Abastecimento de um centro de distribuição varejista:: estudo de caso sobre a rede de supermercados PREZUNIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vianna Sapiens |
Texto Completo: | https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/604 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi apresentar um conjunto de estratégias que podem ser aplicadas no setor varejista para melhorar os níveis de disponibilidade de itens cadastrados num centro de distribuição de uma rede de supermercados. Metodologicamente, foi realizada uma abordagem qualitativa por meio de pesquisa documental e estudo de caso em uma empresa do segmento varejista de supermercados. Os resultados indicaram que a restruturação organizacional, a utilização do sistema MRP (Material Requirements Planning) e a aplicação do projeto de cadastro EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados) resultaram no aumento da disponibilidade e na redução dos estoques de todas as empresas varejistas do grupo Cencosud no Brasil. Sendo assim, a aplicação das respectivas estratégias contribuiu para que as empresas ficassem mais competitivas no mercado varejista brasileiro. |
id |
IVJ-0_5c3b873d3f4d97ad58857faaf43502a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/604 |
network_acronym_str |
IVJ-0 |
network_name_str |
Vianna Sapiens |
repository_id_str |
|
spelling |
Abastecimento de um centro de distribuição varejista:: estudo de caso sobre a rede de supermercados PREZUNICABASTECIMENTO, CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, VAREJISTA, SUPERMERCADO.O objetivo desta pesquisa foi apresentar um conjunto de estratégias que podem ser aplicadas no setor varejista para melhorar os níveis de disponibilidade de itens cadastrados num centro de distribuição de uma rede de supermercados. Metodologicamente, foi realizada uma abordagem qualitativa por meio de pesquisa documental e estudo de caso em uma empresa do segmento varejista de supermercados. Os resultados indicaram que a restruturação organizacional, a utilização do sistema MRP (Material Requirements Planning) e a aplicação do projeto de cadastro EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados) resultaram no aumento da disponibilidade e na redução dos estoques de todas as empresas varejistas do grupo Cencosud no Brasil. Sendo assim, a aplicação das respectivas estratégias contribuiu para que as empresas ficassem mais competitivas no mercado varejista brasileiro.Faculdades Integradas Vianna Júnior2019-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/60410.31994/rvs.v10i2.604Revista Vianna Sapiens; v. 10 n. 2 (2019): Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2019; 232177-372610.31994/rvs.v10i2reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/604/334Copyright (c) 2019 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdo Espirito Santo Santos, Elton Silva, Fábio BraunSilva Alves, MarceloDiniz Braun Silva, ThieneQueiroz Gomes Ferreira, DenílsonBrauer Gomes, Marcus2023-09-13T18:23:54Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/604Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-09-13T18:23:54Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abastecimento de um centro de distribuição varejista:: estudo de caso sobre a rede de supermercados PREZUNIC |
title |
Abastecimento de um centro de distribuição varejista:: estudo de caso sobre a rede de supermercados PREZUNIC |
spellingShingle |
Abastecimento de um centro de distribuição varejista:: estudo de caso sobre a rede de supermercados PREZUNIC do Espirito Santo Santos, Elton ABASTECIMENTO, CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, VAREJISTA, SUPERMERCADO. |
title_short |
Abastecimento de um centro de distribuição varejista:: estudo de caso sobre a rede de supermercados PREZUNIC |
title_full |
Abastecimento de um centro de distribuição varejista:: estudo de caso sobre a rede de supermercados PREZUNIC |
title_fullStr |
Abastecimento de um centro de distribuição varejista:: estudo de caso sobre a rede de supermercados PREZUNIC |
title_full_unstemmed |
Abastecimento de um centro de distribuição varejista:: estudo de caso sobre a rede de supermercados PREZUNIC |
title_sort |
Abastecimento de um centro de distribuição varejista:: estudo de caso sobre a rede de supermercados PREZUNIC |
author |
do Espirito Santo Santos, Elton |
author_facet |
do Espirito Santo Santos, Elton Silva, Fábio Braun Silva Alves, Marcelo Diniz Braun Silva, Thiene Queiroz Gomes Ferreira, Denílson Brauer Gomes, Marcus |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Fábio Braun Silva Alves, Marcelo Diniz Braun Silva, Thiene Queiroz Gomes Ferreira, Denílson Brauer Gomes, Marcus |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Espirito Santo Santos, Elton Silva, Fábio Braun Silva Alves, Marcelo Diniz Braun Silva, Thiene Queiroz Gomes Ferreira, Denílson Brauer Gomes, Marcus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ABASTECIMENTO, CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, VAREJISTA, SUPERMERCADO. |
topic |
ABASTECIMENTO, CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, VAREJISTA, SUPERMERCADO. |
description |
O objetivo desta pesquisa foi apresentar um conjunto de estratégias que podem ser aplicadas no setor varejista para melhorar os níveis de disponibilidade de itens cadastrados num centro de distribuição de uma rede de supermercados. Metodologicamente, foi realizada uma abordagem qualitativa por meio de pesquisa documental e estudo de caso em uma empresa do segmento varejista de supermercados. Os resultados indicaram que a restruturação organizacional, a utilização do sistema MRP (Material Requirements Planning) e a aplicação do projeto de cadastro EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados) resultaram no aumento da disponibilidade e na redução dos estoques de todas as empresas varejistas do grupo Cencosud no Brasil. Sendo assim, a aplicação das respectivas estratégias contribuiu para que as empresas ficassem mais competitivas no mercado varejista brasileiro. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/604 10.31994/rvs.v10i2.604 |
url |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/604 |
identifier_str_mv |
10.31994/rvs.v10i2.604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/604/334 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Vianna Sapiens https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Vianna Sapiens https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Vianna Júnior |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Vianna Júnior |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Vianna Sapiens; v. 10 n. 2 (2019): Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2019; 23 2177-3726 10.31994/rvs.v10i2 reponame:Vianna Sapiens instname:Instituto Vianna Júnior (IVJ) instacron:IVJ |
instname_str |
Instituto Vianna Júnior (IVJ) |
instacron_str |
IVJ |
institution |
IVJ |
reponame_str |
Vianna Sapiens |
collection |
Vianna Sapiens |
repository.name.fl_str_mv |
Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rzacarias@vianna.edu.br |
_version_ |
1798042480075079680 |