Teoria histórico-cultural e educação infantil : a experiência de formação contínua no município de Telêmaco Borba - Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Deovane Carneiro Ribas de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5850
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Marta Chaves
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Com delineamento bibliográfico, pautados nos preceitos da Ciência da História, descrevemos os aspectos econômicos e políticos do contexto soviético, com a intenção de apresentar dados essenciais do período em que a Teoria Histórico-Cultural foi desenvolvida; explicitamos conceitos e argumentações desse referencial com base nos escritos de Lev Semionovich Vigotski (1896-1934), "Imaginação e criação na infância" (2009) e "O homem e a cultura", de Aleksei Nikolaievitch Leontiev (1904-1979), nos quais depreendemos o desenvolvimento da criança como resultante das interações com a cultura e nas relações de ensino. Explicitamos essas inferências na organização de estudos com professores; verificamos alguns aspectos legais relacionados à formação de professores no Brasil e a contribuição de autores clássicos e contemporâneos para a organização de propostas de formação. Apresentamos a organização e o desenvolvimento do Programa de Formação Continuada de Professores da Educação Infantil no município de Telêmaco Borba, Paraná como fundamentados na Teoria Histórico-Cultural, referencial capaz de subsidiar um processo de formação continuada e dar respostas aos desafios da formação de professores na atualidade, contribuindo com a organização de estudos teórico-metodológicos junto a professores da Educação Infantil; possibilitando a realização de intervenções pedagógicas cuja intencionalidade seja disponibilizar às crianças a riqueza cultural elaborada pela humanidade considerando o ordenamento legal. A organização dos processos de formação e os estudos consequentes e contínuos de professores da Educação Infantil podem favorecer a realização de uma Educação para a aprendizagem e o desenvolvimento pleno das criançasAbstract: In this thesis, the object of study is the continuous training of teachers of children’s education. Our goal is to identify the contributions of the Cultural-Historic Theory to the organization of training programs in a theoretical-methodological proposition of continuous studies, from an experience with continuing teacher education in the period from 2013 to 2016, in the municipality of Telêmaco Borba, Paraná. With bibliographic delineation, based on the precepts of the Science of History, we describe the economic and political aspects of the Soviet context, presenting essential data of the period in which the Cultural-Historic Theory was developed; this paper explains the concepts and arguments of this referential based on the writings of Lev Semionovich Vigotski (1896-1934), "Imagination and Creativity in Childhood" and "Man and the Culture", of Aleksei Nikolaievitch Leontiev (1904-1979), in which we show the development of the child as a result of interactions with culture and in teaching relations. We clarify these inferences in the organization of studies with teachers; we verified some legal aspects related to teacher training in Brazil and the contribution of classical and contemporary authors to the organization of training proposals. We present the organization and development of the Continuing Education Program for Teachers of Children’s Education in the municipality of Telêmaco Borba, Paraná based on the Cultural-Historic Theory, capable of subsidizing a process of continuous training and to provide answers to the challenges of teacher training nowadays, contributing with the organization of theoretical-methodological studies with teachers of Children’s Education; making possible the realization of pedagogical interventions whose intentionality is to make available to children the cultural wealth elaborated by humanity considering the legal order. The organization of training processes and the relevant and continuous studies of Children’s Education teachers can favor the achievement of an Education for the learning and full development of childrenChaves, MartaCarnielo Calejon, Laura MarisaAlencar, Gizeli Aparecida Ribeiro deUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoMoura, Deovane Carneiro Ribas de2020-06-04T17:22:46Z2020-06-04T17:22:46Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis120 f. : il. color.application/pdfMOURA, Deovane Carneiro Ribas de. Teoria histórico-cultural e educação infantil: a experiência de formação contínua no município de Telêmaco Borba - Paraná. 2018. 120 f. 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