Tecnologia assistiva no ensino fundamental : a audioteca como instrumento de inclusão no processo do letramento literário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Regina Corcini
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7410
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Luciane Braz Perez Mincoff
id UEM-10_d586fb75bd6fb1c713f9e84b8408e922
oai_identifier_str oai:localhost:1/7410
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Tecnologia assistiva no ensino fundamental : a audioteca como instrumento de inclusão no processo do letramento literárioLetramentoTecnologia assistivaCegueiraLeitura literáriaOralidade418.4Orientadora: Prof.ª Dr.ª Luciane Braz Perez MincoffDissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2018RESUMO: O índice de matrículas de alunos com deficiências no ensino regular vem crescendo, porém, há muito o que se conquistar para a inclusão desses alunos nas salas de aula, para que possam ter acesso aos letramentos, sem discriminação ou embaraços. Assim, esta pesquisa teve como objetivo principal analisar o processo de construção de uma audioteca, realizada por alunos normovisuais dos anos finais do EF, visando ser um recurso em tecnologia assistiva a leitores cegos, com isso, contribuindo para a inclusão escolar e para o letramento literário deles e de quaisquer leitores que apresentem dificuldades na leitura de textos escritos. Inserida na Linguística Aplicada, a metodologia de pesquisa se apoiou no paradigma da pesquisa-ação, de base interpretativista, e apresentou como tema as práticas da modalidade oral e do ensino da leitura literária aos alunos normovisuais ledores, à luz da Análise Dialógica de Discurso do Círculo de Bakhtin, com contribuições dos Estudos sobre Letramentos e o uso da tecnologia na educação. Para isso, a pesquisa apresentou dois objetivos específicos: (a) reconhecer a oralização como modalidade linguístico-metodológica para o ensino da leitura de narrativas literárias, por meio de gravação em áudio da prática de oralização de narrativas, pelo aplicativo de gravador de voz, acessível nos dispositivos móveis dos alunos-ledores e (b) apresentar o processo de produção da audioteca com narrativas literárias curtas indígenas e africanas aos alunos com DV ou com BV, através de compartilhamento gratuito dos áudios em dispositivos e mídias compatíveis para a audição. Trata-se de uma pesquisa-ação, cuja geração de dados comprovou resultados que extrapolaram as expectativas iniciais: (a) a audioteca se efetivou como recurso em tecnologia assistiva não apenas aos alunos cegos, mas também a todos que poderiam apresentar dificuldades para a leitura de textos escritos; (b) as narrativas ampliaram o acesso e o repertório das culturas indígenas e africanas, muitas delas indisponíveis em braille; (c) o percurso de construção da audioteca pelos alunos normovisuais propiciou o multiletramento deles, através do manuseio de aplicativos de voz, imagem, vídeo, áudio e de texto, disponíveis em seus dispositivos móveis. Esta dissertação evidenciou, assim, que ações, como a prática de oralização de um gênero discursivo, podem se tornar práticas inclusivasABSTRACT: School enrolment of students with deficiency is on the increase. However, further advances are required beyond their inclusion in the classroom so that they would acquire literacy without any discrimination or impairments. Current research analyzes the construction process of an audio library by school-leaving students with normal eyesight. In fact, it is a technological resource for blind readers and will be a contribution for school inclusion and for their literacy program. It will also be an asset for any reader with reading difficulties. Inserted in Applied Linguistics, research methodology was foregrounded on the interpretative-based research-activity paradigm, featuring the theme of practice in oral modality and the teaching of literary texts to readers with normal eyesight according to Bakhtin's Dialogical Discourse Analysis, with contributions on Studies on Literacy and the use of technology in Education. Current research has two specific aims: (a) acknowledging orality as a linguistic-methodological modality for the teaching of reading literary narrative texts through audio recordings accessible to readers' devices; (b) presenting the production process of the audio library with short literary Indigenous and African stories to students with visual or low-sight deficiency through free digital sharing of audios in devices and hearing-compatible media. The research-activity provided data with results that went beyond expectations: (a) the audio library became a resource in assistance technology not merely to blind students but also to all who had difficulties in reading written texts; (b) narratives broadened access and repertoire in Indigenous and African cultures, frequently unavailable in Braille; (c) the construction of an audio library by students with normal eyesight helped in their multi-literacy stance through the use of voice, image, video, audio and text assistants available in their portable devices. Current dissertation proved that activities, such as the practice of orality of a discursive genre, may become inclusion practicesMincoff, Luciane Braz PerezHila, Cláudia Valéria DonáJung, Neiva MariaUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRASMelo, Regina Corcini2024-03-04T23:07:14Z2024-03-04T23:07:14Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis131 p. : il. (algumas color.).application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7410porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-04T23:07:14Zoai:localhost:1/7410Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T15:00:27.257462Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia assistiva no ensino fundamental : a audioteca como instrumento de inclusão no processo do letramento literário
title Tecnologia assistiva no ensino fundamental : a audioteca como instrumento de inclusão no processo do letramento literário
spellingShingle Tecnologia assistiva no ensino fundamental : a audioteca como instrumento de inclusão no processo do letramento literário
Melo, Regina Corcini
Letramento
Tecnologia assistiva
Cegueira
Leitura literária
Oralidade
418.4
title_short Tecnologia assistiva no ensino fundamental : a audioteca como instrumento de inclusão no processo do letramento literário
title_full Tecnologia assistiva no ensino fundamental : a audioteca como instrumento de inclusão no processo do letramento literário
title_fullStr Tecnologia assistiva no ensino fundamental : a audioteca como instrumento de inclusão no processo do letramento literário
title_full_unstemmed Tecnologia assistiva no ensino fundamental : a audioteca como instrumento de inclusão no processo do letramento literário
title_sort Tecnologia assistiva no ensino fundamental : a audioteca como instrumento de inclusão no processo do letramento literário
author Melo, Regina Corcini
author_facet Melo, Regina Corcini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mincoff, Luciane Braz Perez
Hila, Cláudia Valéria Doná
Jung, Neiva Maria
Universidade Estadual de Maringá
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Regina Corcini
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Tecnologia assistiva
Cegueira
Leitura literária
Oralidade
418.4
topic Letramento
Tecnologia assistiva
Cegueira
Leitura literária
Oralidade
418.4
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Luciane Braz Perez Mincoff
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2024-03-04T23:07:14Z
2024-03-04T23:07:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7410
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 131 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841448771911680