Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental : uma abordagem fenomenológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buffon, Alessandra Daniela
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5928
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
id UEM-10_af6a645fc5e93763103f11642747c1b0
oai_identifier_str oai:localhost:1/5928
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental : uma abordagem fenomenológicaAstronomia - EnsinoProfessores - Formação profissionalCiências - Estudo e ensinoEnsino fundamentalLivro didático520.7Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni NevesCoorientador: Prof. Dr. Ricardo Francisco PereiraTese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020RESUMO: Entende-se a necessidade de dar voz aos professores para conhecer melhor o contexto em que eles estão inseridos e ter uma percepção mais ampla do fazer docente e da influência dos depoimentos e de suas práticas para pesquisas acadêmicas, procurando diminuir cada vez mais o distanciamento entre universidade e escola. Desse modo, estabelece-se como problema a seguinte inquietude: "como ocorre o Ensino da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental?". A pesquisa tem como objetivo compreender o fenômeno do Ensino da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental do Núcleo Regional de Educação de Maringá / PR. Para responder esse questionamento, o estudo foi dividido em dois momentos: o primeiro teve como objeto de análise os livros didáticos de Ciências aprovados no PNLD 2017, e o segundo teve como sujeitos de pesquisa docentes da disciplina de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. As metodologias utilizadas para constituição e análise de dados regem os princípios da pesquisa qualitativa, de modo que, para a análise dos livros didáticos, o direcionamento foi o da pesquisa qualitativa descritiva e, para as entrevistas, gravadas em vídeo, os pressupostos da pesquisa fenomenológica husserliana. Como resultado, percebeu-se que o fenômeno do Ensino da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental foi estabelecido por nove aspectos: na abordagem em sala de aula, no interesse do aluno e do professor, a construção da Ciência, na presença nos documentos oficias da Educação, a presença nos livros didáticos, na limitação do acesso a recursos, nas falhas na formação inicial, na necessidade da formação complementar e nos relatos das práticas docentes. Por fim, constatou-se que as falhas na formação inicial e a limitação de acesso a recursos são os pontos de partida que fomentam a quase inexistência da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental, apesar da existência dos documentos oficiais da Educação Básica orientando para a inserção desta temática ao longo de todos os anos finais do Ensino Fundamental.ABSTRACT: We realize the need to give teachers a voice in order to better understand the context in which they are inserted and to have a broader perpection on the influence of their teaching practices and their testimonies for the academic research research, seeking to reduce the gap between university and school. The present study aims to point out the necessity of a reflection about the relation between Astronomy education and teachers training. This research aims to understand the phenomenon of Astronomy education in the final years of elementary school. Thus, the following question is established as a problem: "How does Astronomy Teaching take s place in the final years of Elementary School?" To Answer this question, this research is divided in two moments: the first moment has the Science textbooks validated on PNLD 2017 as research object, and the second has as research subjects teachers of Science discipline from the final years of elementary school. The methodologies used for data collection and analysis follow the principles of qualitative research, so that for the analysis of textbooks the direction of descriptive qualitative research was used and the interviews, recorded on video, followed the assumptions of Husserlian phenomenological research. The analysis of the obtained data was divided into categories in order to identify the phenomenon. As a result, it is clear that the phenomenon of astronomy teaching in the final years of elementary school is established by nine aspects: in classroom approach, students and teachers enthusiasm, in construction of Science, in presence in official documents of Education, in presence in textbooks, the limited access to resources, in failures in the initial formation, the need for complementary training and in reports of teaching practices. Finally, it is understood the need to continue giving voice to teachers in order to better understand the context in which they are inserted in. In additionally, we found that the failures in initial training and the limited access to resources are the starting points taht forsters the almost inexistence of Astronomy in final years of Elementary School, even though the official documents of Basic Education guide the insertion of this theme throughout all of the final years of elementary education.242 f. : il. color., figs., tabs.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasNeves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-Pereira, Ricardo FranciscoLanghi, RodolfoIachel, GustavoBatista, Michel CorciOliveira, André Luis deBuffon, Alessandra Daniela2020-10-19T15:17:59Z2020-10-19T15:17:59Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBUFFON, Alessandra Daniela. Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental: uma abordagem fenomenológica. 2020. 242 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5928info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2020-10-19T15:38:26Zoai:localhost:1/5928Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:59.319038Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental : uma abordagem fenomenológica
title Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental : uma abordagem fenomenológica
spellingShingle Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental : uma abordagem fenomenológica
Buffon, Alessandra Daniela
Astronomia - Ensino
Professores - Formação profissional
Ciências - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Livro didático
520.7
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental : uma abordagem fenomenológica
title_full Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental : uma abordagem fenomenológica
title_fullStr Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental : uma abordagem fenomenológica
title_full_unstemmed Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental : uma abordagem fenomenológica
title_sort Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental : uma abordagem fenomenológica
author Buffon, Alessandra Daniela
author_facet Buffon, Alessandra Daniela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-
Pereira, Ricardo Francisco
Langhi, Rodolfo
Iachel, Gustavo
Batista, Michel Corci
Oliveira, André Luis de
dc.contributor.author.fl_str_mv Buffon, Alessandra Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomia - Ensino
Professores - Formação profissional
Ciências - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Livro didático
520.7
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Astronomia - Ensino
Professores - Formação profissional
Ciências - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Livro didático
520.7
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-19T15:17:59Z
2020-10-19T15:17:59Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BUFFON, Alessandra Daniela. Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental: uma abordagem fenomenológica. 2020. 242 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5928
identifier_str_mv BUFFON, Alessandra Daniela. Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental: uma abordagem fenomenológica. 2020. 242 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841433279201280