Proposta de leitura discursiva para 9º ano a partir da Crônica Namoro e Futebol, de Moacyr Scliar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Silvia Adriana Trolez
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5664
Resumo: Orientador: Prof.ª Dr.ª Luciane Braz Perez Mincoff
id UEM-10_1789389c82bd2a7c36df21f1ba0330a7
oai_identifier_str oai:localhost:1/5664
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Proposta de leitura discursiva para 9º ano a partir da Crônica Namoro e Futebol, de Moacyr ScliarLeitura discursivaOficinas de leituraAnálise do discurso401.4Linguística, Letras e ArtesLetrasOrientador: Prof.ª Dr.ª Luciane Braz Perez MincoffDissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019Resumo: O presente trabalho se fundamenta no estudo, na aplicação de uma intervenção pedagógica e na análise de resultados constituídos em uma proposta de trabalho com a leitura discursiva, perspectiva que se filia à concepção teórica da Análise do Discurso. Tal proposta foi viabilizada pelo Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá - UEM. Nessa trajetória, justificamos nossa pesquisa na busca de entender como os aspectos práticos da leitura têm se concretizado em nossas escolas, identificando os espaços falhos que tais atividades deixam na formação dos leitores. Buscamos como objetivo compreender em nossa pesquisa como a leitura discursiva tem sido trabalhada, para elaborarmos nossa proposta a partir da crônica Namoro e Futebol (2005), de Moacyr Scliar. Nas atividades de intervenção, elaboramos um material didático em forma de oficinas de leitura, as quais trouxeram uma variedade de gêneros textuais para estudo e análise de aspectos relevantes na prática da leitura discursiva em sala de aula. Nossa pesquisa apresenta importância para a transformação da realidade na qual os sujeitos da pesquisa estão circunscritos, pois por meio da leitura discursiva podemos entender os mecanismos de produção de sentidos dos textos e, além disso, buscar o entendimento de que os sentidos podem ser outros a partir da proposta de leitura alicerçada na AD. Em relação aos sujeitos da pesquisa, são alunos do ensino fundamental, anos finais (9º ano) de uma escola pública do Noroeste do Paraná. Para nossa fundamentação teórica, adotamos as contribuições teóricas propostas por Bakhtin (2003, 2010), Solé (1998), Kleiman (1995, 1998), Geraldi (2012), Coracini (1995), Orlandi (1998, 2001, 2004, 2007, 2008, 2009, 2010). No viés da análise, apresentamos uma pesquisa de natureza qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação. Nesse panorama, evidenciamos por meio dos resultados obtidos uma prática de leitura que valoriza a história de leitura de nossos sujeitos da pesquisa. Portanto, nossa pesquisa nos mostrou que podemos significar de modos diferentes por meio do discurso. Essa descoberta nos fez aprender que podemos então, significar com respeito e ética, quando nos colocamos diante de outros sujeitos, criando e recriando sentidos no mundoAbstract: This work is based on the study, the implementation of an pedagogical intervention and in the analysis of results incorporated in a work proposal with the discursive reading, perspective that joins the theoretical conception of discourse analysis. This proposal was made by the Professional Master in Letras- PROFLETRAS, in partnership with the State University of Maringa - UEM. In this way, we justify our research in the quest to understand how the practicalities aspects of reading have been realized in our schools, identifying the faulty spaces such activities turn in the readers formation.We seek as aim to understand in our research as the discursive reading has been crafted in order to elaborate our proposal from Dating and Soccer chronicle (2005), Moacyr Scliar. In intervention activities, we developed a courseware in the reading workshops format, which brought a variety of genres for study and analysis of relevant aspects in the practice of discursive reading in the classroom. Our research brings the importance for the transformation of reality in which the subjects are circumscribed, because, by means of discursive reading we can understand the meanings of texts production mechanisms and, in addition, seek the understanding that the senses can be others from reading proposal based on AD. In relation to the research subjects, they are elementary school students, final year (9th grade) in a public school of Paraná Northwest. For our theoretical framework, we adopted the theoretical contributions proposed by Bakhtin (2003, 2010), Solé (1998), Kleiman (1995, 1998), Geraldi (2012) Coracini (1995), Orlandi (1998, 2001, 2004, 2007, 2008, 2009, 2010). In the bias of the analysis, we present a qualitative research, in the form of action research. In this scenario, we evidenced by means of the obtained results a practice of reading that values the reading story of our research subjects. Therefore, our research has shown us that we can mean in different ways through discourse. This finding made us learn that we can then, mean with respect and ethics, when we put in front of other subjects, creating and recreating senses in the worldMincoff, Luciane Braz PerezCoito, Roselene de FátimaDias-Di Raimo, Luciana Cristina FerreiraUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesDepartamento de Língua PortuguesaUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRASGonçalves, Silvia Adriana Trolez2019-11-19T20:19:17Z2019-11-19T20:19:17Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis152 f. : il. (algumas color.).application/pdfGONÇALVES, Silvia Adriana Trolez. Proposta de leitura discursiva para 9º ano a partir da Crônica Namoro e Futebol, de Moacyr Scliar. 2019. 152 f. Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5664info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2019-11-19T20:26:00Zoai:localhost:1/5664Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:47.223291Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de leitura discursiva para 9º ano a partir da Crônica Namoro e Futebol, de Moacyr Scliar
title Proposta de leitura discursiva para 9º ano a partir da Crônica Namoro e Futebol, de Moacyr Scliar
spellingShingle Proposta de leitura discursiva para 9º ano a partir da Crônica Namoro e Futebol, de Moacyr Scliar
Gonçalves, Silvia Adriana Trolez
Leitura discursiva
Oficinas de leitura
Análise do discurso
401.4
Linguística, Letras e Artes
Letras
title_short Proposta de leitura discursiva para 9º ano a partir da Crônica Namoro e Futebol, de Moacyr Scliar
title_full Proposta de leitura discursiva para 9º ano a partir da Crônica Namoro e Futebol, de Moacyr Scliar
title_fullStr Proposta de leitura discursiva para 9º ano a partir da Crônica Namoro e Futebol, de Moacyr Scliar
title_full_unstemmed Proposta de leitura discursiva para 9º ano a partir da Crônica Namoro e Futebol, de Moacyr Scliar
title_sort Proposta de leitura discursiva para 9º ano a partir da Crônica Namoro e Futebol, de Moacyr Scliar
author Gonçalves, Silvia Adriana Trolez
author_facet Gonçalves, Silvia Adriana Trolez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mincoff, Luciane Braz Perez
Coito, Roselene de Fátima
Dias-Di Raimo, Luciana Cristina Ferreira
Universidade Estadual de Maringá
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Língua Portuguesa
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Silvia Adriana Trolez
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura discursiva
Oficinas de leitura
Análise do discurso
401.4
Linguística, Letras e Artes
Letras
topic Leitura discursiva
Oficinas de leitura
Análise do discurso
401.4
Linguística, Letras e Artes
Letras
description Orientador: Prof.ª Dr.ª Luciane Braz Perez Mincoff
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-19T20:19:17Z
2019-11-19T20:19:17Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Silvia Adriana Trolez. Proposta de leitura discursiva para 9º ano a partir da Crônica Namoro e Futebol, de Moacyr Scliar. 2019. 152 f. Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5664
identifier_str_mv GONÇALVES, Silvia Adriana Trolez. Proposta de leitura discursiva para 9º ano a partir da Crônica Namoro e Futebol, de Moacyr Scliar. 2019. 152 f. Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 152 f. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841430773104640