O conceito de vida : um diálogo com professores pesquisadores das ciências biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jéssica Laguilio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5921
Resumo: Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria Júlia Corazza
id UEM-10_9d49de5f537e3383b85c1a600fb70c86
oai_identifier_str oai:localhost:1/5921
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling O conceito de vida : um diálogo com professores pesquisadores das ciências biológicasEpistemologia da biologiaFenômeno da vidaCiências - Teoria e filosofiaBiologia - Ensino superiorAnálise do discurso570.7Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientador: Prof.ª Dr.ª Maria Júlia CorazzaDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2016RESUMO: A biologia, uma das amplas áreas do conhecimento científico, tem empreendido esforços em seu percurso histórico para buscar a compreensão do fenômeno da vida. Como essa ciência tem sido construída por meio de estudos realizados em diferentes contextos, orientados por distintas situações-problema, contempla pensamentos diversificados sobre o seu objeto de estudo - a vida. Considerando que essa pluralidade de conhecimentos biológicos acerca dos fenômenos vitais se faz presente na formação de professores e pesquisadores, buscamos por meio desta pesquisa qualitativa compreender como esses profissionais, de diferentes áreas das ciências biológicas, atuantes em uma Instituição de Ensino Superior (IES) da região Noroeste do Paraná, utilizam seus conhecimentos ao elaborar um conceito e/ou definição de vida. Este estudo abrangeu uma amostra de treze profissionais do centro de Ciências Biológicas da IES contemplado a genética, a botânica, a bioquímica, a biologia celular, a evolução, a ecologia e a fisiologia. Os discursos dos professores pesquisadores, participantes da pesquisa, foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, as quais foram gravadas, transcritas e, posteriormente, tratadas pela análise de discurso (AD) da linha francesa. Ao seguirmos os pressupostos teóricos descritos por Orlandi (2001), pudemos extrair elementos discursivos dos sujeitos pesquisados, que foram alocados em blocos analíticos para facilitar as interpretações e produções de sentidos. Dessa forma, a AD foi utilizada como método auxiliador na interpretação dos significados produzidos nos diálogos dos sujeitos entrevistados, uma vez que esta estratégia nos permitiu revelar o pensamento oriundo das entrelinhas do discurso. Os dados demonstram que esses professores pesquisadores apresentaram dificuldades em responder o que é vida, mas, quando instigados à reflexão, por meio de questões norteadoras, revelaram elementos em seus discursos que indicam conhecimentos referentes à área de atuação, bem como a potencialidade de organizar um pensamento conceitual, que lhes permite chegar ora uma definição prototípica sobre a vida, ora a uma lista de propriedades que reiteram a vida enquanto processo, sendo essas concepções próximas de correntes de pensamento que compõem a epistemologia da biologiaABSTRACT: Biology, one of the broad areas of scientific knowledge, has made efforts in its historical journey to seek the understanding of the phenomenon of life. As this science has been built through studies in different contexts, guided by different problem situations, it includes diverse thoughts about its subject matter - life. Whereas this plurality of biological knowledge about the vital phenomena is present in the training of teachers and researchers, we seek through this qualitative research to understand how these professionals from different fields of life sciences, acting on a Higher Education Institution (HEI) of the Northwest the state of Paraná, use their expertise to develop a concept and / or definition of life. This study covered a sample of thirteen professionals from the center of Biological Sciences of a HEI, which were chosen according to the sub-area of biology in wich they worked such as genetics, botany, biochemistry, cell biology, evolution, ecology and physiology. In this study we present the speeches of these teacher-researchers, which were obtained with semi-structured interviews, which were recorded and transcribed. The data were analyzed by discourse analysis (AD) of the French line. As we follow the theoretical assumptions described by Orlandi (2001), we can extract elements of the discourse of the subjects surveyed, which were allocated in blocks to facilitate analytical interpretations and meaning productions. Thus, the AD was used as an auxiliary method to interpret the meanings in the dialogues pf the interviewed subjects, since this strategy has allowed us to extract the thoughts between the lines of the discourse. The data demonstrate that these teacher-researchers had difficulties in answering what is life, but when urged to reflect, through guiding questions, revealed elements in their speeches that indicate knowledge regarding their area of operation, as well as the capability to organize a conceptual thinking, which allows them to reach either a prototypical definition of life, or a list of properties that reiterate life as a process, arriving at conceptions close to currents of thought in the epistemology of biology126 f. : il.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasCorazza, Maria JúliaPessoa Junior, OsvaldoLorencini Júnior, ÁlvaroRodrigues, Jéssica Laguilio2020-10-15T15:06:00Z2020-10-15T15:06:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Jéssica Laguilio. O conceito de vida: um diálogo com professores pesquisadores das ciências biológicas. 2016. 126 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2016, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5921info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2020-10-15T15:11:43Zoai:localhost:1/5921Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:58.980447Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de vida : um diálogo com professores pesquisadores das ciências biológicas
title O conceito de vida : um diálogo com professores pesquisadores das ciências biológicas
spellingShingle O conceito de vida : um diálogo com professores pesquisadores das ciências biológicas
Rodrigues, Jéssica Laguilio
Epistemologia da biologia
Fenômeno da vida
Ciências - Teoria e filosofia
Biologia - Ensino superior
Análise do discurso
570.7
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short O conceito de vida : um diálogo com professores pesquisadores das ciências biológicas
title_full O conceito de vida : um diálogo com professores pesquisadores das ciências biológicas
title_fullStr O conceito de vida : um diálogo com professores pesquisadores das ciências biológicas
title_full_unstemmed O conceito de vida : um diálogo com professores pesquisadores das ciências biológicas
title_sort O conceito de vida : um diálogo com professores pesquisadores das ciências biológicas
author Rodrigues, Jéssica Laguilio
author_facet Rodrigues, Jéssica Laguilio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Corazza, Maria Júlia
Pessoa Junior, Osvaldo
Lorencini Júnior, Álvaro
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Jéssica Laguilio
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia da biologia
Fenômeno da vida
Ciências - Teoria e filosofia
Biologia - Ensino superior
Análise do discurso
570.7
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Epistemologia da biologia
Fenômeno da vida
Ciências - Teoria e filosofia
Biologia - Ensino superior
Análise do discurso
570.7
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria Júlia Corazza
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-10-15T15:06:00Z
2020-10-15T15:06:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Jéssica Laguilio. O conceito de vida: um diálogo com professores pesquisadores das ciências biológicas. 2016. 126 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2016, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5921
identifier_str_mv RODRIGUES, Jéssica Laguilio. O conceito de vida: um diálogo com professores pesquisadores das ciências biológicas. 2016. 126 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2016, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841378158706688