Proposta teórico-metodológica de leitura discursiva de contos urbanos pós-modernos para turmas de 9º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dearo, Thamires Nascimento
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7040
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo
id UEM-10_9f14078060c7f7689e7ea615b0e91921
oai_identifier_str oai:localhost:1/7040
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Proposta teórico-metodológica de leitura discursiva de contos urbanos pós-modernos para turmas de 9º anoAnálise do discursoLeituraContosPós-modernidade - Análise do discurso401.4Linguística, Letras e ArtesLetrasOrientadora: Prof.ª Dr.ª Luciana Cristina Ferreira Dias Di RaimoDissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2017São múltiplos e inegáveis os benefícios da leitura e os textos literários contemporâneos se mostram muito produtivos para seu trabalho em aulas de língua portuguesa, pois abordam assuntos que se relacionam com a realidade vivida pelos alunos. Existem diversas concepções de como o processo de leitura acontece/deve acontecer, entretanto, acreditamos que a Análise de Discurso possa ser uma perspectiva muito adequada a ser utilizada, pois, na visão discursiva, a leitura é muito mais que um mero processo de decodificação, extração de sentidos do texto ou ainda mobilização de estratégias de leitura no ato de ler. A leitura, tomada como um processo discursivo, é uma prática essencial, pois é a partir dela que atribuímos sentidos a todos os tipos de linguagem, verbal, não verbal, gestual, entre outras. Neste trabalho, tivemos o propósito de produzir propostas de leitura discursiva de contos que trabalham assuntos urbanos pós-modernos. As propostas apresentam possíveis encaminhamentos para o texto literário, deslocando a ênfase na estrutura narrativa ou no conteúdo. Além disso, acreditamos que o trabalho com essa perspectiva possibilita o deslocamento das posições estabelecidas, dando voz aos alunos. Para tanto, em um primeiro momento, nos debruçamos em uma revisão da literatura pertinente à Análise de Discurso, aos estudos sobre a pós-modernidade, ao gênero conto e o espaço escolar no contexto atual; em um segundo momento, apresentamos as análises pré-pedagógicas dos contos selecionados para este estudo com o propósito de delinear uma abordagem discursiva da textualidade dos contos; finalmente, elaboramos atividades de leitura, nos baseando em três eixos, condições de produção, posição-sujeito e aspectos da língua. Consideramos que, assim, e fazendo a relação entre oral e escrito na constituição heterogênea da escrita literária dos textos, não ficamos presos a um sentido único, preso à letra. A Análise de discurso nos possibilitou refletir sobre como a leitura pode ser (re)pensada e redimensionada em sala de aula, compreendo a escola, a sala de aula, a linguagem e os sujeitos não como lugares fixos, homogêneos, mas sim abertos a deslocamentos e ao movimento dos sentidosThere are many unquestionable benefits of reading and the contemporary literary texts shows themselves to be very productive for work in the portuguese language classroom because they adress issues that are related to the reality lived by the students. There are several conceptions of how the reading process happens/should happen, however, we believe that the Discourse Analysis can be a very appropriate perspective to be used, because, in discursive perspective, reading is much more than just a decoding process, extraction of meanings from the text or yet, mobilization of reading strategies in the act of reading. Reading, taken as a discursive process, is an essential practice, since it is from this that we attribute meanings to all types of language, verbal, nonverbal, gestural, among others. In this work, we had the purpose of producing proposals for the discursive reading of short stories that work in postmodern urban subjects. The proposals present possible forwarding to the literary text, shifting the emphasis on narrative structure or content. Besides, we believe that working with this perspective enables the displacement of established positions, giving voice to the students. To do this, we first go over a literature review pertinent to Discourse Analysis, to the studies on postmodernity, tale genre and school space in the current context; in a second moment, we show the pre-pedagogical analyzes of the short stories selected for this study with the purpose of delineating a discursive approach to the textuality of short stories; finally, we elaborate reading activities, based on three axes, production conditions, subject-position and aspects of the language. We consider that, thus, and making the relation between oral and written in the heterogeneous constitution of the literary writing of the texts, we are not stuck in a single sense, bound to the letter. The Discourse Analysis allowed us to reflect on how reading can be (re)thought and resized in the classroom, comprehending the school, classroom, language and subjects not as fixed, homogeneous places, but open to displacements and the movement of the senses155 f. : il.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em LetrasMaringá, PRCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesDias-Di Raimo, Luciana Cristina FerreiraRomualdo, Edson CarlosSouza, Renata Adriana deDearo, Thamires Nascimento2023-01-30T20:18:15Z2023-01-30T20:18:15Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDEARO, Thamires Nascimento. Proposta teórico-metodológica de leitura discursiva de contos urbanos pós-modernos para turmas de 9º ano. 2017. 155 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2017, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7040info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2024-09-03T19:26:02Zoai:localhost:1/7040Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-09-03T19:26:02Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta teórico-metodológica de leitura discursiva de contos urbanos pós-modernos para turmas de 9º ano
title Proposta teórico-metodológica de leitura discursiva de contos urbanos pós-modernos para turmas de 9º ano
spellingShingle Proposta teórico-metodológica de leitura discursiva de contos urbanos pós-modernos para turmas de 9º ano
Dearo, Thamires Nascimento
Análise do discurso
Leitura
Contos
Pós-modernidade - Análise do discurso
401.4
Linguística, Letras e Artes
Letras
title_short Proposta teórico-metodológica de leitura discursiva de contos urbanos pós-modernos para turmas de 9º ano
title_full Proposta teórico-metodológica de leitura discursiva de contos urbanos pós-modernos para turmas de 9º ano
title_fullStr Proposta teórico-metodológica de leitura discursiva de contos urbanos pós-modernos para turmas de 9º ano
title_full_unstemmed Proposta teórico-metodológica de leitura discursiva de contos urbanos pós-modernos para turmas de 9º ano
title_sort Proposta teórico-metodológica de leitura discursiva de contos urbanos pós-modernos para turmas de 9º ano
author Dearo, Thamires Nascimento
author_facet Dearo, Thamires Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias-Di Raimo, Luciana Cristina Ferreira
Romualdo, Edson Carlos
Souza, Renata Adriana de
dc.contributor.author.fl_str_mv Dearo, Thamires Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Leitura
Contos
Pós-modernidade - Análise do discurso
401.4
Linguística, Letras e Artes
Letras
topic Análise do discurso
Leitura
Contos
Pós-modernidade - Análise do discurso
401.4
Linguística, Letras e Artes
Letras
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2023-01-30T20:18:15Z
2023-01-30T20:18:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DEARO, Thamires Nascimento. Proposta teórico-metodológica de leitura discursiva de contos urbanos pós-modernos para turmas de 9º ano. 2017. 155 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2017, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7040
identifier_str_mv DEARO, Thamires Nascimento. Proposta teórico-metodológica de leitura discursiva de contos urbanos pós-modernos para turmas de 9º ano. 2017. 155 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2017, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Letras
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Letras
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258625539375104