O formador e a licenciatura em física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Marcos Fernando Soares
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7484
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
id UEM-10_a519e77905e5af0d26724d268b346052
oai_identifier_str oai:localhost:1/7484
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling O formador e a licenciatura em física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e TecnologiaFísica - Formação de professoresFenomenologiaHermenêuticaLicenciatura em física507Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães JúniorCoorientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni NevesTese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021.RESUMO: Há diversos anos, inúmeros estudos e relatórios têm apontado que a formação inicial deprofessores tem sido insuficiente para o atendimento da demanda por estes profissionais naEducação Básica brasileira. Neste cenário de carência formativa, muitos professores atuam nas escolas sem possuírem habilitação específica na área em que exercem a docência. Entre as medidas tomadas pelo Estado para minimizar os impactos da insuficiência formativa dedocentes para a Educação Básica, identificamos a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a institucionalização das licenciaturas nesta "nova" instituição. Os IFs, entre tantas outras atribuições, e apesar de não possuírem tradição na oferta de cursos de formação de professores, devem oferecer, de modo preferencial, licenciaturas nas áreas científicas e na Matemática, consideradas como as mais carentes de docentes com habilitação específica na Educação Básica. A recente institucionalização das licenciaturas nos IFs, as características formativas vinculadas às suas instituições originárias, as especificidades impostas em lei aos IFs e a relativa escassez de estudos envolvendo o campo da formação de professores nestas instituições indicam a necessidade do desenvolvimento de pesquisas sobre a temática. Porém, mais do que estes aspectos, nossa vivência na atuação docente na licenciatura em Física de um IF tem nos deixado desassossegados e nos levado a refletir sobre o que é isto, a formação inicial de professores de Física no Instituto Federal? Com esta interrogação nos colocamos em um caminho investigativo visando aprofundar compreensões sobre o abordado. Para dar conta do buscado, assumimos uma postura fenomenológica-hermenêutica que nos direcionou a olhar para aquilo que pode se mostrar do fenômeno - a formação inicial de professores no IF -, tal como se mostra a partir de si mesmo. O interrogar constante, conforme a atitude assumida, nos levou àqueles que poderiam relatar experiências vivenciadas sobre a formação inicial de professores de Física em um IF. Assim, por meio de entrevistas nãoestruturadas, dialogamos com um grupo de seis professores formadores. Suas vivências manifestadas pela linguagem, foram transcritas e analisadas de modo a destacarmos asUnidades de Sentido, isto é, excertos que expressam o que de relevante se manifestava, e, a partir da hermenêutica, explicitamos nossas compreensões em Unidades de Significado e Asserções Articuladas na linguagem dos pesquisadores. Em seguida, conduzimos um movimento de redução fenomenológica a fim de emergirem categorias gerais que dizem sobre o estruturante do fenômeno: primeiramente, realizamos uma análise ideográfica, particularizada em cada uma das descrições, depois avançamos para a análise nomotética, considerando o conjunto dos relatos. Após sucessivos movimentos de redução fenomenológica, chegamos a duas categorias gerais que abordam sobre os formadores na licenciatura e sobre o lugar em que a licenciatura se encontra. A partir do que emergiu nas descrições dos sujeitos e se destacou nas categorias gerais, compreendemos que a formação inicial de professores de Física no IF parece se mostrar com um olhar advindo das experiências constituídas nas universidades pelos formadores, apresentando aspectos identitários do IF, do fazer docente e da licenciatura a partir desta visada; os docentes formadores se encontram imersos em muitas atividades que, para eles, se mostram como limitadoras do diálogo sistemático entre os formadores no curso e da realização efetiva de atividades de pesquisa.ABSTRACT: For several years, numerous studies and reports have pointed out that the teachers' initial education has been insufficient to accomplish the demand for these professionals in Brazilian Basic Education. In this scenario of lack of training, many teachers work in schools without having specific qualifications in the area in which they exercise the teaching. Among the measures taken by the State to reduce the impact of this lack of training for the teachers in the Basic Education, we identified the creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs) and the institutionalization of licentiate degrees in this "new" institution. The IFs, among many others responsibilities, and although they have no tradition in offering teacher training courses, they must offer, preferentially, licentiate degrees in mathematics and in scientific areas, considered as the most lacking in teachers with specific qualification in Basic Education. The recent institutionalization of licentiate degrees in the IFs, the teaching characteristics associated to its original institutions, the specificities imposed by law on IFs and the relative scarcity of studies involving the field of teacher education in these institutions indicate the need to develop researches on this subject. However, besides these aspects, our experience in teaching performance in the Physics teacher' training course of an IF has left us uneasy and led us to think about what is this, what is the teachers' initial education in Physics in the Federal Institute? With this question we put ourselves on an investigative path aiming to deepen understandings about this issue. To manage this subject, we assumed a phenomenological-hermeneutic posture that directed us to look at what may be shown of the phenomenon - the initial training of teachers in the IF - as in the way it is shown from itself. The constant questioning, as the assumed conduct, took us to the ones that could describe to us their experiences about the teachers' initial education of Physics in an IF. Thus, through unstructured interviews, we have spoken with a group of six trainer teachers. Their experiences, expressed by the speech, were transcribed and analyzed in order to highlight the Units of Sense, this is, excerpts that express the relevant things that were manifested, and, from the hermeneutic, we make our understandings explicit about the Units of Meaning and Articulated Assertions in the researchers' language. Thereafter, we have conducted a phenomenological reduction movement in order to emerge general categories that correspond to the structuring of the phenomenon: first, we have conducted an ideographic analysis, particularized in each of the descriptions, then we proceed to the nomothetic analysis, considering the set of reports. After successive movements of phenomenological reduction, we come to two general categories that deal with the teachers in the teacher' training course and the place where this teacher' training course is. Based on what has emerged in the descriptions of the subjects and stood out in the general categories, we understand that the initial formation of Physics teachers in the IF seems to show itself with a view arising from the experiences constituted in the universities by the trainers, presenting identity aspects of the IF, of the teaching and the licentiate degree based on this aim; the trainer teachers are immersed in many activities that, for them, they show themselves as limiting of the systematic dialogue between the trainers in the course and the effective realization of research activities.228 f. : il. color.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasMagalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-Nonenmacher, Sandra Elisabet BazanaKlüber, Tiago EmanuelSilva, Josie Agatha Parrilha daBatista, Michel CorciAlves, Marcos Fernando Soares2024-04-18T20:02:40Z2024-04-18T20:02:40Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfALVES, Marcos Fernando Soares. O formador e a licenciatura em física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2021. 228 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021., Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7484info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2024-04-18T20:14:00Zoai:localhost:1/7484Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T15:00:32.789101Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O formador e a licenciatura em física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
title O formador e a licenciatura em física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
spellingShingle O formador e a licenciatura em física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Alves, Marcos Fernando Soares
Física - Formação de professores
Fenomenologia
Hermenêutica
Licenciatura em física
507
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short O formador e a licenciatura em física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
title_full O formador e a licenciatura em física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
title_fullStr O formador e a licenciatura em física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
title_full_unstemmed O formador e a licenciatura em física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
title_sort O formador e a licenciatura em física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
author Alves, Marcos Fernando Soares
author_facet Alves, Marcos Fernando Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-
Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-
Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana
Klüber, Tiago Emanuel
Silva, Josie Agatha Parrilha da
Batista, Michel Corci
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Marcos Fernando Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Formação de professores
Fenomenologia
Hermenêutica
Licenciatura em física
507
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Física - Formação de professores
Fenomenologia
Hermenêutica
Licenciatura em física
507
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2024-04-18T20:02:40Z
2024-04-18T20:02:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Marcos Fernando Soares. O formador e a licenciatura em física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2021. 228 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021., Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7484
identifier_str_mv ALVES, Marcos Fernando Soares. O formador e a licenciatura em física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2021. 228 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021., Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841379603644416