Abastecimento de um centro de distribuição varejista:: estudo de caso sobre a rede de supermercados PREZUNIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Espirito Santo Santos, Elton
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Fábio Braun, Silva Alves, Marcelo, Diniz Braun Silva, Thiene, Queiroz Gomes Ferreira, Denílson, Brauer Gomes, Marcus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vianna Sapiens
Texto Completo: https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/604
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi apresentar um conjunto de estratégias que podem ser aplicadas no setor varejista para melhorar os níveis de disponibilidade de itens cadastrados num centro de distribuição de uma rede de supermercados. Metodologicamente, foi realizada uma abordagem qualitativa por meio de pesquisa documental e estudo de caso em uma empresa do segmento varejista de supermercados. Os resultados indicaram que a restruturação organizacional, a utilização do sistema MRP (Material Requirements Planning) e a aplicação do projeto de cadastro EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados) resultaram no aumento da disponibilidade e na redução dos estoques de todas as empresas varejistas do grupo Cencosud no Brasil. Sendo assim, a aplicação das respectivas estratégias contribuiu para que as empresas ficassem mais competitivas no mercado varejista brasileiro.
id IVJ-0_5c3b873d3f4d97ad58857faaf43502a4
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/604
network_acronym_str IVJ-0
network_name_str Vianna Sapiens
repository_id_str
spelling Abastecimento de um centro de distribuição varejista:: estudo de caso sobre a rede de supermercados PREZUNICABASTECIMENTO, CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, VAREJISTA, SUPERMERCADO.O objetivo desta pesquisa foi apresentar um conjunto de estratégias que podem ser aplicadas no setor varejista para melhorar os níveis de disponibilidade de itens cadastrados num centro de distribuição de uma rede de supermercados. Metodologicamente, foi realizada uma abordagem qualitativa por meio de pesquisa documental e estudo de caso em uma empresa do segmento varejista de supermercados. Os resultados indicaram que a restruturação organizacional, a utilização do sistema MRP (Material Requirements Planning) e a aplicação do projeto de cadastro EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados) resultaram no aumento da disponibilidade e na redução dos estoques de todas as empresas varejistas do grupo Cencosud no Brasil. Sendo assim, a aplicação das respectivas estratégias contribuiu para que as empresas ficassem mais competitivas no mercado varejista brasileiro.Faculdades Integradas Vianna Júnior2019-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/60410.31994/rvs.v10i2.604Revista Vianna Sapiens; v. 10 n. 2 (2019): Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2019; 232177-372610.31994/rvs.v10i2reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/604/334Copyright (c) 2019 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdo Espirito Santo Santos, Elton Silva, Fábio BraunSilva Alves, MarceloDiniz Braun Silva, ThieneQueiroz Gomes Ferreira, DenílsonBrauer Gomes, Marcus2023-09-13T18:23:54Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/604Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-09-13T18:23:54Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Abastecimento de um centro de distribuição varejista:: estudo de caso sobre a rede de supermercados PREZUNIC
title Abastecimento de um centro de distribuição varejista:: estudo de caso sobre a rede de supermercados PREZUNIC
spellingShingle Abastecimento de um centro de distribuição varejista:: estudo de caso sobre a rede de supermercados PREZUNIC
do Espirito Santo Santos, Elton
ABASTECIMENTO, CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, VAREJISTA, SUPERMERCADO.
title_short Abastecimento de um centro de distribuição varejista:: estudo de caso sobre a rede de supermercados PREZUNIC
title_full Abastecimento de um centro de distribuição varejista:: estudo de caso sobre a rede de supermercados PREZUNIC
title_fullStr Abastecimento de um centro de distribuição varejista:: estudo de caso sobre a rede de supermercados PREZUNIC
title_full_unstemmed Abastecimento de um centro de distribuição varejista:: estudo de caso sobre a rede de supermercados PREZUNIC
title_sort Abastecimento de um centro de distribuição varejista:: estudo de caso sobre a rede de supermercados PREZUNIC
author do Espirito Santo Santos, Elton
author_facet do Espirito Santo Santos, Elton
Silva, Fábio Braun
Silva Alves, Marcelo
Diniz Braun Silva, Thiene
Queiroz Gomes Ferreira, Denílson
Brauer Gomes, Marcus
author_role author
author2 Silva, Fábio Braun
Silva Alves, Marcelo
Diniz Braun Silva, Thiene
Queiroz Gomes Ferreira, Denílson
Brauer Gomes, Marcus
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Espirito Santo Santos, Elton
Silva, Fábio Braun
Silva Alves, Marcelo
Diniz Braun Silva, Thiene
Queiroz Gomes Ferreira, Denílson
Brauer Gomes, Marcus
dc.subject.por.fl_str_mv ABASTECIMENTO, CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, VAREJISTA, SUPERMERCADO.
topic ABASTECIMENTO, CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, VAREJISTA, SUPERMERCADO.
description O objetivo desta pesquisa foi apresentar um conjunto de estratégias que podem ser aplicadas no setor varejista para melhorar os níveis de disponibilidade de itens cadastrados num centro de distribuição de uma rede de supermercados. Metodologicamente, foi realizada uma abordagem qualitativa por meio de pesquisa documental e estudo de caso em uma empresa do segmento varejista de supermercados. Os resultados indicaram que a restruturação organizacional, a utilização do sistema MRP (Material Requirements Planning) e a aplicação do projeto de cadastro EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados) resultaram no aumento da disponibilidade e na redução dos estoques de todas as empresas varejistas do grupo Cencosud no Brasil. Sendo assim, a aplicação das respectivas estratégias contribuiu para que as empresas ficassem mais competitivas no mercado varejista brasileiro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/604
10.31994/rvs.v10i2.604
url https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/604
identifier_str_mv 10.31994/rvs.v10i2.604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/604/334
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
dc.source.none.fl_str_mv Revista Vianna Sapiens; v. 10 n. 2 (2019): Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2019; 23
2177-3726
10.31994/rvs.v10i2
reponame:Vianna Sapiens
instname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron:IVJ
instname_str Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron_str IVJ
institution IVJ
reponame_str Vianna Sapiens
collection Vianna Sapiens
repository.name.fl_str_mv Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)
repository.mail.fl_str_mv ||rzacarias@vianna.edu.br
_version_ 1798042480075079680