A prática como componente curricular na formação inicial de professores de educação física : ruídos no campo universitário para o encontro com a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bisconsini, Camila Rinaldi
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5722
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira
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spelling A prática como componente curricular na formação inicial de professores de educação física : ruídos no campo universitário para o encontro com a escolaFormação docente - Educação físicaPrática como componente curricular378.12Ciências da SaúdeEducação FísicaOrientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bássoli de OliveiraTese (doutorado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2017Resumo: A partir das diretrizes nacionais para a formação docente, as licenciaturas devem contemplar em seus currículos as atividades formativas e teórico-práticas, o estágio supervisionado e a Prática como Componente Curricular (PCC). Dentre tais ações, há o incentivo para relações de integração entre Universidade e escolas de Educação Básica, espaço social interventivo dos futuros professores. O objetivo da pesquisa foi analisar a Prática como Componente Curricular no processo de formação inicial em Educação Física – Licenciatura no intuito de perceber ações de aproximação entre universidade e escola que favoreçam a qualificação dessa formação. A investigação envolveu os acadêmicos formandos e docentes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, cuja participação se deu por meio de entrevistas semiestruturadas. Foi realizada a análise de conteúdo dos registros, com a utilização do software NVivo 10, além de análise documental do Projeto Pedagógico de Curso. A apresentação dos resultados foi organizada a partir de cinco capítulos: configuração do campo universitário; formação inicial em Educação Física; relações com a escola; limitações e possibilidades institucionais; e a Prática como Componente Curricular. As unidades de registro evidenciam que o programa de formação oportuniza encontros com escolas públicas de Maringá principalmente por meio do estágio supervisionado, dos projetos de extensão e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Apesar dessas oportunidades, há o anseio discente por mais momentos de encontro com as escolas e pela aproximação dos conteúdos curriculares com as exigências profissionais. Mesmo assim, a PCC não é uma ação em desenvolvimento na realidade investigada para integrar as instâncias de ensino e minimizar o choque com a realidade. Os discentes entrevistados demonstraram desconhecer a PCC, o que não foi evidenciado no grupo docente, o qual, apesar de reconhecer a lacuna existente no currículo pela ausência desse componente, apresenta-se predisposto a organizá-lo no curso. Destaca-se a posição periférica que ocupa a PCC no curso de Educação Física – Licenciatura quando contrastada com as ações em desenvolvimento que permitem a imersão no ambiente escolar. Entre parte do corpo docente há o indicativo para iniciar a organização da PCC no curso, ideia que ainda não é conhecida por todos os entrevistados. É preciso reorganizar a atual constituição curricular, almejando uma formação inicial articulada com o espaço social de intervenção profissional para que os futuros professores reconheçam esse cenário em suas particularidades e possam atuar conscientes das relações ali constituídas, bem como das atividades que requerem ser repensadas ou reforçadas nas aulas de Educação FísicaAbstract: According to the national guidelines for teacher’s training, the curricula of degrees should encompass both training and theoretical-practical activities, supervised practice, and Practice as Curricular Component (PCC). Such actions include the incentive to integration relations between universities and Basic Education schools – social intervening space for teachers to be. The objective of this research was to analyze the Practice as Curricular Component in the process of early Physical Education teacher’s training aiming at realizing actions of convergence between universities and schools which favor the qualification of such training. The investigation involved the academic students and professors of the Physical Education Degree from the State University of Maringá, whose participation occurred through semistructured interviews. We carried out an analysis of record content by using NVivo 10 software, in addition to the document analysis of the Pedagogical Project of the Course. The presentation of the results was organized in five chapters: configuration of the field of universities; early Physical Education training; relations with the school; institutional limitations and possibilities, and Practice as Curricular Component. The units of record showed that the training program provides confluence with public schools of Maringá especially through supervised practice, extension projects, and the Institutional Program of Scholarships for Beginner Teachers. Despite these opportunities, professors seek to have more meetings with the school and to approach curricular contents with the professional demands. Even though, the PCC is not an action which develops according to the reality to integrate the teaching instances and minimize the confrontation with reality. The students interviewed demonstrated not to know the PCC, which was not manifested in the teacher’s group, who despite acknowledging the gap existing in the curriculum due to the absence of this component, are willing to organize it into the course. We highlight the peripheral position occupied by the PCC in Physical Education Degree when compared with the developing actions which allow the immersion into the school environment. There is a distortion between a part of the professors to start the PCC organization in the course – an idea which is strange to all of the interviewed subjects. It is necessary to enlarge such distortion and reorganize the current curricular constitution aiming at an early training articulated with the social space of professional intervention for teachers to be to acknowledge this scenario according to its particularities and be able to work aware of the relations constituted there, as well as of the activities which have to be reconsidered or reinforced in Physical Education classesOliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, 1959-Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia FrançaAzevedo, Mário Luiz Neves deLara, Larissa Michelle, 1973-Starepravo, Fernando AugustoUniversidade Estadual de MaringáUniversidade Estadual de LondrinaCentro de Ciências da SaúdeDepartamento de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UELBisconsini, Camila Rinaldi2020-02-12T15:35:16Z2020-02-12T15:35:16Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis409 f. : il. 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