Análise do impacto do nível socioeconômico na proficiência motora de escolares mediado pelas oportunidades disponíveis no ambiente domiciliar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5719 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. José Luiz Lopes Vieira |
id |
UEM-10_6343adcd26ea7bdeb91fec179bb965b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/5719 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do impacto do nível socioeconômico na proficiência motora de escolares mediado pelas oportunidades disponíveis no ambiente domiciliarEscolares - Ambiente domiciliar - Segunda infância - Maringá (PR)Escolares - Proficiência motora - Nível socioeconômico - Segunda infância796.04Ciências da SaúdeEducação FísicaOrientador: Prof. Dr. José Luiz Lopes VieiraDissertação (mestrado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2017Resumo: Esta dissertação objetivou analisar o ambiente domiciliar e proficiência motora de escolares na segunda infância. Para tanto, o primeiro artigo realizou a adaptação transcultural e propriedades psicométricas da versão brasileira do Middle Childhood HOME Inventory (HOME-MC), com 646 pais e crianças de seis a dez anos de idade, de ambos os sexos. A versão brasileira do Inventário HOME para a Segunda Infância apresentou ajuste psicométrico satisfatório para 29 itens e seis dimensões (Responsividade, Encorajamento à maturidade, materiais didáticos e oportunidade, aprimoramento, integração familiar e ambiente físico). O segundo artigo compreendeu verificar o impacto do nível socioeconômico na proficiência motora mediado pelo ambiente domiciliar. Foram sujeitos, 415 pais e crianças de seis à dez anos, de ambos os sexos, matriculados regularmente em escolas municipais da cidade de Maringá. Os resultados evidenciaram que o nível socioeconômico não possui efeito na proficiência motora, porém as trajetórias do nível socioeconômico para as dimensões do HOME apresentaram diferenças estatisticamente significativas, evidenciando que o nível socioeconômico pode favorecer as oportunidades disponíveis no ambiente domiciliarAbstract: This dissertation aimed to analyze the home environment and motor proficiency of school children in second childhood. To do so, the first article examined the cross-cultural adaptation and psychometric properties of the Brazilian version of the Middle Childhood HOME Inventory (MC-HOME), with 646 parents and six to ten year old children of both sexes. The Brazilian version of the HOME Inventory for Second Childhood presented satisfactory psychometric adjustment for 29 items and five dimensions (Responsiveness, Encouragement to maturity, didactic materials and opportunity, improvement, family integration and physical environment). The second article included the examination of the impact of the socioeconomic level on motor skills mediated by the home environment. Subjects were 415 parents and children from six to ten years old, of both sexes, enrolled regularly in municipal schools in the city of Maringá. The results showed that the socioeconomic level has a low effect on motor proficiency, but when mediated by the home environment, did not present significant values, evidencing that the socioeconomic level may favor the opportunities available in the home environmentVieira, José Luiz LopesOliveira, Leonardo Pestillo deBoth, JorgeUniversidade Estadual de MaringáUniversidade Estadual de LondrinaCentro de Ciências da SaúdeDepartamento de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UELRocha, Francielli Ferreira da2020-02-12T13:50:17Z2020-02-12T13:50:17Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis163 f. : il.application/pdfROCHA, Francielli Ferreira da. Análise do impacto do nível socioeconômico na proficiência motora de escolares mediado pelas oportunidades disponíveis no ambiente domiciliar. 2017. 163 f. Dissertação (mestrado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2017, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5719info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2020-02-12T13:52:11Zoai:localhost:1/5719Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:50.209067Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do impacto do nível socioeconômico na proficiência motora de escolares mediado pelas oportunidades disponíveis no ambiente domiciliar |
title |
Análise do impacto do nível socioeconômico na proficiência motora de escolares mediado pelas oportunidades disponíveis no ambiente domiciliar |
spellingShingle |
Análise do impacto do nível socioeconômico na proficiência motora de escolares mediado pelas oportunidades disponíveis no ambiente domiciliar Rocha, Francielli Ferreira da Escolares - Ambiente domiciliar - Segunda infância - Maringá (PR) Escolares - Proficiência motora - Nível socioeconômico - Segunda infância 796.04 Ciências da Saúde Educação Física |
title_short |
Análise do impacto do nível socioeconômico na proficiência motora de escolares mediado pelas oportunidades disponíveis no ambiente domiciliar |
title_full |
Análise do impacto do nível socioeconômico na proficiência motora de escolares mediado pelas oportunidades disponíveis no ambiente domiciliar |
title_fullStr |
Análise do impacto do nível socioeconômico na proficiência motora de escolares mediado pelas oportunidades disponíveis no ambiente domiciliar |
title_full_unstemmed |
Análise do impacto do nível socioeconômico na proficiência motora de escolares mediado pelas oportunidades disponíveis no ambiente domiciliar |
title_sort |
Análise do impacto do nível socioeconômico na proficiência motora de escolares mediado pelas oportunidades disponíveis no ambiente domiciliar |
author |
Rocha, Francielli Ferreira da |
author_facet |
Rocha, Francielli Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, José Luiz Lopes Oliveira, Leonardo Pestillo de Both, Jorge Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências da Saúde Departamento de Educação Física Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Francielli Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolares - Ambiente domiciliar - Segunda infância - Maringá (PR) Escolares - Proficiência motora - Nível socioeconômico - Segunda infância 796.04 Ciências da Saúde Educação Física |
topic |
Escolares - Ambiente domiciliar - Segunda infância - Maringá (PR) Escolares - Proficiência motora - Nível socioeconômico - Segunda infância 796.04 Ciências da Saúde Educação Física |
description |
Orientador: Prof. Dr. José Luiz Lopes Vieira |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2020-02-12T13:50:17Z 2020-02-12T13:50:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROCHA, Francielli Ferreira da. Análise do impacto do nível socioeconômico na proficiência motora de escolares mediado pelas oportunidades disponíveis no ambiente domiciliar. 2017. 163 f. Dissertação (mestrado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2017, Maringá, PR. http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5719 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Francielli Ferreira da. Análise do impacto do nível socioeconômico na proficiência motora de escolares mediado pelas oportunidades disponíveis no ambiente domiciliar. 2017. 163 f. Dissertação (mestrado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2017, Maringá, PR. |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
163 f. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801841431894032384 |