifications of life as entrepreneurs and applying online sales methods This research observes these approaches and strategies, and seeks to understand consumption elements in their discourses With this, it was verified whether neoliberal elements are actually present in their arguments and how they are used For this, we used data obtained in a qualitative multi-methodology, which involved case studies, content analysis and participant observation The data were analyzed and pointed out as conclusions of the research that neoliberal persuasion resources are mobilized on various fronts and social spheres As a fundamental element of this process of convincing consumption, the discourses aimed at addressing the weaknesses of individuals in the capitalist context, such as social recognition, professional and economic success and entrepreneurial independence, are guided by the consumption of infoproducts, in the expectation of obtaining achievements capitalists suggested by mind influencers This implies a cyclical process of consumption, where the individual is guided by infoproducts for their possible improvement in a journey that collaborates to become a subject of performance This individual seeks to expand their productivity through the entrepreneurial mindset that mind influencers validate constantly as a standard to be achieved In this regard, it is noteworthy that this conjuncture of digital releases collaborates to expand and validate consumption strategies that are justified in self-exploratory individuals The flow of development of this type of consumption, coupled with the presence and use of online social networks, contribute to the trivialization of self-exploitation, under the pretext of productivityLondero, Rodolfo Rorato [Orientador]Fonseca, André Azevedo daFigueiredo, Daniel OliveiraSimon, Aristeu Matias2024-05-01T11:39:55Z2024-05-01T11:39:55Z2022.0004.03.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8726porMestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:52Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8726Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:52Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O segredo do sucesso : a ascensão dos infoprodutos e as abordagens de consumo pelos mind influencers |
title |
O segredo do sucesso : a ascensão dos infoprodutos e as abordagens de consumo pelos mind influencers |
spellingShingle |
O segredo do sucesso : a ascensão dos infoprodutos e as abordagens de consumo pelos mind influencers Simon, Aristeu Matias Comunicação Mídia social Personalidades da internet Consumo digital Produtos digitais Communication Social media Internet personalities Digital consumption Digital products |
title_short |
O segredo do sucesso : a ascensão dos infoprodutos e as abordagens de consumo pelos mind influencers |
title_full |
O segredo do sucesso : a ascensão dos infoprodutos e as abordagens de consumo pelos mind influencers |
title_fullStr |
O segredo do sucesso : a ascensão dos infoprodutos e as abordagens de consumo pelos mind influencers |
title_full_unstemmed |
O segredo do sucesso : a ascensão dos infoprodutos e as abordagens de consumo pelos mind influencers |
title_sort |
O segredo do sucesso : a ascensão dos infoprodutos e as abordagens de consumo pelos mind influencers |
author |
Simon, Aristeu Matias |
author_facet |
Simon, Aristeu Matias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Londero, Rodolfo Rorato [Orientador] Fonseca, André Azevedo da Figueiredo, Daniel Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simon, Aristeu Matias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Mídia social Personalidades da internet Consumo digital Produtos digitais Communication Social media Internet personalities Digital consumption Digital products |
topic |
Comunicação Mídia social Personalidades da internet Consumo digital Produtos digitais Communication Social media Internet personalities Digital consumption Digital products |
description |
Resumo: Esta pesquisa analisa as estratégias de comunicação persuasivas, utilizadas pelos -aqui nomeados - mind influencers Érico Rocha e Pablo Marçal para a venda de infoprodutos Na última década, o mercado digital de infoprodutos vem obtendo notoriedade, ao passo que os lançamentos digitais vêm acelerando este mercado Os infoprodutos desses mind influencers direcionam a seus públicos a promessa de ficarem ricos em pouco tempo, a partir de ressignificações da vida como empreendedores e aplicando métodos de vendas on-line Desse modo, a presente pesquisa observa essas abordagens e estratégias, a fim de compreender elementos de consumo em seus discursos Com isso, foi verificado se elementos neoliberais, de fato, estão presentes em suas argumentações e como são utilizados Para isso, lançou-se mão de dados obtidos em uma multimetodologia qualitativa, que envolveu o estudo de casos, a análise de conteúdo e a observação participante Os dados foram analisados e apontaram como conclusões da pesquisa que os recursos de convencimento neoliberais são mobilizados em várias frentes e esferas sociais Como elemento fundamental deste processo de convencimento para o consumo, os discursos voltados a abordar as fragilidades dos indivíduos no contexto capitalista, como reconhecimento social, sucesso profissional e econômico e independência empreendedora, são orientados pelo consumo de infoprodutos, na expectativa de se obter as realizações capitalistas sugeridas pelos mind influencers Isso implica, em um processo cíclico de consumo, que o indivíduo é orientado pelos infoprodutos para seu possível aperfeiçoamento em uma jornada que colabora a se tornar um sujeito de desempenho Assim, esse indivíduo busca a expansão de sua produtividade por meio da mentalidade empreendedora que os mind influencers validam constantemente como um padrão a ser alcançado A respeito disso, destaca-se que essa conjuntura de lançamentos digitais colabora para ampliar e validar estratégias de consumo que se justificam nos indivíduos auto exploradores O fluxo de desenvolvimento desse tipo de consumo, atrelado a presença e uso das redes sociais on-line, colaboram para a banalização da auto exploração, com o pretexto da produtividade |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
04.03.2022 2022.00 2024-05-01T11:39:55Z 2024-05-01T11:39:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8726 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8726 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Comunicação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823262923816960 |