Um protótipo didático para o multiletramento com gênero meme para um nono ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Betania Elisabete
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7321
Resumo: Orientador: Prof.ª Dr.ª Lilian Cristina Buzato Ritter
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spelling Um protótipo didático para o multiletramento com gênero meme para um nono anoMultiletramentos - Cultura digitalLeitura críticaMeme (Conceito de imagem)401.4Orientador: Prof.ª Dr.ª Lilian Cristina Buzato RitterDissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Língua Portuguesa, 2018RESUMO: Este trabalho faz parte das pesquisas desenvolvidas no Mestrado Profissional (Profletras/UEM/CAPES) e segue a linha teórico-metodológica dos estudos dialógicos bakhtinianos, ancorando-se na concepção interacionista e dialógica da linguagem para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Preocupa-se também com a inserção de práticas de multiletramentos com textos multissemióticos nas aulas de leitura e análise linguística. Buscamos desenvolver uma proposta de atividades didáticas de leitura e análise linguística com o gênero meme, em um nono ano, da educação básica da rede estadual de ensino. O estudo tem como objetivo geral refletir sobre os processos de elaboração e implementação de um protótipo didático (ROJO; MOURA, 2012) com o gênero discursivo meme em um nono ano, da rede pública de ensino, contribuindo para os estudos dos multiletramentos, à luz da perspectiva dialógica da linguagem. Nossa pesquisa foi gerada a partir da seguinte questão: por que os alunos do nono ano do ensino fundamental não analisam de maneira crítica os memes que compartilham em suas redes sociais e aplicativos de troca de mensagem? O trabalho considerou a hipótese de que se o professor proporcionar aos alunos situações interativas em que eles necessitem desenvolver a leitura crítica, podemos (re)significar em textos multimodais os discursos de racismo, machismo, bullying e homofobia com os quais a sociedade convive. Dessa maneira, nossa pesquisa está ancorada nos estudos bakhtinianos sobre enunciado e gêneros discursivos (BAKHTIN, 2016; BAKHTIN, 1997; VOLOCHINOV, 2006), nos estudos dos multiletramentos (MELO; ROJO, 2016; ROJO, 2005; 2009; 2012; ROJO; BARBOSA, 2015) e nos conceitos teórico-metodológicos em relação às práticas de leitura e análise linguística, na perspectiva dialógica da linguagem (GERALDI, 1991; HILA, 2009; MENEGASSI, 2010; 2008; PERFEITO, 2007; RITTER, 2012). Caracterizamos nossa investigação como uma pesquisa-ação, qualitativo-interpretativa, de cunho etnográfico e de natureza aplicada, que se desenvolveu em uma turma do nono ano do ensino fundamental, em uma escola da rede pública de Ivaiporã/PR. Percebemos, em nossa experiência como professora de língua portuguesa da rede pública, que os alunos compartilham/curtem discursos com conteúdos que reforçam aspectos negativos e/ou preconceituosos das relações sociais. Diante disso, elaboramos um protótipo didático que buscasse ler criticamente esses textos, (re)significando os efeitos que eles têm na sociedade e analisando como os alunos se colocam diante deles antes e depois da análise. Os resultados da pesquisa demonstraram que os alunos se identificam mais com os discursos de racismo e homofobia, consideram, quase sempre, o bullying como brincadeira e não reconhecem os discursos de machismo. A reação dos alunos ratifica a forma como a sociedade enxerga esses temas e esperamos, com nosso trabalho, contribuir para a construção de novas formas de se relacionar com essas questõesABSTRACT: Current study reflects a research developed for the professional master's degree program (Profletras/UEM/CAPES) based on the theoretical and methodological guidelines of Bakhtin's dialogical studies and foregrounded on the interaction and dialogical concept of language for teaching-learning of the Portuguese Language. It is also concerned with the insertion of multi-literacy practices with multi-semiotic texts in reading and linguistic analysis lectures. A proposal has been developed for didactic activities in reading and linguistic analysis of the genre meme in Year 9 of Basic Education in a government-run school. The study investigates the processes of elaboration and application of a didactic prototype (ROJO; MOURA, 2012) with the discursive genre meme in Year 9 in a public school and contributes towards the study of multi-literacy studies from the dialogical point of view of language. Current research was triggered by the following issue: why do Year 9 students fail to analyze critically the memes they share in the social networks and message exchange? A hypothesis was raised that if the teacher provides students with interactive situations in which they need develop critical reading, discourses on racism, machismo, bullying and homophobia experienced by society in general may be resignifies in multimodal texts. Current research is foregrounded on Bakhtin's studies on the enunciation and discursive genres (BAKHTIN, 2016; BAKHTIN, 1997; VOLOCHINOV, 2006), in studies on multi-literacy (MELO; ROJO, 2016; ROJO, 2005; 2009; 2012; ROJO; BARBOSA, 2015) and in the theoretical and methodological concepts related to reading and linguistic analysis within the dialogical perspective of language (GERALDI, 1991; HILA, 2009; MENEGASSI, 2010; 2008; PERFEITO, 2007; RITTER, 2012). Current research-action, qualitative-interpretative, ethnographic and applied investigation has been developed with Year 9 students of a public school in Ivaiporã PR Brazil. The author's experience as a teacher of the Portuguese Language in a government-run school that students share and enjoy discourses with contents featuring negative and biased aspects within social relationships. A didactic prototype has been prepared that would critically interpret these texts, re-signify their effects on society and analyze the manner students feel about them prior to and after analysis. Results show that students identify themselves more with discourses on racism and homophobia; they consider bullying a joke and fail to acknowledge machismo discourses. Students' reaction reveals the way society sees these themes. The author expects that current analysis may contribute towards the construction of new forms in dealing with such issuesRitter, Lilian Cristina BuzatoOhuschi, Márcia Cristina GrecoCoito, Roselene de FátimaUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesDepartamento de Língua PortuguesaPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRASBraga, Betania Elisabete2024-01-25T22:33:46Z2024-01-25T22:33:46Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis104 p. : il. 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