O uso indiscriminado de antibióticos e suas consequências através de uma abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade) no ensino de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Paula Gomes Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APTHDM
Resumo: Apresentamos uma sequência didática com abordagem CTS para discutir o uso de antibióticos e suas consequências. Relatamos a experiência das atividades e discussões desenvolvidas durante as fases da sequência proposta, a saber: problematização; desenvolvimento; aplicação e reflexão. Os estudantes gravaram vídeos, como atividade de aplicação, nos quais apresentaram informações de reportagens sobre o tema. A análise dos vídeos demonstrou a facilidade com que os estudantes lidam com a tecnologia e como a abordagem CTS favorece o interesse dos estudantes. Entendemos que a sequência proposta está adequada aos objetivos de aprendizagem tanto de conteúdos conceituais, quanto ao desenvolvimento de habilidades de análise crítica dos contextos relacionados ao tema do uso de antibióticos.
id UFMG_f792c8f870498a8c8c4c59de26376290
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-APTHDM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marina Assis FonsecaAna Paula Gomes Ferreira2019-08-09T21:50:44Z2019-08-09T21:50:44Z2016-07-02http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APTHDMApresentamos uma sequência didática com abordagem CTS para discutir o uso de antibióticos e suas consequências. Relatamos a experiência das atividades e discussões desenvolvidas durante as fases da sequência proposta, a saber: problematização; desenvolvimento; aplicação e reflexão. Os estudantes gravaram vídeos, como atividade de aplicação, nos quais apresentaram informações de reportagens sobre o tema. A análise dos vídeos demonstrou a facilidade com que os estudantes lidam com a tecnologia e como a abordagem CTS favorece o interesse dos estudantes. Entendemos que a sequência proposta está adequada aos objetivos de aprendizagem tanto de conteúdos conceituais, quanto ao desenvolvimento de habilidades de análise crítica dos contextos relacionados ao tema do uso de antibióticos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAntibióticos  Biologia Ensino médioSequência didáticaCTSResistência bacterianaAntibióticosO uso indiscriminado de antibióticos e suas consequências através de uma abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade) no ensino de biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_final_ana_paula_gomes_fereira_revista_imprimir.pdfapplication/pdf605047https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APTHDM/1/monografia_final_ana_paula_gomes_fereira_revista_imprimir.pdf9b08a92aed39cc477b58f55e7077f5a7MD51TEXTmonografia_final_ana_paula_gomes_fereira_revista_imprimir.pdf.txtmonografia_final_ana_paula_gomes_fereira_revista_imprimir.pdf.txtExtracted texttext/plain107370https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APTHDM/2/monografia_final_ana_paula_gomes_fereira_revista_imprimir.pdf.txt4fb70089626d346c8c636a56dbdc1dafMD521843/BUOS-APTHDM2019-11-14 06:38:04.037oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-APTHDMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:38:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso indiscriminado de antibióticos e suas consequências através de uma abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade) no ensino de biologia
title O uso indiscriminado de antibióticos e suas consequências através de uma abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade) no ensino de biologia
spellingShingle O uso indiscriminado de antibióticos e suas consequências através de uma abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade) no ensino de biologia
Ana Paula Gomes Ferreira
Sequência didática
CTS
Resistência bacteriana
Antibióticos
Antibióticos  
Biologia 
Ensino médio
title_short O uso indiscriminado de antibióticos e suas consequências através de uma abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade) no ensino de biologia
title_full O uso indiscriminado de antibióticos e suas consequências através de uma abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade) no ensino de biologia
title_fullStr O uso indiscriminado de antibióticos e suas consequências através de uma abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade) no ensino de biologia
title_full_unstemmed O uso indiscriminado de antibióticos e suas consequências através de uma abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade) no ensino de biologia
title_sort O uso indiscriminado de antibióticos e suas consequências através de uma abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade) no ensino de biologia
author Ana Paula Gomes Ferreira
author_facet Ana Paula Gomes Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marina Assis Fonseca
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Paula Gomes Ferreira
contributor_str_mv Marina Assis Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática
CTS
Resistência bacteriana
Antibióticos
topic Sequência didática
CTS
Resistência bacteriana
Antibióticos
Antibióticos  
Biologia 
Ensino médio
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Antibióticos  
Biologia 
Ensino médio
description Apresentamos uma sequência didática com abordagem CTS para discutir o uso de antibióticos e suas consequências. Relatamos a experiência das atividades e discussões desenvolvidas durante as fases da sequência proposta, a saber: problematização; desenvolvimento; aplicação e reflexão. Os estudantes gravaram vídeos, como atividade de aplicação, nos quais apresentaram informações de reportagens sobre o tema. A análise dos vídeos demonstrou a facilidade com que os estudantes lidam com a tecnologia e como a abordagem CTS favorece o interesse dos estudantes. Entendemos que a sequência proposta está adequada aos objetivos de aprendizagem tanto de conteúdos conceituais, quanto ao desenvolvimento de habilidades de análise crítica dos contextos relacionados ao tema do uso de antibióticos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T21:50:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T21:50:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APTHDM
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APTHDM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APTHDM/1/monografia_final_ana_paula_gomes_fereira_revista_imprimir.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APTHDM/2/monografia_final_ana_paula_gomes_fereira_revista_imprimir.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b08a92aed39cc477b58f55e7077f5a7
4fb70089626d346c8c636a56dbdc1daf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676794725662720