Contribuições da neurociência cognitiva para refletir o processo de ensino e aprendizagem em ciências : conhecendo e reconhecendo as potencialidades do cérebro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cleyton Machado de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5810
Resumo: Orientador: Prof. Dr. André Luis de Oliveira
id UEM-10_e689b3044663cb66964b2e5561077684
oai_identifier_str oai:localhost:1/5810
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Contribuições da neurociência cognitiva para refletir o processo de ensino e aprendizagem em ciências : conhecendo e reconhecendo as potencialidades do cérebroNeurociência cognitivaEnsino de ciênciasSequência didáticaClassificação dos seres vivos507Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientador: Prof. Dr. André Luis de OliveiraDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018RESUMO: Com o desenvolvimento tecnológico e as novas concepções teóricas-metodológicas do ensino de ciências, as contribuições para o desenvolvimento das pesquisas na educação para a ciência aumentaram significativamente nas últimas décadas. Nesse sentido, o interesse em torno dos aspectos anatômicos e fisiológicos do cérebro, também cresceram nas diversas áreas do conhecimento, principalmente quando nos reportamos as ciências cognitivas. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi investigar quais as contribuições direta e indireta dos conhecimentos neurocognitivos no processo de ensino e aprendizagem de conceitos biológicos. Para embasar nossa análise teórica, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre diversos aspectos da Neurociência Cognitiva, bem como, sobre as possíveis correlações com o ensino de ciências. No processo de constituição dos dados, combinamos o arcabouço teórico-metodológico citado com o desenvolvimento de uma Sequência Didática, desenvolvida com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública do Estado do Paraná. Assim, passamos a investigar, a luz da Análise Textual Discursiva, como os conceitos neurocognitivos emergiram nas atividades desenvolvidas com os alunos participantes, ou seja, com o olhar qualitativo nas produções desenvolvidas na Sequência Didática. Em termos gerais, acreditamos que essa pesquisa fornecerá subsídios para que professores, alunos, pais e todos os envolvidos no processo educacional possa compreender a complexidade do ato de aprender e quais os estímulos internos e externos podem ser evidenciados para talABSTRACT: With technological development and the new theoretical-methodological concepts of science teaching, contributions to the development of research in education for science have increased significantly in recent decades. In this sense, the interest surrounding the anatomical and physiological aspects of the brain, also grew in the diverse areas of knowledge, especially when we report the cognitive sciences. In this way, the objective of this research was to investigate what the direct and indirect contributions of neurobiological knowledge in the process of teaching and learning biological concepts. To base our theoretical analysis, a bibliographical revision was conducted on several aspects of cognitive neuroscience, as well as, on the possible correlations with science teaching. In the process of establishing the data, we combine the theoretical-methodological framework cited with the development of a didactic sequence, developed with students of the 7th year of the elementary School of a public institution of the state of Paraná. Thus, we investigated, the light of the Textual analysis discursive, as the neurobiological concepts emerged in the activities developed with the participating pupils, i.e. the qualitative look in the productions developed in the didactic sequence. In general terms, we believe that this research will provide grants for teachers, students, parents and all involved in the educational process to understand the complexity of the act of learning and which internal and external stimuli can be evidenced to such159 f : il.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasOliveira, André Luis deSilva, Maíra Batistoni eGomes, Luciano CarvalhaisOliveira, Cleyton Machado de2021-11-10T15:20:02Z2021-11-10T15:20:02Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Cleyton Machado de. Contribuições da neurociência cognitiva para refletir o processo de ensino e aprendizagem em ciências: conhecendo e reconhecendo as potencialidades do cérebro. 2018. 159 f Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5810. Acesso em: 10 nov. 2021.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5810info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2021-11-10T15:26:47Zoai:localhost:1/5810Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:14.010168Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da neurociência cognitiva para refletir o processo de ensino e aprendizagem em ciências : conhecendo e reconhecendo as potencialidades do cérebro
title Contribuições da neurociência cognitiva para refletir o processo de ensino e aprendizagem em ciências : conhecendo e reconhecendo as potencialidades do cérebro
spellingShingle Contribuições da neurociência cognitiva para refletir o processo de ensino e aprendizagem em ciências : conhecendo e reconhecendo as potencialidades do cérebro
Oliveira, Cleyton Machado de
Neurociência cognitiva
Ensino de ciências
Sequência didática
Classificação dos seres vivos
507
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short Contribuições da neurociência cognitiva para refletir o processo de ensino e aprendizagem em ciências : conhecendo e reconhecendo as potencialidades do cérebro
title_full Contribuições da neurociência cognitiva para refletir o processo de ensino e aprendizagem em ciências : conhecendo e reconhecendo as potencialidades do cérebro
title_fullStr Contribuições da neurociência cognitiva para refletir o processo de ensino e aprendizagem em ciências : conhecendo e reconhecendo as potencialidades do cérebro
title_full_unstemmed Contribuições da neurociência cognitiva para refletir o processo de ensino e aprendizagem em ciências : conhecendo e reconhecendo as potencialidades do cérebro
title_sort Contribuições da neurociência cognitiva para refletir o processo de ensino e aprendizagem em ciências : conhecendo e reconhecendo as potencialidades do cérebro
author Oliveira, Cleyton Machado de
author_facet Oliveira, Cleyton Machado de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, André Luis de
Silva, Maíra Batistoni e
Gomes, Luciano Carvalhais
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cleyton Machado de
dc.subject.por.fl_str_mv Neurociência cognitiva
Ensino de ciências
Sequência didática
Classificação dos seres vivos
507
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Neurociência cognitiva
Ensino de ciências
Sequência didática
Classificação dos seres vivos
507
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. André Luis de Oliveira
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-11-10T15:20:02Z
2021-11-10T15:20:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Cleyton Machado de. Contribuições da neurociência cognitiva para refletir o processo de ensino e aprendizagem em ciências: conhecendo e reconhecendo as potencialidades do cérebro. 2018. 159 f Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5810. Acesso em: 10 nov. 2021.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5810
identifier_str_mv OLIVEIRA, Cleyton Machado de. Contribuições da neurociência cognitiva para refletir o processo de ensino e aprendizagem em ciências: conhecendo e reconhecendo as potencialidades do cérebro. 2018. 159 f Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5810. Acesso em: 10 nov. 2021.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258685565108224