Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4654 |
Resumo: | The main objective of this research is to analyze how the epistemological profile of the concept of force has developed throughout the history of Physics and to verify which epistemological profile is represented in the didactic books of High School Physics. In addition, we will analyze the epistemological obstacles present in these books that hinder the advance of the understanding of the concept of force to a higher epistemological profile. The books were selected from the list of the National Program of Didactic Book (PNLD) of Physics (2018). As a theoretical reference we rely on primary and secondary references on the concept of force and the epistemological works of Gaston Bachelard. We find four profiles of the concept of force throughout the history of Physics: Realist, Empirist, Classic Rationalist, and Full Rationalist. In the textbooks we realize that the number of words that fit the Empirist profile is very small. Among the epistemological obstacles encountered, we highlight: Unitary and Pragmatic Knowledge, Substantialist and Animist. There is extensive use of metaphors that fall into the last two obstacles cited and results in high levels of the Realistic profile in all books |
id |
UEM-10_9826ea2f88ae84e64227e1288352d4ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/4654 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de BachelardEnsino de físicaForça (mecânica)Formação inicial de professores - Ensino de químicaCiências Exatas e da TerraMatemáticaThe main objective of this research is to analyze how the epistemological profile of the concept of force has developed throughout the history of Physics and to verify which epistemological profile is represented in the didactic books of High School Physics. In addition, we will analyze the epistemological obstacles present in these books that hinder the advance of the understanding of the concept of force to a higher epistemological profile. The books were selected from the list of the National Program of Didactic Book (PNLD) of Physics (2018). As a theoretical reference we rely on primary and secondary references on the concept of force and the epistemological works of Gaston Bachelard. We find four profiles of the concept of force throughout the history of Physics: Realist, Empirist, Classic Rationalist, and Full Rationalist. In the textbooks we realize that the number of words that fit the Empirist profile is very small. Among the epistemological obstacles encountered, we highlight: Unitary and Pragmatic Knowledge, Substantialist and Animist. There is extensive use of metaphors that fall into the last two obstacles cited and results in high levels of the Realistic profile in all booksO objetivo principal desta pesquisa é analisar como o perfil epistemológico do conceito de força se desenvolveu ao longo da história da Física e verificar quais os perfis estão representados nos livros didáticos de Física do Ensino Médio. Além disso, analisaremos os obstáculos epistemológicos presentes nesses livros que prejudicam o avanço da compreensão do conceito de força para um perfil epistemológico superior. Os livros foram selecionados a partir da lista do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de Física (2018). Como referencial teórico nos apoiamos em referências primárias e secundárias sobre o conceito de força e nas obras epistemológicas de Gaston Bachelard. Encontramos quatro perfis do conceito de força ao longo da história da Física: Realista, Empirista, Racionalista Clássico e Racionalista Completo. Nos livros didáticos percebemos que é ínfima a quantidade de palavras que se enquadram no perfil Empirista. Dentre os obstáculos epistemológicos encontrados, destacamos: Conhecimento Unitário e Pragmático, Substancialista e Animista. Há extenso uso de metáforas que se enquadram nos dois últimos obstáculos citados e que resulta em altos níveis do perfil Realista em todos os livros143 f.Universidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasLuciano Carvalhais Gomes [Orientador] - UEMProf. Dr. Luciano Carvalhais GomesSérgio Camargo - UFPRMarcelo Pimentel da Silveira - UEMTrintin, Renata da Silva2018-08-10T12:43:21Z2018-08-10T12:43:21Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTRINTIN, Renata da Silva. Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard. 2018. 143 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4654porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-08-10T12:46:39Zoai:localhost:1/4654Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:57:48.889013Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard |
title |
Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard |
spellingShingle |
Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard Trintin, Renata da Silva Ensino de física Força (mecânica) Formação inicial de professores - Ensino de química Ciências Exatas e da Terra Matemática |
title_short |
Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard |
title_full |
Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard |
title_fullStr |
Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard |
title_full_unstemmed |
Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard |
title_sort |
Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard |
author |
Trintin, Renata da Silva |
author_facet |
Trintin, Renata da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luciano Carvalhais Gomes [Orientador] - UEM Prof. Dr. Luciano Carvalhais Gomes Sérgio Camargo - UFPR Marcelo Pimentel da Silveira - UEM |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trintin, Renata da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Força (mecânica) Formação inicial de professores - Ensino de química Ciências Exatas e da Terra Matemática |
topic |
Ensino de física Força (mecânica) Formação inicial de professores - Ensino de química Ciências Exatas e da Terra Matemática |
description |
The main objective of this research is to analyze how the epistemological profile of the concept of force has developed throughout the history of Physics and to verify which epistemological profile is represented in the didactic books of High School Physics. In addition, we will analyze the epistemological obstacles present in these books that hinder the advance of the understanding of the concept of force to a higher epistemological profile. The books were selected from the list of the National Program of Didactic Book (PNLD) of Physics (2018). As a theoretical reference we rely on primary and secondary references on the concept of force and the epistemological works of Gaston Bachelard. We find four profiles of the concept of force throughout the history of Physics: Realist, Empirist, Classic Rationalist, and Full Rationalist. In the textbooks we realize that the number of words that fit the Empirist profile is very small. Among the epistemological obstacles encountered, we highlight: Unitary and Pragmatic Knowledge, Substantialist and Animist. There is extensive use of metaphors that fall into the last two obstacles cited and results in high levels of the Realistic profile in all books |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-10T12:43:21Z 2018-08-10T12:43:21Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TRINTIN, Renata da Silva. Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard. 2018. 143 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018. http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4654 |
identifier_str_mv |
TRINTIN, Renata da Silva. Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard. 2018. 143 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018. |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática Maringá, PR Centro de Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática Maringá, PR Centro de Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801841420640714752 |