APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA: Modelos de formação em disputa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4038 |
Resumo: | A Resolução CNE/CP Nº 2 de 2019, que define as diretrizes para os cursos de licenciatura, apresenta-se como um novo projeto. Neste cenário de transição, investigou-se as contribuições da formação inicial, para professores que vivenciaram sua formação na vigência da Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Trata-se dos resultados de uma pesquisa de doutorado a respeito da formação inicial e início de carreira de 15 professores de Pedagogia que desenvolveram atividades de alternância pedagógica. Esta proposta sugere a antecipação das situações de prática de ensino, sob supervisão de professores e tutores, como uma das estratégias que contribui para uma inserção profissional menos traumática. Os resultados evidenciam importantes espaços para aprendizagem situada da docência. Observa-se ainda aspectos que contribuíram para uma mudança gradual de conhecimentos e possibilidades de atuação nas aulas de Matemática. |
id |
UERN-5_1998eaa744d22ca4f91097d96a975d6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4038 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA: Modelos de formação em disputaformação inicial; Início de Carreira; Professores que ensinam MatemáticaA Resolução CNE/CP Nº 2 de 2019, que define as diretrizes para os cursos de licenciatura, apresenta-se como um novo projeto. Neste cenário de transição, investigou-se as contribuições da formação inicial, para professores que vivenciaram sua formação na vigência da Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Trata-se dos resultados de uma pesquisa de doutorado a respeito da formação inicial e início de carreira de 15 professores de Pedagogia que desenvolveram atividades de alternância pedagógica. Esta proposta sugere a antecipação das situações de prática de ensino, sob supervisão de professores e tutores, como uma das estratégias que contribui para uma inserção profissional menos traumática. Os resultados evidenciam importantes espaços para aprendizagem situada da docência. Observa-se ainda aspectos que contribuíram para uma mudança gradual de conhecimentos e possibilidades de atuação nas aulas de Matemática.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4038Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das políticas educacionais2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4038/3348Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGama da Costa, Andressa FlorcenaRaquel Miotto Morelatti, Maria2022-11-29T19:59:26Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4038Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-11-29T19:59:26Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA: Modelos de formação em disputa |
title |
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA: Modelos de formação em disputa |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA: Modelos de formação em disputa Gama da Costa, Andressa Florcena formação inicial; Início de Carreira; Professores que ensinam Matemática |
title_short |
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA: Modelos de formação em disputa |
title_full |
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA: Modelos de formação em disputa |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA: Modelos de formação em disputa |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA: Modelos de formação em disputa |
title_sort |
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA: Modelos de formação em disputa |
author |
Gama da Costa, Andressa Florcena |
author_facet |
Gama da Costa, Andressa Florcena Raquel Miotto Morelatti, Maria |
author_role |
author |
author2 |
Raquel Miotto Morelatti, Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gama da Costa, Andressa Florcena Raquel Miotto Morelatti, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação inicial; Início de Carreira; Professores que ensinam Matemática |
topic |
formação inicial; Início de Carreira; Professores que ensinam Matemática |
description |
A Resolução CNE/CP Nº 2 de 2019, que define as diretrizes para os cursos de licenciatura, apresenta-se como um novo projeto. Neste cenário de transição, investigou-se as contribuições da formação inicial, para professores que vivenciaram sua formação na vigência da Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Trata-se dos resultados de uma pesquisa de doutorado a respeito da formação inicial e início de carreira de 15 professores de Pedagogia que desenvolveram atividades de alternância pedagógica. Esta proposta sugere a antecipação das situações de prática de ensino, sob supervisão de professores e tutores, como uma das estratégias que contribui para uma inserção profissional menos traumática. Os resultados evidenciam importantes espaços para aprendizagem situada da docência. Observa-se ainda aspectos que contribuíram para uma mudança gradual de conhecimentos e possibilidades de atuação nas aulas de Matemática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4038 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4038/3348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das políticas educacionais 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751127085187072 |