Área de influência varejista : um estudo em uma rede de supermercados da cidade de Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Henrique Ceciliato de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3335
Resumo: Na administração de uma rede varejista, as decisões relativas à localização das lojas estão entre as mais importantes, pois a escolha inadequada dos pontos de venda pode significar o fracasso da organização. A escolha de uma boa localização para instalação de um varejo está intrinsecamente ligada à identificação e análise da área de influência, ou seja, a área geográfica da qual um varejista ou grupo de varejistas obtém seus consumidores. Assim, esta pesquisa procurou analisar o comportamento das áreas de influência de três supermercados de uma rede da cidade de Londrina. O objetivo geral foi verificar se a dimensão da área de influência supermercadista depende de características das lojas e do comportamento de compra dos consumidores. Para a coleta de informações sobre o comportamento de compra dos consumidores, foram realizadas 1105 entrevistas utilizando-se de um questionário que identificou o gênero dos clientes, os locais onde estavam antes de irem ao supermercado, o tempo gasto no deslocamento, o meio de locomoção utilizado, a freqüência de compra e os valores gastos. Para a análise dos dados, utilizou-se o teste estatístico não paramétrico do Qui-Quadrado, que permitiu verificar a existência de relações de dependência entre a área de influência e as demais variáveis. Aponta como principais resultados que quanto maior o tamanho do supermercado e o número de vagas de estacionamento disponíveis, maiores são as dimensões da área de influência. Além disso, verificou-se que o tamanho da área de influência apresenta relação de dependência com a freqüência de compra dos consumidores. Conclui que a área de influência é um construto teórico pouco desenvolvido que carece de mais estudos, não sendo possível a generalização dos resultados alcançados nesta pesquisa.
id UEM-10_63c2568c23c38f046460e25dada4b2ef
oai_identifier_str oai:localhost:1/3335
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Área de influência varejista : um estudo em uma rede de supermercados da cidade de LondrinaÁrea de influênciaVarejoSupermercadosLondrinaParaná (Estado)Brasil.Ciências Sociais AplicadasAdministraçãoNa administração de uma rede varejista, as decisões relativas à localização das lojas estão entre as mais importantes, pois a escolha inadequada dos pontos de venda pode significar o fracasso da organização. A escolha de uma boa localização para instalação de um varejo está intrinsecamente ligada à identificação e análise da área de influência, ou seja, a área geográfica da qual um varejista ou grupo de varejistas obtém seus consumidores. Assim, esta pesquisa procurou analisar o comportamento das áreas de influência de três supermercados de uma rede da cidade de Londrina. O objetivo geral foi verificar se a dimensão da área de influência supermercadista depende de características das lojas e do comportamento de compra dos consumidores. Para a coleta de informações sobre o comportamento de compra dos consumidores, foram realizadas 1105 entrevistas utilizando-se de um questionário que identificou o gênero dos clientes, os locais onde estavam antes de irem ao supermercado, o tempo gasto no deslocamento, o meio de locomoção utilizado, a freqüência de compra e os valores gastos. Para a análise dos dados, utilizou-se o teste estatístico não paramétrico do Qui-Quadrado, que permitiu verificar a existência de relações de dependência entre a área de influência e as demais variáveis. Aponta como principais resultados que quanto maior o tamanho do supermercado e o número de vagas de estacionamento disponíveis, maiores são as dimensões da área de influência. Além disso, verificou-se que o tamanho da área de influência apresenta relação de dependência com a freqüência de compra dos consumidores. Conclui que a área de influência é um construto teórico pouco desenvolvido que carece de mais estudos, não sendo possível a generalização dos resultados alcançados nesta pesquisa.138 fUniversidade Estadual de LondrinaBrasilDepartamento de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUEMLondrinaCentro de Ciências Sociais AplicadasLuiz Antonio FelixJosé Carlos Dalmas - UELMário Nei Pacagnan - UELCarvalho, Henrique Ceciliato de2018-04-13T18:48:42Z2018-04-13T18:48:42Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3335porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-10-11T18:24:53Zoai:localhost:1/3335Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:56:28.499586Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Área de influência varejista : um estudo em uma rede de supermercados da cidade de Londrina
title Área de influência varejista : um estudo em uma rede de supermercados da cidade de Londrina
spellingShingle Área de influência varejista : um estudo em uma rede de supermercados da cidade de Londrina
Carvalho, Henrique Ceciliato de
Área de influência
Varejo
Supermercados
Londrina
Paraná (Estado)
Brasil.
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
title_short Área de influência varejista : um estudo em uma rede de supermercados da cidade de Londrina
title_full Área de influência varejista : um estudo em uma rede de supermercados da cidade de Londrina
title_fullStr Área de influência varejista : um estudo em uma rede de supermercados da cidade de Londrina
title_full_unstemmed Área de influência varejista : um estudo em uma rede de supermercados da cidade de Londrina
title_sort Área de influência varejista : um estudo em uma rede de supermercados da cidade de Londrina
author Carvalho, Henrique Ceciliato de
author_facet Carvalho, Henrique Ceciliato de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luiz Antonio Felix
José Carlos Dalmas - UEL
Mário Nei Pacagnan - UEL
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Henrique Ceciliato de
dc.subject.por.fl_str_mv Área de influência
Varejo
Supermercados
Londrina
Paraná (Estado)
Brasil.
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
topic Área de influência
Varejo
Supermercados
Londrina
Paraná (Estado)
Brasil.
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
description Na administração de uma rede varejista, as decisões relativas à localização das lojas estão entre as mais importantes, pois a escolha inadequada dos pontos de venda pode significar o fracasso da organização. A escolha de uma boa localização para instalação de um varejo está intrinsecamente ligada à identificação e análise da área de influência, ou seja, a área geográfica da qual um varejista ou grupo de varejistas obtém seus consumidores. Assim, esta pesquisa procurou analisar o comportamento das áreas de influência de três supermercados de uma rede da cidade de Londrina. O objetivo geral foi verificar se a dimensão da área de influência supermercadista depende de características das lojas e do comportamento de compra dos consumidores. Para a coleta de informações sobre o comportamento de compra dos consumidores, foram realizadas 1105 entrevistas utilizando-se de um questionário que identificou o gênero dos clientes, os locais onde estavam antes de irem ao supermercado, o tempo gasto no deslocamento, o meio de locomoção utilizado, a freqüência de compra e os valores gastos. Para a análise dos dados, utilizou-se o teste estatístico não paramétrico do Qui-Quadrado, que permitiu verificar a existência de relações de dependência entre a área de influência e as demais variáveis. Aponta como principais resultados que quanto maior o tamanho do supermercado e o número de vagas de estacionamento disponíveis, maiores são as dimensões da área de influência. Além disso, verificou-se que o tamanho da área de influência apresenta relação de dependência com a freqüência de compra dos consumidores. Conclui que a área de influência é um construto teórico pouco desenvolvido que carece de mais estudos, não sendo possível a generalização dos resultados alcançados nesta pesquisa.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2018-04-13T18:48:42Z
2018-04-13T18:48:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3335
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
Brasil
Departamento de Administração
Programa de Pós-Graduação em Administração
UEM
Londrina
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
Brasil
Departamento de Administração
Programa de Pós-Graduação em Administração
UEM
Londrina
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258662178717696