Representações sociais de educação ambiental : contribuições para a formação continuada de docentes da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Bruno Douglas Moreno
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7614
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
id UEM-10_dc4aa9babd2ddfc42f301de59305af69
oai_identifier_str oai:localhost:1/7614
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Representações sociais de educação ambiental : contribuições para a formação continuada de docentes da educação infantilEducação ambientalEducação infantilSustentabilidadeFormação de professores372.21OutrosCiênciasOrientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães JúniorDissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2023RESUMO: Esta pesquisa investiga a formação continuada de docentes da Educação Infantil no campo da Educação Ambiental. A problemática que a direciona versa sobre o seguinte questionamento: quais são as Representações Sociais de Educação Ambiental de docentes da Educação Infantil de Arapongas e como elas podem contribuir para a construção de um curso de formação continuada para esse público. O objetivo do estudo foi investigar as Representações Sociais de Educação Ambiental de docentes da Educação Infantil no município de Arapongas e obter indicadores capazes de oferecer direcionamentos para uma formação continuada dos docentes de Arapongas - PR, nos contextos da Educação Ambiental e avaliar seu impacto por meio da análise das perspectivas teóricas adotadas pelos participantes. A estratégia metodológica utilizada foi a abordagem estruturalista da Teoria das Representações Sociais, empregando questionários semiestruturados como instrumento de coleta de dados. O grupo amostral consistiu-se em 23 professoras da Educação Infantil, distribuídas em dez Centros Municipais de Educação Infantil de Arapongas. Os resultados observados permitiram aproximar as Representações Sociais encontradas à corrente de Educação Ambiental conservacionista, a qual manifesta preocupação com os recursos naturais, porém não aproxima as questões sociais com os assuntos relacionados ao Meio Ambiente. Tendo em vista este resultado, elaboramos um curso de formação continuada sobre Educação Ambiental juntamente com o material de apoio, voltado para docentes da Educação Infantil, no qual buscamos desenvolver temáticas sobre a Educação Ambiental e aproximar as ideias de sustentabilidade aos docentes, buscando uma dimensão crítica da Educação Ambiental. Após a aplicação do curso, os participantes responderam a um questionário, cujas respostas foram interpretadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram um aprendizado expressivo sobre os conceitos de Meio Ambiente, Educação Ambiental e Sustentabilidade, demonstrando que o curso foi potencializador das práticas docentes.ABSTRACT: This research investigates the continuing education of Early Childhood Education teachers in the field of Environmental Education. The issue that directs it deals with the following question: what are the Social Representations of Environmental Education of teachers of Early Childhood Education in Arapongas and how they can contribute to the construction of a continuing education course for this public. The objective of the study was to investigate the Social Representations of Environmental Education of Early Childhood Education teachers in the municipality of Arapongas and obtain indicators capable of offering directions for continued training of teachers in Arapongas - PR, in the contexts of Environmental Education and to evaluate its impact through the analysis of the theoretical perspectives adopted by the participants. The methodological strategy used was the structuralist approach of the Theory of Social Representations, using semi-structured questionnaires as a data collection instrument. The sample group consisted of 23 teachers of Early Childhood Education, distributed in tem Municipal Centers for Early Childhood Education in Arapongas. The observed results made it possible to bring the Social Representations found closer to the current of Conservation Environmental Education, which manifests concern with natural resources, but does not bring social issues closer to issues related to the Environment. Bearing this result in mind, we designed a continuing education course on Environmental Education together with the support material, aimed at Early Childhood Education teachers, in which we sought to develop themes on Environmental Education and bring sustainability ideas closer to teachers, seeking a dimension critique of Environmental Education. After applying the course, participants answered a questionnaire, whose answers were interpreted through content analysis. The results showed an expressive learning about the concepts of Environment, Environmental Education and Sustainability, demonstrating that the course was a potentiator of teaching practices.140 f. : il. color.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)Maringá, PRCentro de Ciências ExatasMagalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-Gonçalves, Emerson Nunes da CostaOliveira, André Luis deGomes, Bruno Douglas Moreno2024-06-20T13:47:06Z2024-06-20T13:47:06Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Bruno Douglas Moreno. Representações sociais de educação ambiental: contribuições para a formação continuada de docentes da educação infantil . 2023. 140 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7614info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2024-06-20T13:56:16Zoai:localhost:1/7614Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-06-20T13:56:16Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais de educação ambiental : contribuições para a formação continuada de docentes da educação infantil
title Representações sociais de educação ambiental : contribuições para a formação continuada de docentes da educação infantil
spellingShingle Representações sociais de educação ambiental : contribuições para a formação continuada de docentes da educação infantil
Gomes, Bruno Douglas Moreno
Educação ambiental
Educação infantil
Sustentabilidade
Formação de professores
372.21
Outros
Ciências
title_short Representações sociais de educação ambiental : contribuições para a formação continuada de docentes da educação infantil
title_full Representações sociais de educação ambiental : contribuições para a formação continuada de docentes da educação infantil
title_fullStr Representações sociais de educação ambiental : contribuições para a formação continuada de docentes da educação infantil
title_full_unstemmed Representações sociais de educação ambiental : contribuições para a formação continuada de docentes da educação infantil
title_sort Representações sociais de educação ambiental : contribuições para a formação continuada de docentes da educação infantil
author Gomes, Bruno Douglas Moreno
author_facet Gomes, Bruno Douglas Moreno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-
Gonçalves, Emerson Nunes da Costa
Oliveira, André Luis de
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Bruno Douglas Moreno
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Educação infantil
Sustentabilidade
Formação de professores
372.21
Outros
Ciências
topic Educação ambiental
Educação infantil
Sustentabilidade
Formação de professores
372.21
Outros
Ciências
description Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-06-20T13:47:06Z
2024-06-20T13:47:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Bruno Douglas Moreno. Representações sociais de educação ambiental: contribuições para a formação continuada de docentes da educação infantil . 2023. 140 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7614
identifier_str_mv GOMES, Bruno Douglas Moreno. Representações sociais de educação ambiental: contribuições para a formação continuada de docentes da educação infantil . 2023. 140 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258626735800320