Leitura e mediação : a literatura infantil no contexto da pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Francielli Mendes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4139
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo o perfil de graduandos e graduados em Pedagogia na cidade de Cornélio Procópio - PR e a presença ou não de uma disciplina específica de Literatura Infantil nas instituições de Ensino Superior existentes nessa mesma cidade. A investigação buscou compreender como a Literatura Infantil é concebida e estudada nesses cursos de Pedagogia e o modo de mediação desse subsistema literário que visa à formação de leitores de literatura. Para isso, aplicamos questionários a graduandos de três instituições de Ensino Superior, sendo uma pública e duas de caráter privada e a graduados atuantes em vinte estabelecimentos de ensino, sendo dezesseis públicos e quatro particulares. Ainda, foram feitas entrevistas aos coordenadores desses cursos e aos professores da disciplina de Literatura Infantil. Desse modo, a dissertação se caracterizou tanto quantitativa como qualitativa, pois nesses questionários também foram solicitadas respostas dissertativas. Para o tratamento desses dados escolhemos referenciais teóricos advindos da Sociologia da Leitura, por disposição de estudo do público leitor, e mais profundamente a questão da mediação do texto literário em contexto escolar. Constatamos que o perfil desses profissionais não se caracteriza como leitores de textos literários, e a ausência de disciplina específica que trabalhe com a leitura do texto literário distancia a utilização da literatura como um instrumento de formação de leitores, pois, segundo os dados obtidos e analisados, esses profissionais, na prática da sala de aula, revelam não compreender teorias que privilegiam a leitura do texto literário como objeto
id UEM-10_bf04f2ae8feb8d626f0573096144e495
oai_identifier_str oai:localhost:1/4139
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Leitura e mediação : a literatura infantil no contexto da pedagogiaReading and mediation \b: juvenile literature in the pedagogical contextLiteratura infantojuvenilLeituraMediaçãoLeitorFormaçãoFormação de leitoresPedagogiaBrasil.Children literatureEeadingMediationReaders formationPedagogyBrazil.Linguística, Letras e ArtesLetrasEsta dissertação tem como objeto de estudo o perfil de graduandos e graduados em Pedagogia na cidade de Cornélio Procópio - PR e a presença ou não de uma disciplina específica de Literatura Infantil nas instituições de Ensino Superior existentes nessa mesma cidade. A investigação buscou compreender como a Literatura Infantil é concebida e estudada nesses cursos de Pedagogia e o modo de mediação desse subsistema literário que visa à formação de leitores de literatura. Para isso, aplicamos questionários a graduandos de três instituições de Ensino Superior, sendo uma pública e duas de caráter privada e a graduados atuantes em vinte estabelecimentos de ensino, sendo dezesseis públicos e quatro particulares. Ainda, foram feitas entrevistas aos coordenadores desses cursos e aos professores da disciplina de Literatura Infantil. Desse modo, a dissertação se caracterizou tanto quantitativa como qualitativa, pois nesses questionários também foram solicitadas respostas dissertativas. Para o tratamento desses dados escolhemos referenciais teóricos advindos da Sociologia da Leitura, por disposição de estudo do público leitor, e mais profundamente a questão da mediação do texto literário em contexto escolar. Constatamos que o perfil desses profissionais não se caracteriza como leitores de textos literários, e a ausência de disciplina específica que trabalhe com a leitura do texto literário distancia a utilização da literatura como um instrumento de formação de leitores, pois, segundo os dados obtidos e analisados, esses profissionais, na prática da sala de aula, revelam não compreender teorias que privilegiam a leitura do texto literário como objeto133 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em LetrasUEMMaringá, PRCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesAlice Áurea Penteado MarthaWeslei Candido - UEMRenata Junqueira - UNESPPereira, Francielli Mendes2018-04-18T19:27:04Z2018-04-18T19:27:04Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4139porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-04-18T19:27:04Zoai:localhost:1/4139Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:57:20.119052Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e mediação : a literatura infantil no contexto da pedagogia
Reading and mediation \b: juvenile literature in the pedagogical context
title Leitura e mediação : a literatura infantil no contexto da pedagogia
spellingShingle Leitura e mediação : a literatura infantil no contexto da pedagogia
Pereira, Francielli Mendes
Literatura infantojuvenil
Leitura
Mediação
Leitor
Formação
Formação de leitores
Pedagogia
Brasil.
Children literature
Eeading
Mediation
Readers formation
Pedagogy
Brazil.
Linguística, Letras e Artes
Letras
title_short Leitura e mediação : a literatura infantil no contexto da pedagogia
title_full Leitura e mediação : a literatura infantil no contexto da pedagogia
title_fullStr Leitura e mediação : a literatura infantil no contexto da pedagogia
title_full_unstemmed Leitura e mediação : a literatura infantil no contexto da pedagogia
title_sort Leitura e mediação : a literatura infantil no contexto da pedagogia
author Pereira, Francielli Mendes
author_facet Pereira, Francielli Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alice Áurea Penteado Martha
Weslei Candido - UEM
Renata Junqueira - UNESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Francielli Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantojuvenil
Leitura
Mediação
Leitor
Formação
Formação de leitores
Pedagogia
Brasil.
Children literature
Eeading
Mediation
Readers formation
Pedagogy
Brazil.
Linguística, Letras e Artes
Letras
topic Literatura infantojuvenil
Leitura
Mediação
Leitor
Formação
Formação de leitores
Pedagogia
Brasil.
Children literature
Eeading
Mediation
Readers formation
Pedagogy
Brazil.
Linguística, Letras e Artes
Letras
description Esta dissertação tem como objeto de estudo o perfil de graduandos e graduados em Pedagogia na cidade de Cornélio Procópio - PR e a presença ou não de uma disciplina específica de Literatura Infantil nas instituições de Ensino Superior existentes nessa mesma cidade. A investigação buscou compreender como a Literatura Infantil é concebida e estudada nesses cursos de Pedagogia e o modo de mediação desse subsistema literário que visa à formação de leitores de literatura. Para isso, aplicamos questionários a graduandos de três instituições de Ensino Superior, sendo uma pública e duas de caráter privada e a graduados atuantes em vinte estabelecimentos de ensino, sendo dezesseis públicos e quatro particulares. Ainda, foram feitas entrevistas aos coordenadores desses cursos e aos professores da disciplina de Literatura Infantil. Desse modo, a dissertação se caracterizou tanto quantitativa como qualitativa, pois nesses questionários também foram solicitadas respostas dissertativas. Para o tratamento desses dados escolhemos referenciais teóricos advindos da Sociologia da Leitura, por disposição de estudo do público leitor, e mais profundamente a questão da mediação do texto literário em contexto escolar. Constatamos que o perfil desses profissionais não se caracteriza como leitores de textos literários, e a ausência de disciplina específica que trabalhe com a leitura do texto literário distancia a utilização da literatura como um instrumento de formação de leitores, pois, segundo os dados obtidos e analisados, esses profissionais, na prática da sala de aula, revelam não compreender teorias que privilegiam a leitura do texto literário como objeto
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-04-18T19:27:04Z
2018-04-18T19:27:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4139
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Letras
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Letras
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258630856704000