Imagens e argumentos ecológicos nos livros didáticos : que educação ambiental é construída?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bilthauer, Marisa Inês
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4508
Resumo: This dissertation has as objective to analyze the analogies and metaphors of 12 books concerning Ecology and Ambient Education; 4 books from 1st to 4th series of the elementary school; 4 books from 5th to 8th also of the elementary school and 4 books from the secondary school. Methodologically we carry through the rhetorical examination of the subjects ecology and ambient education including illustrations gifts in those books. As conclusion we got: a) the metaphors harmony and balance of the nature confer to the analyzed collections of books wrong conceptions of ecosystem and environment; b) the metaphors population, community, the ecosystem notion, niche, habitat, net, web are reduced to the individual analogy, having contradicted the concept of ecology and ecosystem that deal with population and not individual dynamic.
id UEM-10_d200047783e588ac9b61830fdf9f7c3d
oai_identifier_str oai:localhost:1/4508
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Imagens e argumentos ecológicos nos livros didáticos : que educação ambiental é construída?Educação ambientalMetáfora e analogiaLivro didáticoCiências e biologiaEcologiaBrasilEcologyAmbient EducationDidactical bookMetaphor and analogyBrazilCiências Exatas e da TerraMatemáticaThis dissertation has as objective to analyze the analogies and metaphors of 12 books concerning Ecology and Ambient Education; 4 books from 1st to 4th series of the elementary school; 4 books from 5th to 8th also of the elementary school and 4 books from the secondary school. Methodologically we carry through the rhetorical examination of the subjects ecology and ambient education including illustrations gifts in those books. As conclusion we got: a) the metaphors harmony and balance of the nature confer to the analyzed collections of books wrong conceptions of ecosystem and environment; b) the metaphors population, community, the ecosystem notion, niche, habitat, net, web are reduced to the individual analogy, having contradicted the concept of ecology and ecosystem that deal with population and not individual dynamic.Esta dissertação teve como objetivo analisar as analogias e metáforas de 12 livros didáticos acerca de Ecologia e Educação Ambiental; 4 livros de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental; 4 livros de 5ª a 8 séries do Ensino Fundamental e 4 livros do Ensino Médio. Metodologicamente realizamos o exame retórico dos temas ecologia e educação ambiental incluindo as ilustrações presentes nos livros. Como conclusão obtivemos: a) as metáforas harmonia e equilíbrio da natureza conferem às coleções analisadas concepções errôneas de ecossistema e ambiente; b) as metáforas população, comunidade, a noção de ecossistema, nicho, habitat, rede, teia são reduzidas à analogia de indivíduo, contradizendo o conceito de ecologia e ecossistema que tratam de dinâmicas populacionais e não individuais.80 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de MatemáticaUEMMaringáCentro de Ciências ExatasLuzia Marta BelliniJozimar Paes Almeida - UELRegina Maria Pavanello - UEMBilthauer, Marisa Inês2018-04-23T19:22:49Z2018-04-23T19:22:49Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4508porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-04-23T19:22:49Zoai:localhost:1/4508Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:57:40.607989Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens e argumentos ecológicos nos livros didáticos : que educação ambiental é construída?
title Imagens e argumentos ecológicos nos livros didáticos : que educação ambiental é construída?
spellingShingle Imagens e argumentos ecológicos nos livros didáticos : que educação ambiental é construída?
Bilthauer, Marisa Inês
Educação ambiental
Metáfora e analogia
Livro didático
Ciências e biologia
Ecologia
Brasil
Ecology
Ambient Education
Didactical book
Metaphor and analogy
Brazil
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short Imagens e argumentos ecológicos nos livros didáticos : que educação ambiental é construída?
title_full Imagens e argumentos ecológicos nos livros didáticos : que educação ambiental é construída?
title_fullStr Imagens e argumentos ecológicos nos livros didáticos : que educação ambiental é construída?
title_full_unstemmed Imagens e argumentos ecológicos nos livros didáticos : que educação ambiental é construída?
title_sort Imagens e argumentos ecológicos nos livros didáticos : que educação ambiental é construída?
author Bilthauer, Marisa Inês
author_facet Bilthauer, Marisa Inês
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luzia Marta Bellini
Jozimar Paes Almeida - UEL
Regina Maria Pavanello - UEM
dc.contributor.author.fl_str_mv Bilthauer, Marisa Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Metáfora e analogia
Livro didático
Ciências e biologia
Ecologia
Brasil
Ecology
Ambient Education
Didactical book
Metaphor and analogy
Brazil
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Educação ambiental
Metáfora e analogia
Livro didático
Ciências e biologia
Ecologia
Brasil
Ecology
Ambient Education
Didactical book
Metaphor and analogy
Brazil
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description This dissertation has as objective to analyze the analogies and metaphors of 12 books concerning Ecology and Ambient Education; 4 books from 1st to 4th series of the elementary school; 4 books from 5th to 8th also of the elementary school and 4 books from the secondary school. Methodologically we carry through the rhetorical examination of the subjects ecology and ambient education including illustrations gifts in those books. As conclusion we got: a) the metaphors harmony and balance of the nature confer to the analyzed collections of books wrong conceptions of ecosystem and environment; b) the metaphors population, community, the ecosystem notion, niche, habitat, net, web are reduced to the individual analogy, having contradicted the concept of ecology and ecosystem that deal with population and not individual dynamic.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2018-04-23T19:22:49Z
2018-04-23T19:22:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4508
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática
UEM
Maringá
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática
UEM
Maringá
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841418363207680