Influências dos conselhos internacionais no ensino de geografia Fundamental I nas escolas municipais da cidade de Maringá-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bossoni, Clayton de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7238
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria das Graças de Lima
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spelling Influências dos conselhos internacionais no ensino de geografia Fundamental I nas escolas municipais da cidade de Maringá-PRInfluências estrangeiras - Estudo e ensino - BrasileirosEnsino de geografiaUNESCOBase Nacional Comum Curricular (BNCC)910.7Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria das Graças de LimaDissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2023RESUMO: Esta dissertação foi elaborada com o objetivo de analisar primeiramente algumas das principais influências estrangeiras que atuaram ou que ainda gozam de pleno funcionamento no território brasileiro sobretudo no âmbito educacional geográfico, as quais promoveram modificações nos planos e ações governamentais do país de acordo com seus interesses. Essas intervenções, foram protagonizadas por órgãos de caráter supranacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Banco Mundial (BIRD) e a União Geográfica Internacional Comissão para Educação Geográfica (UGI-CEG), os quais vêm atuando principalmente em países subdesenvolvidos ou emergentes. Nesse sentido, no decorrer deste trabalho serão realizadas análises e comprovações, enfatizando a internacionalidade educacional e suas influências, as quais foram impostas, a partir de convênios firmados com instituições estrangeiras e que promoveram modificações no ensino brasileiro, não somente de Geografia, mas em toda estrutura educacional. Conjuntamente, será exposto o cenário político brasileiro no qual se deram essas alterações, sendo direcionadas principalmente pela UNESCO e Banco Mundial, visto que são órgãos atuantes no âmbito educacional a nível mundial, os quais têm trabalhado em diversos campos e esferas, principalmente na macro política, que por sua vez tem o poder de promover mudanças político-administrativas, conforme as ambições destes organismos. Também será realizada uma breve apresentação e análise comparativa entre o Manual da UNESCO para o ensino de Geografia (1978) e a Base Nacional Comum Curricular-BNCC (2018), objetivando a observação e análise das influências internacionais abordados pela BNCC, que também se fazem presentes no manual da UNESCO. Por fim, será realizado um estudo de caso com os professores pedagogos, atuantes na rede municipal da cidade de Maringá-PR, cuja aplicação será realizada por meio de questionário, buscando dessa forma identificar e decifrar a prática dos professores do Ensino Fundamental I, frente à implantação da BNCC no ensino de GeografiaABSTRACT: This dissertation was elaborated with the objective of first analyzing some of the main foreign influences that acted or that still enjoy full functioning in The Brazilian territory, especially in the geographical educational sphere, which promoted changes in the country's government plans and actions according to their interests. These interventions were led by supranational bodies, such as the United Nations Educational, Science and Culture Organization (UNESCO), World Bank (IBRD) and the International Geographical Union Commission for Geographic Education (UGI-CEG), which have been acting mainly in underdeveloped or emerging countries. In this sense, in the course of this work will be carried out analyses and evidences, emphasizing educational internationality and its influences, which were imposed, from agreements signed with foreign institutions and that promoted changes in Brazilian teaching, not only geography, but in the entire educational structure. Together, the Brazilian political scenario in which these changes took place will be exposed, being directed mainly by UNESCO and the World Bank, since they are agencies working in the educational field worldwide, which have worked in various fields and spheres, mainly in macro politics, which in turn has the power to promote political and administrative changes, according to the ambitions of these bodies. A brief presentation and comparative analysis will also be carried out between the UNESCO Manual for the Teaching of Geography (1978) and the National Common Curriculum Base-BNCC (2018), aiming at the observation and analysis of the international influences addressed by the BNCC, which are also present in the UNESCO manual. Finally, a case study will be carried out with the teachers, working in the municipal network of the city of Maringá-PR, whose application will be carried out through a questionnaire, thus seeking to understand and decipher the practice of elementary school teachers, in view of the implementation of the BNCC in the teaching of GeographyLima, Maria das Graças deAndrade, Léia deFerreira, Maria Eugênia Moreira CostaUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesDepartamento de GeografiaPrograma de Pós-Graduação em GeografiaBossoni, Clayton de Oliveira2023-09-22T19:01:19Z2023-09-22T19:01:19Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis104 f. : il. 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