Leitura de contos de fada : desconstrução da imagem de submissão da mulher em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beretello, Danieli Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6220
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Eliana Alves Greco
id UEM-10_3f5c4b3d7c9932b2ad2a1991848cb70d
oai_identifier_str oai:localhost:1/6220
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Leitura de contos de fada : desconstrução da imagem de submissão da mulher em uma turma do terceiro ano do ensino fundamentalLeituraContos de fadasEstratégias de leituraAnálise do discurso372.4Linguística, Letras e ArtesLetrasOrientadora: Prof.ª Dr.ª Eliana Alves GrecoDissertação (mestrado profissional em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2020RESUMO: Este trabalho tem como objetivo elaborar, aplicar e analisar uma proposta didático-pedagógica de leitura de contos de fadas que discursivizam sobre a imagem da mulher, para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, localizada no interior do estado do Paraná. A pesquisa está inserida no campo da Linguística Aplicada, sendo fundamentada teoricamente na perspectiva interacionista de leitura (LEFFA, 1996 e 1999; SOLÉ, 1998) e na perspectiva discursiva (CORACINI, 2010; BRANDÃO, 2009; ORLANDI, 1999; 2012). Em termos metodológicos, a pesquisa consiste em uma pesquisa-ação de natureza qualitativa (TELLES, 2002; FRANCO, 2005; TRIPP, 2005). A proposta de leitura, composta por quatro oficinas, tem como objetivo contribuir para a formação de leitores proficientes, de forma a favorecer olhares mais atentos sobre a imagem da mulher nos contos de fadas. A partir da aplicação da proposta, analisamos os resultados alcançados por meio das estratégias de antes, durante e depois de leitura, propostas por Solé, além de conceitos da Análise do Discurso, como condições de produção, paráfrase e polissemia. Com a análise, foi evidenciada a relevância em se aliar as perspectivas de leitura interacionista e discursiva, no 3º ano do Ensino Fundamental. Considerando que, nessa etapa da escolarização, os alunos são ainda muito dependentes do professor, ensinar as estratégias de leitura permitiu que percebessem, com maior facilidade, as permanências e os deslocamentos de sentido empreendidos pelos textos, de forma que os relacionassem aos contextos em que os discursos foram produzidos. Dessa forma, permitiu-nos perceber que os alunos ampliaram sua capacidade leitora e as histórias de leitura acerca dos contos de fadas. A pesquisa também mostrou que os alunos conseguiram relacionar a imagem da mulher presente nos textos estudados com as mulheres de seus contextos sociais, como também puderem visualizar posturas mais emancipatórias para as princesas nos contos trabalhados em sala.ABSTRACT: This work aims to elaborate, apply and analyze a didactic-pedagogical proposal for reading fairy tales that talks about the image of women, for students of the 3rd year of Elementary School in a municipal school, located in the interior of the state of Paraná. The research is inserted in the field of Applied Linguistics, being theoretically supported in the Interactionist Perspective of Reading (LEFFA, 1996 and 1999; SOLÉ, 1998) and in the Discursive Perspective (CORACINI, 2010; BRANDÃO, 2009; ORLANDI, 1999; 2012). In methodological terms, the research consists of a qualitative research-action (TELLES, 2002; FRANCO, 2005; TRIPP, 2005). The proposed reading, composed of four workshops, targets to contribute to the formation of proficient readers, in order to favor more attentive looks about the image of women in fairy tales. From the application of the proposal, we analyzed the results achieved through the strategies of before, during and after reading, proposed by Solé, in addition to concepts of Discourse Analysis, such as production conditions, paraphrasing and polysemy. With the analysis, it was evidenced the relevance in allying the perspectives of interactionist and discursive reading in the 3rd year of Elementary School. Considering that, at this stage of schooling, students are still very dependent on the teacher, and teaching reading strategies allowed them to perceive, with greater ease, the continuity and movements of the meaning performed by the texts, so that they were related to the contexts in which the discourses were produced. Therefore, it allowed us to realize that the students expanded their reading capacity and the reading stories about fairy tales. The research also showed that the students were able to relate the image of the woman present in the studied texts with the women of their social contexts, as well as being able to visualize more emancipatory postures for the princesses in the stories worked in the classroom.123 f. : il. color.Universidade Estadual de MaringáDepartamento de Língua PortuguesaPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRASMaringá, PRCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesGreco, Eliana AlvesDias-Di Raimo, Luciana Cristina FerreiraGuedes, Ana PaulaBeretello, Danieli Santos2021-11-09T17:08:36Z2021-11-09T17:08:36Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBERETELLO, Danieli Santos. Leitura de contos de fada: desconstrução da imagem de submissão da mulher em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental. 2020. 123 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6220. Acesso em: 9 nov. 2021.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6220info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2021-11-09T17:18:35Zoai:localhost:1/6220Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:13.088117Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura de contos de fada : desconstrução da imagem de submissão da mulher em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental
title Leitura de contos de fada : desconstrução da imagem de submissão da mulher em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental
spellingShingle Leitura de contos de fada : desconstrução da imagem de submissão da mulher em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental
Beretello, Danieli Santos
Leitura
Contos de fadas
Estratégias de leitura
Análise do discurso
372.4
Linguística, Letras e Artes
Letras
title_short Leitura de contos de fada : desconstrução da imagem de submissão da mulher em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental
title_full Leitura de contos de fada : desconstrução da imagem de submissão da mulher em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental
title_fullStr Leitura de contos de fada : desconstrução da imagem de submissão da mulher em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Leitura de contos de fada : desconstrução da imagem de submissão da mulher em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental
title_sort Leitura de contos de fada : desconstrução da imagem de submissão da mulher em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental
author Beretello, Danieli Santos
author_facet Beretello, Danieli Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Greco, Eliana Alves
Dias-Di Raimo, Luciana Cristina Ferreira
Guedes, Ana Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Beretello, Danieli Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Contos de fadas
Estratégias de leitura
Análise do discurso
372.4
Linguística, Letras e Artes
Letras
topic Leitura
Contos de fadas
Estratégias de leitura
Análise do discurso
372.4
Linguística, Letras e Artes
Letras
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Eliana Alves Greco
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-11-09T17:08:36Z
2021-11-09T17:08:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERETELLO, Danieli Santos. Leitura de contos de fada: desconstrução da imagem de submissão da mulher em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental. 2020. 123 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6220. Acesso em: 9 nov. 2021.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6220
identifier_str_mv BERETELLO, Danieli Santos. Leitura de contos de fada: desconstrução da imagem de submissão da mulher em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental. 2020. 123 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6220. Acesso em: 9 nov. 2021.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Língua Portuguesa
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Língua Portuguesa
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841435645837312