Aulas práticas no ensino de ciências : a construção do conhecimento científico sobre protozoários por alunos do 7º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4414 |
Resumo: | In most schools of our country, many of the students never had the opportunity to participate in a practice class or join a teaching laboratory of science; however, this constructivist methodology of teaching can help a lot in building new scientific knowledge by the students, mainly because it is a time where the student is responsible for their own learning. Thus, this study was conducted in a group of the 7th grade of an elementary public school from Maringá-PR, in order to investigate issues related to the building knowledge on the protozoa subject, during investigative practice classes of the Science class. For this, the data acquisition and analysis were based on questionnaires completed by the students during dialogues that occurred in the application of a didactic sequence and in the pre and post concept maps made by the students. The mean results revealed that the construction of scientific knowledge through practical and laboratorial classes can also be afforded in environments that do not have properly working conditions and lack of materials; furthermore, the concept maps are a faithful instrument to evaluate teaching and learning, because it is a tool that permit checking the progress and the meaningful learning of the student. |
id |
UEM-10_b4e88973eb707498f71088eac9d27aa2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/4414 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aulas práticas no ensino de ciências : a construção do conhecimento científico sobre protozoários por alunos do 7º ano do ensino fundamentalCiênciasAulas práticasMapas conceituaisEstudo e ensinoLaboratórioConstrução do conhecimentoProtozoáriosAvaliaçãoMaringáParanáBrasil.Practical classesScienceConcept mapsLaboratoryConstruction of knowledgeProtozoaEvaluationMaringáParanáBrazil.Ciências Exatas e da TerraMatemáticaIn most schools of our country, many of the students never had the opportunity to participate in a practice class or join a teaching laboratory of science; however, this constructivist methodology of teaching can help a lot in building new scientific knowledge by the students, mainly because it is a time where the student is responsible for their own learning. Thus, this study was conducted in a group of the 7th grade of an elementary public school from Maringá-PR, in order to investigate issues related to the building knowledge on the protozoa subject, during investigative practice classes of the Science class. For this, the data acquisition and analysis were based on questionnaires completed by the students during dialogues that occurred in the application of a didactic sequence and in the pre and post concept maps made by the students. The mean results revealed that the construction of scientific knowledge through practical and laboratorial classes can also be afforded in environments that do not have properly working conditions and lack of materials; furthermore, the concept maps are a faithful instrument to evaluate teaching and learning, because it is a tool that permit checking the progress and the meaningful learning of the student.Na maioria das escolas de nosso país, grande parte dos estudantes nunca teve a oportunidade de participar de uma aula prática ou de entrar em um laboratório didático de Ciências, no entanto, essa metodologia de ensino pode vir a auxiliar e muito na construção de novos conhecimentos científicos por parte dos alunos, principalmente por ser um momento onde o aluno é o responsável pela sua própria aprendizagem. Dessa maneira, este trabalho foi desenvolvido em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de um colégio da rede pública do município de Maringá-PR, visando investigar questões relacionadas à construção de conhecimentos, quanto ao tema protozoários, em aulas práticas investigativas da disciplina de Ciências. Para tanto a obtenção e análise de dados foram baseadas em questionários respondidos pelos alunos, nos diálogos ocorridos durante a aplicação de uma seqüência didática aplicada e nos Mapas Conceituais prévios e posteriores confeccionados pelos alunos. Desta forma esta pesquisa evidenciou que a construção de conhecimento científico por intermédio de aulas práticas e laboratoriais também pode ser propiciada em ambientes que não possuam condições tão adequadas de trabalho e falta de materiais disponíveis e que os Mapas Conceituais constituem uma forma mais fiel de avaliação do ensino aprendizagem, por este ser um instrumento que possibilita verificar o avanço do aluno no que compete a aprendizagem significativa.89 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaUEMMaringá, PRCentro de Ciências ExatasDulcinéia Ester Pagani GianottoPatrícia Oliveira Rosa da Silva - UELAna Tiyomi Obara - UEMWeber, Marina Mariani2018-04-23T19:20:46Z2018-04-23T19:20:46Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4414porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-04-23T19:20:46Zoai:localhost:1/4414Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:57:34.672138Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aulas práticas no ensino de ciências : a construção do conhecimento científico sobre protozoários por alunos do 7º ano do ensino fundamental |
title |
Aulas práticas no ensino de ciências : a construção do conhecimento científico sobre protozoários por alunos do 7º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Aulas práticas no ensino de ciências : a construção do conhecimento científico sobre protozoários por alunos do 7º ano do ensino fundamental Weber, Marina Mariani Ciências Aulas práticas Mapas conceituais Estudo e ensino Laboratório Construção do conhecimento Protozoários Avaliação Maringá Paraná Brasil. Practical classes Science Concept maps Laboratory Construction of knowledge Protozoa Evaluation Maringá Paraná Brazil. Ciências Exatas e da Terra Matemática |
title_short |
Aulas práticas no ensino de ciências : a construção do conhecimento científico sobre protozoários por alunos do 7º ano do ensino fundamental |
title_full |
Aulas práticas no ensino de ciências : a construção do conhecimento científico sobre protozoários por alunos do 7º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Aulas práticas no ensino de ciências : a construção do conhecimento científico sobre protozoários por alunos do 7º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Aulas práticas no ensino de ciências : a construção do conhecimento científico sobre protozoários por alunos do 7º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Aulas práticas no ensino de ciências : a construção do conhecimento científico sobre protozoários por alunos do 7º ano do ensino fundamental |
author |
Weber, Marina Mariani |
author_facet |
Weber, Marina Mariani |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dulcinéia Ester Pagani Gianotto Patrícia Oliveira Rosa da Silva - UEL Ana Tiyomi Obara - UEM |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weber, Marina Mariani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Aulas práticas Mapas conceituais Estudo e ensino Laboratório Construção do conhecimento Protozoários Avaliação Maringá Paraná Brasil. Practical classes Science Concept maps Laboratory Construction of knowledge Protozoa Evaluation Maringá Paraná Brazil. Ciências Exatas e da Terra Matemática |
topic |
Ciências Aulas práticas Mapas conceituais Estudo e ensino Laboratório Construção do conhecimento Protozoários Avaliação Maringá Paraná Brasil. Practical classes Science Concept maps Laboratory Construction of knowledge Protozoa Evaluation Maringá Paraná Brazil. Ciências Exatas e da Terra Matemática |
description |
In most schools of our country, many of the students never had the opportunity to participate in a practice class or join a teaching laboratory of science; however, this constructivist methodology of teaching can help a lot in building new scientific knowledge by the students, mainly because it is a time where the student is responsible for their own learning. Thus, this study was conducted in a group of the 7th grade of an elementary public school from Maringá-PR, in order to investigate issues related to the building knowledge on the protozoa subject, during investigative practice classes of the Science class. For this, the data acquisition and analysis were based on questionnaires completed by the students during dialogues that occurred in the application of a didactic sequence and in the pre and post concept maps made by the students. The mean results revealed that the construction of scientific knowledge through practical and laboratorial classes can also be afforded in environments that do not have properly working conditions and lack of materials; furthermore, the concept maps are a faithful instrument to evaluate teaching and learning, because it is a tool that permit checking the progress and the meaningful learning of the student. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2018-04-23T19:20:46Z 2018-04-23T19:20:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4414 |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática UEM Maringá, PR Centro de Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática UEM Maringá, PR Centro de Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258672130752512 |