O ensino da Astronomia nos anos finais do ensino fundamental: uma abordagem fenomenológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buffon,Alessandra Daniela
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Neves,Marcos César Danhoni, Pereira,Ricardo Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100204
Resumo: Resumo: Entende-se a necessidade de dar voz aos professores para conhecer melhor o contexto em que estão inseridos. Desse modo, estabelece-se como problema a seguinte inquietude: na percepção dos professores da Educação Básica, como ocorre o Ensino da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental? Este artigo tem como objetivo discutir o Ensino da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental, na percepção dos professores. Para responder esse questionamento, o estudo teve como sujeitos de pesquisa docentes da disciplina de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada para constituição e análise de dados regem os princípios da pesquisa fenomenológica. Os resultados apontam para um ensino simplista com diferentes falhas nas distintas esferas educacionais, formando um grande aglomerado de problemas. Assim sendo, o Ensino de Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental ainda tem muitos obstáculos a serem superados a fim de oportunizar um ensino de qualidade para os educandos.
id UNESP-22_679b019332ed5ad9ebccd1da01abcc37
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132022000100204
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling O ensino da Astronomia nos anos finais do ensino fundamental: uma abordagem fenomenológicaEnsino de astronomiaFormação de professoresEnsino fundamentalResumo: Entende-se a necessidade de dar voz aos professores para conhecer melhor o contexto em que estão inseridos. Desse modo, estabelece-se como problema a seguinte inquietude: na percepção dos professores da Educação Básica, como ocorre o Ensino da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental? Este artigo tem como objetivo discutir o Ensino da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental, na percepção dos professores. Para responder esse questionamento, o estudo teve como sujeitos de pesquisa docentes da disciplina de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada para constituição e análise de dados regem os princípios da pesquisa fenomenológica. Os resultados apontam para um ensino simplista com diferentes falhas nas distintas esferas educacionais, formando um grande aglomerado de problemas. Assim sendo, o Ensino de Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental ainda tem muitos obstáculos a serem superados a fim de oportunizar um ensino de qualidade para os educandos.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100204Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320220006info:eu-repo/semantics/openAccessBuffon,Alessandra DanielaNeves,Marcos César DanhoniPereira,Ricardo Franciscopor2022-04-27T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132022000100204Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:21.089644Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da Astronomia nos anos finais do ensino fundamental: uma abordagem fenomenológica
title O ensino da Astronomia nos anos finais do ensino fundamental: uma abordagem fenomenológica
spellingShingle O ensino da Astronomia nos anos finais do ensino fundamental: uma abordagem fenomenológica
Buffon,Alessandra Daniela
Ensino de astronomia
Formação de professores
Ensino fundamental
title_short O ensino da Astronomia nos anos finais do ensino fundamental: uma abordagem fenomenológica
title_full O ensino da Astronomia nos anos finais do ensino fundamental: uma abordagem fenomenológica
title_fullStr O ensino da Astronomia nos anos finais do ensino fundamental: uma abordagem fenomenológica
title_full_unstemmed O ensino da Astronomia nos anos finais do ensino fundamental: uma abordagem fenomenológica
title_sort O ensino da Astronomia nos anos finais do ensino fundamental: uma abordagem fenomenológica
author Buffon,Alessandra Daniela
author_facet Buffon,Alessandra Daniela
Neves,Marcos César Danhoni
Pereira,Ricardo Francisco
author_role author
author2 Neves,Marcos César Danhoni
Pereira,Ricardo Francisco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buffon,Alessandra Daniela
Neves,Marcos César Danhoni
Pereira,Ricardo Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de astronomia
Formação de professores
Ensino fundamental
topic Ensino de astronomia
Formação de professores
Ensino fundamental
description Resumo: Entende-se a necessidade de dar voz aos professores para conhecer melhor o contexto em que estão inseridos. Desse modo, estabelece-se como problema a seguinte inquietude: na percepção dos professores da Educação Básica, como ocorre o Ensino da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental? Este artigo tem como objetivo discutir o Ensino da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental, na percepção dos professores. Para responder esse questionamento, o estudo teve como sujeitos de pesquisa docentes da disciplina de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada para constituição e análise de dados regem os princípios da pesquisa fenomenológica. Os resultados apontam para um ensino simplista com diferentes falhas nas distintas esferas educacionais, formando um grande aglomerado de problemas. Assim sendo, o Ensino de Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental ainda tem muitos obstáculos a serem superados a fim de oportunizar um ensino de qualidade para os educandos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100204
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320220006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959239249920