FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR PAULISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Tatiana Noronha de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Vieira, Lindinara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6747
Resumo: Esta pesquisa investiga a formação continuada de professores de educação infantil em dois municípios do estado de São Paulo. Objetivou caracterizar e analisar a formação ofertada, a partir da visão das professoras e das coordenadoras. Trata-se de uma pesquisa de campo que utilizou questionários e entrevistas. A maior parte das participantes é formada em Magistério e Pedagogia, várias indicaram que a formação técnica foi mais relevante que a Pedagogia. Os dados mostraram que as professoras compreendem a relevância da formação continuada, afirmaram, que existe com frequência e, na maioria das vezes, dentro do horário de trabalho. As palestras constituem o formato mais frequente. Em relação à contribuição da formação para as práticas docentes, há uma divergência. Para as professoras do Município A a formação oferecida contribui muito, pois neste grupo poucas possuem cursos de pós-graduação e o plano de carreira não reconhece a evolução funcional por via acadêmica. As professoras do Município B alegam que a formação contribui regularmente, pois não atende às expectativas, neste caso a maioria possui curso de pós-graduação, o que também pode influenciar na avaliação sobre a formação oferecida pelo município. Esse município possui plano de carreira que reconhece evolução funcional por via acadêmica, o que pode responder pela busca de mais cursos de formação. Conclui-se que os municípios possuem um importante papel no desenvolvimento profissional das docentes, e por isso é necessário que tenhamos políticas públicas que deem assessoria técnica de qualidade, a fim de que possam subsidiar com qualidade da formação proposta.
id UNIT-2_0d3a7f4e1188b10d756eb55b058092be
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6747
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR PAULISTAeducação infantil. formação de professoresformação continuadaEsta pesquisa investiga a formação continuada de professores de educação infantil em dois municípios do estado de São Paulo. Objetivou caracterizar e analisar a formação ofertada, a partir da visão das professoras e das coordenadoras. Trata-se de uma pesquisa de campo que utilizou questionários e entrevistas. A maior parte das participantes é formada em Magistério e Pedagogia, várias indicaram que a formação técnica foi mais relevante que a Pedagogia. Os dados mostraram que as professoras compreendem a relevância da formação continuada, afirmaram, que existe com frequência e, na maioria das vezes, dentro do horário de trabalho. As palestras constituem o formato mais frequente. Em relação à contribuição da formação para as práticas docentes, há uma divergência. Para as professoras do Município A a formação oferecida contribui muito, pois neste grupo poucas possuem cursos de pós-graduação e o plano de carreira não reconhece a evolução funcional por via acadêmica. As professoras do Município B alegam que a formação contribui regularmente, pois não atende às expectativas, neste caso a maioria possui curso de pós-graduação, o que também pode influenciar na avaliação sobre a formação oferecida pelo município. Esse município possui plano de carreira que reconhece evolução funcional por via acadêmica, o que pode responder pela busca de mais cursos de formação. Conclui-se que os municípios possuem um importante papel no desenvolvimento profissional das docentes, e por isso é necessário que tenhamos políticas públicas que deem assessoria técnica de qualidade, a fim de que possam subsidiar com qualidade da formação proposta.Editora Universitária Tiradentes2023-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAbordagem qualitativa - entrevistas e questionáriosapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/674710.17564/2316-3828.2023v12n1p166-180Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 1 (2023): Fluxo Contínuo; 166-1802316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2023v12n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6747/5259Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Tatiana Noronha deVieira, Lindinara 2023-02-27T20:20:13Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6747Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2023-10-16T10:12:34.246974Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR PAULISTA
title FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR PAULISTA
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR PAULISTA
Souza, Tatiana Noronha de
educação infantil. formação de professores
formação continuada
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR PAULISTA
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR PAULISTA
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR PAULISTA
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR PAULISTA
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR PAULISTA
author Souza, Tatiana Noronha de
author_facet Souza, Tatiana Noronha de
Vieira, Lindinara
author_role author
author2 Vieira, Lindinara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Tatiana Noronha de
Vieira, Lindinara
dc.subject.por.fl_str_mv educação infantil. formação de professores
formação continuada
topic educação infantil. formação de professores
formação continuada
description Esta pesquisa investiga a formação continuada de professores de educação infantil em dois municípios do estado de São Paulo. Objetivou caracterizar e analisar a formação ofertada, a partir da visão das professoras e das coordenadoras. Trata-se de uma pesquisa de campo que utilizou questionários e entrevistas. A maior parte das participantes é formada em Magistério e Pedagogia, várias indicaram que a formação técnica foi mais relevante que a Pedagogia. Os dados mostraram que as professoras compreendem a relevância da formação continuada, afirmaram, que existe com frequência e, na maioria das vezes, dentro do horário de trabalho. As palestras constituem o formato mais frequente. Em relação à contribuição da formação para as práticas docentes, há uma divergência. Para as professoras do Município A a formação oferecida contribui muito, pois neste grupo poucas possuem cursos de pós-graduação e o plano de carreira não reconhece a evolução funcional por via acadêmica. As professoras do Município B alegam que a formação contribui regularmente, pois não atende às expectativas, neste caso a maioria possui curso de pós-graduação, o que também pode influenciar na avaliação sobre a formação oferecida pelo município. Esse município possui plano de carreira que reconhece evolução funcional por via acadêmica, o que pode responder pela busca de mais cursos de formação. Conclui-se que os municípios possuem um importante papel no desenvolvimento profissional das docentes, e por isso é necessário que tenhamos políticas públicas que deem assessoria técnica de qualidade, a fim de que possam subsidiar com qualidade da formação proposta.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Abordagem qualitativa - entrevistas e questionários
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6747
10.17564/2316-3828.2023v12n1p166-180
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6747
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2023v12n1p166-180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6747/5259
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 1 (2023): Fluxo Contínuo; 166-180
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2023v12n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220615448199168