Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trintin, Renata da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4654
Resumo: The main objective of this research is to analyze how the epistemological profile of the concept of force has developed throughout the history of Physics and to verify which epistemological profile is represented in the didactic books of High School Physics. In addition, we will analyze the epistemological obstacles present in these books that hinder the advance of the understanding of the concept of force to a higher epistemological profile. The books were selected from the list of the National Program of Didactic Book (PNLD) of Physics (2018). As a theoretical reference we rely on primary and secondary references on the concept of force and the epistemological works of Gaston Bachelard. We find four profiles of the concept of force throughout the history of Physics: Realist, Empirist, Classic Rationalist, and Full Rationalist. In the textbooks we realize that the number of words that fit the Empirist profile is very small. Among the epistemological obstacles encountered, we highlight: Unitary and Pragmatic Knowledge, Substantialist and Animist. There is extensive use of metaphors that fall into the last two obstacles cited and results in high levels of the Realistic profile in all books
id UEM-10_9826ea2f88ae84e64227e1288352d4ac
oai_identifier_str oai:localhost:1/4654
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de BachelardEnsino de físicaForça (mecânica)Formação inicial de professores - Ensino de químicaCiências Exatas e da TerraMatemáticaThe main objective of this research is to analyze how the epistemological profile of the concept of force has developed throughout the history of Physics and to verify which epistemological profile is represented in the didactic books of High School Physics. In addition, we will analyze the epistemological obstacles present in these books that hinder the advance of the understanding of the concept of force to a higher epistemological profile. The books were selected from the list of the National Program of Didactic Book (PNLD) of Physics (2018). As a theoretical reference we rely on primary and secondary references on the concept of force and the epistemological works of Gaston Bachelard. We find four profiles of the concept of force throughout the history of Physics: Realist, Empirist, Classic Rationalist, and Full Rationalist. In the textbooks we realize that the number of words that fit the Empirist profile is very small. Among the epistemological obstacles encountered, we highlight: Unitary and Pragmatic Knowledge, Substantialist and Animist. There is extensive use of metaphors that fall into the last two obstacles cited and results in high levels of the Realistic profile in all booksO objetivo principal desta pesquisa é analisar como o perfil epistemológico do conceito de força se desenvolveu ao longo da história da Física e verificar quais os perfis estão representados nos livros didáticos de Física do Ensino Médio. Além disso, analisaremos os obstáculos epistemológicos presentes nesses livros que prejudicam o avanço da compreensão do conceito de força para um perfil epistemológico superior. Os livros foram selecionados a partir da lista do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de Física (2018). Como referencial teórico nos apoiamos em referências primárias e secundárias sobre o conceito de força e nas obras epistemológicas de Gaston Bachelard. Encontramos quatro perfis do conceito de força ao longo da história da Física: Realista, Empirista, Racionalista Clássico e Racionalista Completo. Nos livros didáticos percebemos que é ínfima a quantidade de palavras que se enquadram no perfil Empirista. Dentre os obstáculos epistemológicos encontrados, destacamos: Conhecimento Unitário e Pragmático, Substancialista e Animista. Há extenso uso de metáforas que se enquadram nos dois últimos obstáculos citados e que resulta em altos níveis do perfil Realista em todos os livros143 f.Universidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasLuciano Carvalhais Gomes [Orientador] - UEMProf. Dr. Luciano Carvalhais GomesSérgio Camargo - UFPRMarcelo Pimentel da Silveira - UEMTrintin, Renata da Silva2018-08-10T12:43:21Z2018-08-10T12:43:21Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTRINTIN, Renata da Silva. Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard. 2018. 143 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4654porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-08-10T12:46:39Zoai:localhost:1/4654Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:57:48.889013Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard
title Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard
spellingShingle Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard
Trintin, Renata da Silva
Ensino de física
Força (mecânica)
Formação inicial de professores - Ensino de química
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard
title_full Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard
title_fullStr Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard
title_full_unstemmed Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard
title_sort Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard
author Trintin, Renata da Silva
author_facet Trintin, Renata da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luciano Carvalhais Gomes [Orientador] - UEM
Prof. Dr. Luciano Carvalhais Gomes
Sérgio Camargo - UFPR
Marcelo Pimentel da Silveira - UEM
dc.contributor.author.fl_str_mv Trintin, Renata da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Força (mecânica)
Formação inicial de professores - Ensino de química
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Ensino de física
Força (mecânica)
Formação inicial de professores - Ensino de química
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description The main objective of this research is to analyze how the epistemological profile of the concept of force has developed throughout the history of Physics and to verify which epistemological profile is represented in the didactic books of High School Physics. In addition, we will analyze the epistemological obstacles present in these books that hinder the advance of the understanding of the concept of force to a higher epistemological profile. The books were selected from the list of the National Program of Didactic Book (PNLD) of Physics (2018). As a theoretical reference we rely on primary and secondary references on the concept of force and the epistemological works of Gaston Bachelard. We find four profiles of the concept of force throughout the history of Physics: Realist, Empirist, Classic Rationalist, and Full Rationalist. In the textbooks we realize that the number of words that fit the Empirist profile is very small. Among the epistemological obstacles encountered, we highlight: Unitary and Pragmatic Knowledge, Substantialist and Animist. There is extensive use of metaphors that fall into the last two obstacles cited and results in high levels of the Realistic profile in all books
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-10T12:43:21Z
2018-08-10T12:43:21Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TRINTIN, Renata da Silva. Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard. 2018. 143 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4654
identifier_str_mv TRINTIN, Renata da Silva. Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard. 2018. 143 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841420640714752