O ENSINO DE ASTRONOMIA NA CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: UBINSKI, Juliana Alves da Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: BECKER, Willyan Ronaldo, STRIEDER, Dulce Maria
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5758
Resumo: A curiosidade e o desejo de desvendar os mistérios que cercam o Universo levou o homem a olhar para o céu cada vez com maior freqüência, procurando respostas para as mais variadas perguntas. Já nos primeiros registros da civilização é possível constatar a existência de conhecimentos astronômicos norteando as atividades das pessoas. Uma das questões que (re)surge por conseqüência das atuais discussões em torno do ensino da Astronomia, é sobre formação dos professores que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e o potencial desta em contribuir para uma efetiva aprendizagem do tema. Para avaliar tal formação, foram convidados a responder um questionário estudantes do curso de Pedagogia do Centro de Educação, Comunicação e Artes da UNIOESTE-Campus de Cascavel, que participavam de uma oficina da Astronomia promovida por esta Instituição em parceria com o grupo de Astronomia do Colégio Estadual Horácio Ribeiro dos Reis. Observamos que a carga horária prevista na formação inicial é, segundo os próprios graduandos, muito pequena pela importância desse conteúdo e dos demais conteúdos científicos, pois, conforme indicado pelos investigados, a Astronomia é abordada (quando é) apenas na disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências, integrante curricular do último ano do curso. Tal situação gera uma formação docente deficiente relativamente ao tema em questão, o que associado a carência de materiais didáticos apropriados, pode levar a dificuldades relevantes na aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
id UNICESU -1_e4228fc45a82656b01ce9866d910349f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5758
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling O ENSINO DE ASTRONOMIA NA CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIAEnsino de astronomiaEnsino fundamentalFormação de professoresPedagogiaA curiosidade e o desejo de desvendar os mistérios que cercam o Universo levou o homem a olhar para o céu cada vez com maior freqüência, procurando respostas para as mais variadas perguntas. Já nos primeiros registros da civilização é possível constatar a existência de conhecimentos astronômicos norteando as atividades das pessoas. Uma das questões que (re)surge por conseqüência das atuais discussões em torno do ensino da Astronomia, é sobre formação dos professores que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e o potencial desta em contribuir para uma efetiva aprendizagem do tema. Para avaliar tal formação, foram convidados a responder um questionário estudantes do curso de Pedagogia do Centro de Educação, Comunicação e Artes da UNIOESTE-Campus de Cascavel, que participavam de uma oficina da Astronomia promovida por esta Instituição em parceria com o grupo de Astronomia do Colégio Estadual Horácio Ribeiro dos Reis. Observamos que a carga horária prevista na formação inicial é, segundo os próprios graduandos, muito pequena pela importância desse conteúdo e dos demais conteúdos científicos, pois, conforme indicado pelos investigados, a Astronomia é abordada (quando é) apenas na disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências, integrante curricular do último ano do curso. Tal situação gera uma formação docente deficiente relativamente ao tema em questão, o que associado a carência de materiais didáticos apropriados, pode levar a dificuldades relevantes na aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.UniCesumar2020-05-05T17:37:27Z2020-05-05T17:37:27Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5758otherUBINSKI, Juliana Alves da SilvaBECKER, Willyan RonaldoSTRIEDER, Dulce Mariareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:55Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:08.269Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE ASTRONOMIA NA CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
title O ENSINO DE ASTRONOMIA NA CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
spellingShingle O ENSINO DE ASTRONOMIA NA CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
UBINSKI, Juliana Alves da Silva
Ensino de astronomia
Ensino fundamental
Formação de professores
Pedagogia
title_short O ENSINO DE ASTRONOMIA NA CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
title_full O ENSINO DE ASTRONOMIA NA CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
title_fullStr O ENSINO DE ASTRONOMIA NA CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
title_full_unstemmed O ENSINO DE ASTRONOMIA NA CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
title_sort O ENSINO DE ASTRONOMIA NA CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
author UBINSKI, Juliana Alves da Silva
author_facet UBINSKI, Juliana Alves da Silva
BECKER, Willyan Ronaldo
STRIEDER, Dulce Maria
author_role author
author2 BECKER, Willyan Ronaldo
STRIEDER, Dulce Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv UBINSKI, Juliana Alves da Silva
BECKER, Willyan Ronaldo
STRIEDER, Dulce Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de astronomia
Ensino fundamental
Formação de professores
Pedagogia
topic Ensino de astronomia
Ensino fundamental
Formação de professores
Pedagogia
dc.description.none.fl_txt_mv A curiosidade e o desejo de desvendar os mistérios que cercam o Universo levou o homem a olhar para o céu cada vez com maior freqüência, procurando respostas para as mais variadas perguntas. Já nos primeiros registros da civilização é possível constatar a existência de conhecimentos astronômicos norteando as atividades das pessoas. Uma das questões que (re)surge por conseqüência das atuais discussões em torno do ensino da Astronomia, é sobre formação dos professores que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e o potencial desta em contribuir para uma efetiva aprendizagem do tema. Para avaliar tal formação, foram convidados a responder um questionário estudantes do curso de Pedagogia do Centro de Educação, Comunicação e Artes da UNIOESTE-Campus de Cascavel, que participavam de uma oficina da Astronomia promovida por esta Instituição em parceria com o grupo de Astronomia do Colégio Estadual Horácio Ribeiro dos Reis. Observamos que a carga horária prevista na formação inicial é, segundo os próprios graduandos, muito pequena pela importância desse conteúdo e dos demais conteúdos científicos, pois, conforme indicado pelos investigados, a Astronomia é abordada (quando é) apenas na disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências, integrante curricular do último ano do curso. Tal situação gera uma formação docente deficiente relativamente ao tema em questão, o que associado a carência de materiais didáticos apropriados, pode levar a dificuldades relevantes na aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
description A curiosidade e o desejo de desvendar os mistérios que cercam o Universo levou o homem a olhar para o céu cada vez com maior freqüência, procurando respostas para as mais variadas perguntas. Já nos primeiros registros da civilização é possível constatar a existência de conhecimentos astronômicos norteando as atividades das pessoas. Uma das questões que (re)surge por conseqüência das atuais discussões em torno do ensino da Astronomia, é sobre formação dos professores que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e o potencial desta em contribuir para uma efetiva aprendizagem do tema. Para avaliar tal formação, foram convidados a responder um questionário estudantes do curso de Pedagogia do Centro de Educação, Comunicação e Artes da UNIOESTE-Campus de Cascavel, que participavam de uma oficina da Astronomia promovida por esta Instituição em parceria com o grupo de Astronomia do Colégio Estadual Horácio Ribeiro dos Reis. Observamos que a carga horária prevista na formação inicial é, segundo os próprios graduandos, muito pequena pela importância desse conteúdo e dos demais conteúdos científicos, pois, conforme indicado pelos investigados, a Astronomia é abordada (quando é) apenas na disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências, integrante curricular do último ano do curso. Tal situação gera uma formação docente deficiente relativamente ao tema em questão, o que associado a carência de materiais didáticos apropriados, pode levar a dificuldades relevantes na aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-05-05T17:37:27Z
2020-05-05T17:37:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5758
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5758
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948604064727040