As relações ciência, tecnologia e sociedade (CTS) nas imagens de livros didáticos de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gildo, William Leite
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7648
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Josie Agatha Parrilha da Silva.
id UEM-10_91738644179fe552c62a17e8712cfaea
oai_identifier_str oai:localhost:1/7648
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling As relações ciência, tecnologia e sociedade (CTS) nas imagens de livros didáticos de biologiaCiência, Tecnologia e Sociedade (CTS)Letramento científico - Ensino médioEnsino de BiologiaBiologia - Livro didático - Ensino médio574.071Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientadora: Profª. Drª. Josie Agatha Parrilha da Silva.Coorientador: Prof. Dr. André Luis de OliveiraDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021.RESUMO: A pesquisa discute a potencialidade das imagens contidas nos livros didáticos de Biologia em debater os impactos do desenvolvimento tecnológico e científico na sociedade e no meio ambiente. Essa proposta se fundamenta, principalmente, nos estudos da Ciência, Tecnologia e Sociedade, originados na década de 50, como consequência dos trágicos e irreparáveis danos deixados pela Segunda Guerra Mundial, tendo como acontecimento mais significativo o lançamento das bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, em 1945. Esse e outros acontecimentos posteriores pautaram discussões envolvendo relações existentes entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e, atualmente, esse debate se expande para diversos contextos: político, social, ambiental e, principalmente, no Brasil, no âmbito educacional. A partir disso, destaca-se a questão desta pesquisa: as imagens apresentadas nos livros didáticos de Biologia do 1° ano do Ensino Médio apresentam potencialidades para discutir a temática Ciência, Tecnologia e Sociedade? O objetivo geral do estudo é analisar a potencialidade Ciência, Tecnologia e Sociedade das imagens apresentadas em/nos livros didáticos de Biologia, disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (2018), em discutir as questões sociais envolvidas no desenvolvimento da ciência e tecnologia. As imagens foram selecionadas conforme as temáticas apresentadas pelos livros didáticos e, em seguida, a amostra foi categorizada em: baixa potencialidade Ciência, Tecnologia e Sociedade, potencialidade regular Ciência, Tecnologia e Sociedade, boa potencialidade Ciência, Tecnologia e Sociedade e alta potencialidade Ciência, Tecnologia e Sociedade. Ao todo, foram amostradas e classificadas 128 imagens, sendo 22 com baixa potencialidade; 27 com potencialidade regular; 45 com boa potencialidade e 34 com alta potencialidade. Para validar as análises realizadas, foram selecionadas, aleatoriamente, 11 imagens para apreciação de um grupo focal, composto por alunos do 5° ano, do curso de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura), da Universidade Estadual de Maringá. As análises do grupo se mostraram semelhantes às análises anteriormente realizadas, o que corrobora e contribui para a validação dos resultados. Ao fim da pesquisa, conclui-se que, apesar de os livros apresentarem imagens relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade, nem todas demonstram alta potencialidade em discutir a temática e algumas imagens apenas preenchem espaços e ilustram as páginas dos livros didáticos.ABSTRACT: The research discusses the potential of the images contained in Biology textbooks to debate the impacts of technological and scientific development on society and the environment. This proposal is based mainly on studies of Science, Technology and Society, which originated in the 1950, because of the tragic and irreparable damage left by World War II, with the most significant event being the dropping of atomic bombs on the cities of Hiroshima and Nagasaki, in 1945. This and other subsequent events guided discussions involving existing relations between Science, Technology and Society and, currently, this debate expands to different contexts: political, social, environmental and, in Brazil, in the educational sphere. The question of this research is: do the images presented in Biology textbooks of the 1st year of High School present potential to discuss the theme Science, Technology and Society? The general objective of the study is to analyze the Science, Technology and Society potential of the images presented in/in Biology textbooks, made available by the National Textbook Program (2018), in discussing the social issues involved in the development of science and technology. The images were selected according to the themes presented by the textbooks and then the sample was categorized into low potentiality Science, Technology and Society, regular potentiality Science, Technology and Society, good potentiality Science, Technology and Society and high potentiality Science, Technology and Society. In all, 128 images were sampled and classified, 22 with low potential; 27 with regular capability; 45 with good potential and 34 with high potential. To validate the analyses, 11 images were randomly selected for consideration by a focus group, composed of 5th-year students from the Undergraduate Course in Biological Sciences at the State University of Maringá. The focus group analyzes were similar to the analyzes previously carried out, which corroborates and contributes to the validation of the results. At the end of the research, it is possible to conclude that, although the books present images related to Science, Technology and Society, not all of them show high potential for discussing the theme and some images only fill spaces and illustrate the pages of textbooks.117 f. : il. color.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringáCentro de Ciências ExatasSilva, Josie Agatha Parrilha daOliveira, André Luis deHeerdt, BettinaBatista, Michel CorciGildo, William Leite2024-10-29T20:36:25Z2024-10-29T20:36:25Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGILDO, William Leite. As relações ciência, tecnologia e sociedade (CTS) nas imagens de livros didáticos de biologia. 2021. 117 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021., Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7648info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2024-10-29T20:46:45Zoai:localhost:1/7648Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-10-29T20:46:45Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv As relações ciência, tecnologia e sociedade (CTS) nas imagens de livros didáticos de biologia
title As relações ciência, tecnologia e sociedade (CTS) nas imagens de livros didáticos de biologia
spellingShingle As relações ciência, tecnologia e sociedade (CTS) nas imagens de livros didáticos de biologia
Gildo, William Leite
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Letramento científico - Ensino médio
Ensino de Biologia
Biologia - Livro didático - Ensino médio
574.071
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short As relações ciência, tecnologia e sociedade (CTS) nas imagens de livros didáticos de biologia
title_full As relações ciência, tecnologia e sociedade (CTS) nas imagens de livros didáticos de biologia
title_fullStr As relações ciência, tecnologia e sociedade (CTS) nas imagens de livros didáticos de biologia
title_full_unstemmed As relações ciência, tecnologia e sociedade (CTS) nas imagens de livros didáticos de biologia
title_sort As relações ciência, tecnologia e sociedade (CTS) nas imagens de livros didáticos de biologia
author Gildo, William Leite
author_facet Gildo, William Leite
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Josie Agatha Parrilha da
Oliveira, André Luis de
Heerdt, Bettina
Batista, Michel Corci
dc.contributor.author.fl_str_mv Gildo, William Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Letramento científico - Ensino médio
Ensino de Biologia
Biologia - Livro didático - Ensino médio
574.071
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Letramento científico - Ensino médio
Ensino de Biologia
Biologia - Livro didático - Ensino médio
574.071
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description Orientadora: Profª. Drª. Josie Agatha Parrilha da Silva.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2024-10-29T20:36:25Z
2024-10-29T20:36:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GILDO, William Leite. As relações ciência, tecnologia e sociedade (CTS) nas imagens de livros didáticos de biologia. 2021. 117 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021., Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7648
identifier_str_mv GILDO, William Leite. As relações ciência, tecnologia e sociedade (CTS) nas imagens de livros didáticos de biologia. 2021. 117 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021., Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1825080413510434816