Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental : uma abordagem fenomenológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5928 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves |
id |
UEM-10_af6a645fc5e93763103f11642747c1b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/5928 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental : uma abordagem fenomenológicaAstronomia - EnsinoProfessores - Formação profissionalCiências - Estudo e ensinoEnsino fundamentalLivro didático520.7Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni NevesCoorientador: Prof. Dr. Ricardo Francisco PereiraTese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020RESUMO: Entende-se a necessidade de dar voz aos professores para conhecer melhor o contexto em que eles estão inseridos e ter uma percepção mais ampla do fazer docente e da influência dos depoimentos e de suas práticas para pesquisas acadêmicas, procurando diminuir cada vez mais o distanciamento entre universidade e escola. Desse modo, estabelece-se como problema a seguinte inquietude: "como ocorre o Ensino da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental?". A pesquisa tem como objetivo compreender o fenômeno do Ensino da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental do Núcleo Regional de Educação de Maringá / PR. Para responder esse questionamento, o estudo foi dividido em dois momentos: o primeiro teve como objeto de análise os livros didáticos de Ciências aprovados no PNLD 2017, e o segundo teve como sujeitos de pesquisa docentes da disciplina de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. As metodologias utilizadas para constituição e análise de dados regem os princípios da pesquisa qualitativa, de modo que, para a análise dos livros didáticos, o direcionamento foi o da pesquisa qualitativa descritiva e, para as entrevistas, gravadas em vídeo, os pressupostos da pesquisa fenomenológica husserliana. Como resultado, percebeu-se que o fenômeno do Ensino da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental foi estabelecido por nove aspectos: na abordagem em sala de aula, no interesse do aluno e do professor, a construção da Ciência, na presença nos documentos oficias da Educação, a presença nos livros didáticos, na limitação do acesso a recursos, nas falhas na formação inicial, na necessidade da formação complementar e nos relatos das práticas docentes. Por fim, constatou-se que as falhas na formação inicial e a limitação de acesso a recursos são os pontos de partida que fomentam a quase inexistência da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental, apesar da existência dos documentos oficiais da Educação Básica orientando para a inserção desta temática ao longo de todos os anos finais do Ensino Fundamental.ABSTRACT: We realize the need to give teachers a voice in order to better understand the context in which they are inserted and to have a broader perpection on the influence of their teaching practices and their testimonies for the academic research research, seeking to reduce the gap between university and school. The present study aims to point out the necessity of a reflection about the relation between Astronomy education and teachers training. This research aims to understand the phenomenon of Astronomy education in the final years of elementary school. Thus, the following question is established as a problem: "How does Astronomy Teaching take s place in the final years of Elementary School?" To Answer this question, this research is divided in two moments: the first moment has the Science textbooks validated on PNLD 2017 as research object, and the second has as research subjects teachers of Science discipline from the final years of elementary school. The methodologies used for data collection and analysis follow the principles of qualitative research, so that for the analysis of textbooks the direction of descriptive qualitative research was used and the interviews, recorded on video, followed the assumptions of Husserlian phenomenological research. The analysis of the obtained data was divided into categories in order to identify the phenomenon. As a result, it is clear that the phenomenon of astronomy teaching in the final years of elementary school is established by nine aspects: in classroom approach, students and teachers enthusiasm, in construction of Science, in presence in official documents of Education, in presence in textbooks, the limited access to resources, in failures in the initial formation, the need for complementary training and in reports of teaching practices. Finally, it is understood the need to continue giving voice to teachers in order to better understand the context in which they are inserted in. In additionally, we found that the failures in initial training and the limited access to resources are the starting points taht forsters the almost inexistence of Astronomy in final years of Elementary School, even though the official documents of Basic Education guide the insertion of this theme throughout all of the final years of elementary education.242 f. : il. color., figs., tabs.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasNeves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-Pereira, Ricardo FranciscoLanghi, RodolfoIachel, GustavoBatista, Michel CorciOliveira, André Luis deBuffon, Alessandra Daniela2020-10-19T15:17:59Z2020-10-19T15:17:59Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBUFFON, Alessandra Daniela. Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental: uma abordagem fenomenológica. 2020. 242 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5928info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2020-10-19T15:38:26Zoai:localhost:1/5928Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:59.319038Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental : uma abordagem fenomenológica |
title |
Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental : uma abordagem fenomenológica |
spellingShingle |
Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental : uma abordagem fenomenológica Buffon, Alessandra Daniela Astronomia - Ensino Professores - Formação profissional Ciências - Estudo e ensino Ensino fundamental Livro didático 520.7 Ciências Exatas e da Terra Matemática |
title_short |
Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental : uma abordagem fenomenológica |
title_full |
Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental : uma abordagem fenomenológica |
title_fullStr |
Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental : uma abordagem fenomenológica |
title_full_unstemmed |
Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental : uma abordagem fenomenológica |
title_sort |
Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental : uma abordagem fenomenológica |
author |
Buffon, Alessandra Daniela |
author_facet |
Buffon, Alessandra Daniela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963- Pereira, Ricardo Francisco Langhi, Rodolfo Iachel, Gustavo Batista, Michel Corci Oliveira, André Luis de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buffon, Alessandra Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Astronomia - Ensino Professores - Formação profissional Ciências - Estudo e ensino Ensino fundamental Livro didático 520.7 Ciências Exatas e da Terra Matemática |
topic |
Astronomia - Ensino Professores - Formação profissional Ciências - Estudo e ensino Ensino fundamental Livro didático 520.7 Ciências Exatas e da Terra Matemática |
description |
Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-19T15:17:59Z 2020-10-19T15:17:59Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BUFFON, Alessandra Daniela. Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental: uma abordagem fenomenológica. 2020. 242 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5928 |
identifier_str_mv |
BUFFON, Alessandra Daniela. Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental: uma abordagem fenomenológica. 2020. 242 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática Maringá, PR Centro de Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática Maringá, PR Centro de Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258683381972992 |