Abordagem CTSA e poluição em livros didáticos de biologia do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biava, Gislayne Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4381
Resumo: The didactic book, used many times as an important instrument of the basic education, receive lots of criticism, including an inappropriate language and the deflection between the contests of the book and the reality of the student. This study has the objective of analyze the pollution theme in three didactic books of college classes. The method was based in create a contests analysis and to evaluate the scientific contents in the books and if the books are adequate for a contemporary education as the STSA (science, technology, society and ambient) approach emphasize, in a new tendency of the didactic science, the search teaching, that let a citizen able to make up one's mind. The results show that these three didactic books bring up some mistakes about the scientific content and can't totally contribute to help in the formation of aware citizen to take decisions, but they present some features that indicate they are in the right way for this new perspective of teaching.
id UEM-10_4ea31754a0691f77d9516f58395a49e3
oai_identifier_str oai:localhost:1/4381
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Abordagem CTSA e poluição em livros didáticos de biologia do ensino médioBiologia - Livro didático - Ensino médioPoluição - Livro didático - Ensino médioLivro didático - Ensino médioCiências Exatas e da TerraMatemáticaThe didactic book, used many times as an important instrument of the basic education, receive lots of criticism, including an inappropriate language and the deflection between the contests of the book and the reality of the student. This study has the objective of analyze the pollution theme in three didactic books of college classes. The method was based in create a contests analysis and to evaluate the scientific contents in the books and if the books are adequate for a contemporary education as the STSA (science, technology, society and ambient) approach emphasize, in a new tendency of the didactic science, the search teaching, that let a citizen able to make up one's mind. The results show that these three didactic books bring up some mistakes about the scientific content and can't totally contribute to help in the formation of aware citizen to take decisions, but they present some features that indicate they are in the right way for this new perspective of teaching.O livro didático, principal instrumento norteador das aulas em toda educação básica, é alvo de inúmeras críticas, que vão desde a linguagem inapropriada que o mesmo apresenta até a descontextualização e desvinculação do conteúdo com a realidade do aluno. O presente trabalho teve como objetivo analisar como o tema poluição é apresentado em três Livros Didáticos de Biologia destinados ao Ensino Médio. A metodologia consistiu em estabelecer critérios de análise, para avaliar como os conteúdos científicos são apresentados e discutidos, bem como, se os livros estão adequados para uma educação contemporânea voltada para o exercício da cidadania, como enfatiza a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), em uma nova tendência da Didática das Ciências, o Ensino por Pesquisa, que preconiza um cidadão apto para a tomada de decisões. Os resultados demonstram que os livros didáticos analisados ainda apresentam certas falhas quanto ao conteúdo científico e que ainda não podem contribuir plenamente para auxiliar na formação de cidadãos conscientes na tomada de decisões, mas apresentam características que indicam estarem caminhando em rumo e esta nova perspectiva de ensino.106 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaUEMMaringá, PRCentro de Ciências ExatasAna Tiyomi ObaraViviane Souza Galvão - UNESPMaria Aparecida Rodrigues - UEMBiava, Gislayne Rodrigues2018-04-23T19:16:45Z2018-04-23T19:16:45Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4381porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-10-30T14:15:32Zoai:localhost:1/4381Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:57:32.578211Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem CTSA e poluição em livros didáticos de biologia do ensino médio
title Abordagem CTSA e poluição em livros didáticos de biologia do ensino médio
spellingShingle Abordagem CTSA e poluição em livros didáticos de biologia do ensino médio
Biava, Gislayne Rodrigues
Biologia - Livro didático - Ensino médio
Poluição - Livro didático - Ensino médio
Livro didático - Ensino médio
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short Abordagem CTSA e poluição em livros didáticos de biologia do ensino médio
title_full Abordagem CTSA e poluição em livros didáticos de biologia do ensino médio
title_fullStr Abordagem CTSA e poluição em livros didáticos de biologia do ensino médio
title_full_unstemmed Abordagem CTSA e poluição em livros didáticos de biologia do ensino médio
title_sort Abordagem CTSA e poluição em livros didáticos de biologia do ensino médio
author Biava, Gislayne Rodrigues
author_facet Biava, Gislayne Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ana Tiyomi Obara
Viviane Souza Galvão - UNESP
Maria Aparecida Rodrigues - UEM
dc.contributor.author.fl_str_mv Biava, Gislayne Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia - Livro didático - Ensino médio
Poluição - Livro didático - Ensino médio
Livro didático - Ensino médio
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Biologia - Livro didático - Ensino médio
Poluição - Livro didático - Ensino médio
Livro didático - Ensino médio
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description The didactic book, used many times as an important instrument of the basic education, receive lots of criticism, including an inappropriate language and the deflection between the contests of the book and the reality of the student. This study has the objective of analyze the pollution theme in three didactic books of college classes. The method was based in create a contests analysis and to evaluate the scientific contents in the books and if the books are adequate for a contemporary education as the STSA (science, technology, society and ambient) approach emphasize, in a new tendency of the didactic science, the search teaching, that let a citizen able to make up one's mind. The results show that these three didactic books bring up some mistakes about the scientific content and can't totally contribute to help in the formation of aware citizen to take decisions, but they present some features that indicate they are in the right way for this new perspective of teaching.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2018-04-23T19:16:45Z
2018-04-23T19:16:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4381
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841417213968384