Matemática sem números : uma proposta de atividade para o ensino da Lógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrícia Rose Gomes de Melo Viol Martins
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5547
Resumo: This paper presents a proposal for teaching Logic for the first year of high school. Considering the diversity of students , this study was developed through a sequence of activities to address the weaknesses of interpretation, reasoning and logical reasoning from a false idea that mathematics works only with numbers and accounts. The proposal is to make the activities more meaningful and comprehensive learning for students in which the teacher's role is that of a facilitator and the student constructor of knowledge. Students are invited to take action, seek and express their opinion by giving meaning to their learning, and teachers are suggested to reflect on their experience in the classroom, encouraging and stimulating the search for diversified activities. We conclude by presenting what skills and competencies that will be developed and how they can assist in the development of new mathematical content
id UEM-10_2b653e3530dc0e2a870d832670cfae76
oai_identifier_str oai:localhost:1/5547
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Matemática sem números : uma proposta de atividade para o ensino da LógicaRaciocínio lógicoArgumentaçãoDiversas linguagensAprendizagem significativaCiências Exatas e da TerraMatemáticaThis paper presents a proposal for teaching Logic for the first year of high school. Considering the diversity of students , this study was developed through a sequence of activities to address the weaknesses of interpretation, reasoning and logical reasoning from a false idea that mathematics works only with numbers and accounts. The proposal is to make the activities more meaningful and comprehensive learning for students in which the teacher's role is that of a facilitator and the student constructor of knowledge. Students are invited to take action, seek and express their opinion by giving meaning to their learning, and teachers are suggested to reflect on their experience in the classroom, encouraging and stimulating the search for diversified activities. We conclude by presenting what skills and competencies that will be developed and how they can assist in the development of new mathematical contentEste trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Lógica para o primeiro ano do ensino médio. Considerando as diversidades dos alunos, este trabalho foi elaborado por meio de uma sequência de atividades que buscam suprir as deficiências de interpretação, argumentação e raciocínio lógico provenientes de uma falsa ideia de que a Matemática só trabalha com números e contas. A proposta das atividades é tornar a aprendizagem mais significativa e ampla para alunos, na qual o papel do professor é o de mediador e o do aluno de construtor do conhecimento. Os alunos são convidados a agir, buscar e expressar suas opiniões dando sentido a sua aprendizagem e aos professores é sugerido uma reflexão sobre a sua vivência em sala de aula, incentivando e estimulando a busca por atividades diversificadas. Concluímos o trabalho apresentando quais as habilidades e competências que serão desenvolvidas e como elas poderão auxiliar no desenvolvimento de novos conteúdos matemáticosBrasilDepartamento de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)UEMMaringá, PRCentro de Ciências ExatasJosiney Alves de SouzaSimão Nicolau Stelmastchuk - UnesparCarlos José Braga Barros - UEMPatrícia Rose Gomes de Melo Viol Martins2019-09-20T17:43:57Z2019-09-20T17:43:57Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5547porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2019-09-20T17:43:57Zoai:localhost:1/5547Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:41.069537Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática sem números : uma proposta de atividade para o ensino da Lógica
title Matemática sem números : uma proposta de atividade para o ensino da Lógica
spellingShingle Matemática sem números : uma proposta de atividade para o ensino da Lógica
Patrícia Rose Gomes de Melo Viol Martins
Raciocínio lógico
Argumentação
Diversas linguagens
Aprendizagem significativa
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short Matemática sem números : uma proposta de atividade para o ensino da Lógica
title_full Matemática sem números : uma proposta de atividade para o ensino da Lógica
title_fullStr Matemática sem números : uma proposta de atividade para o ensino da Lógica
title_full_unstemmed Matemática sem números : uma proposta de atividade para o ensino da Lógica
title_sort Matemática sem números : uma proposta de atividade para o ensino da Lógica
author Patrícia Rose Gomes de Melo Viol Martins
author_facet Patrícia Rose Gomes de Melo Viol Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Josiney Alves de Souza
Simão Nicolau Stelmastchuk - Unespar
Carlos José Braga Barros - UEM
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrícia Rose Gomes de Melo Viol Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio lógico
Argumentação
Diversas linguagens
Aprendizagem significativa
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Raciocínio lógico
Argumentação
Diversas linguagens
Aprendizagem significativa
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description This paper presents a proposal for teaching Logic for the first year of high school. Considering the diversity of students , this study was developed through a sequence of activities to address the weaknesses of interpretation, reasoning and logical reasoning from a false idea that mathematics works only with numbers and accounts. The proposal is to make the activities more meaningful and comprehensive learning for students in which the teacher's role is that of a facilitator and the student constructor of knowledge. Students are invited to take action, seek and express their opinion by giving meaning to their learning, and teachers are suggested to reflect on their experience in the classroom, encouraging and stimulating the search for diversified activities. We conclude by presenting what skills and competencies that will be developed and how they can assist in the development of new mathematical content
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-09-20T17:43:57Z
2019-09-20T17:43:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5547
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Departamento de Matemática
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Departamento de Matemática
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841429711945728