Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7702 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior |
id |
UEM-10_919e0f4a21d16963713429fc199c1567 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/7702 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbanaEducação ambientalArborização urbanaSequência didática507OutrosCiênciasOrientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães JúniorAcompanha produto educacional: Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbanaDissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2020RESUMO: A urbanização e os avanços tecnológicos são tidos como processos marcantes no desenvolvimento humano, resultado de interação do homem com o meio e dos homens entre si. Esse tipo de desenvolvimento não fica indiferente à linguagem e aos processos de ensino e aprendizagem, ou seja, envolvem trocas de informação e de comunicação. À medida que a urbanização aumenta, altera-se a diversidade de espécies e evidenciam-se as problemáticas ambientais, exigindo a necessidade de se planejar medidas sustentáveis em consonância com o plano de arborização urbana. A investigação utilizou a metodologia de pesquisa ação associada a um modelo de sequência didática estruturada por bases teóricas que fundamentam a estratégia de metodologia ativa de aprendizagem, respondendo às expectativas dos alunos que assumiram a proposta de aprendizagem baseada em projetos. O objetivo desta pesquisa responde à compreensão do fenômeno educacional durante a utilização da metodologia ativa à construção de objetos de aprendizagem para a sensibilização da adequada arborização urbana. Para a coleta de dados, foram utilizados formulários com questões que possibilitavam respostas discursivas. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de dezesseis alunos de uma escola da região noroeste do ParanáBrasil, de modo a compreender o melhor caminho para se utilizar esses objetos de aprendizagem. O uso de uma proposta pedagógica pluralista, envolvendo uma estratégia de ensino inovadora junto à vertente histórico-crítica, culminaram em atividades de ensino contextualizadas e interessantes, por fazer parte da vida dos alunos. Percebeu-se, por meio da aplicação da sequência didática, a relevância do significado de cada objeto de aprendizagem durante o processo de construção. Como resultado desta investigação, foi desenvolvida, como produto, uma sequência didática gerada a partir das vivências formativas na construção de objetos de aprendizagem com aplicação no ensino de ciências ambientais associado à temática de arborização urbana. As implicações comunicativas relacionadas aos objetos de aprendizagem representaram uma posição crítica quanto ao seu processo de produção, levando em consideração suas formas, expressões culturais, intenções políticas, econômicas e ideológicas.ABSTRACT: Urbanization and technological advances are outstanding processes in human development, the result of the interaction of man with the environment and of men among themselves. This type of development is not indifferent to language and to the teaching and learning processes, once it involves exchanging information and communication. As urbanization increases, the diversity of species is changed and environmental problems become apparent, demanding the need to plan sustainable measures in accordance with the urban afforestation plan. This research applied the action research methodology associated with a didactic sequence model structured by theoretical bases that support the active learning methodology strategy, addressing the expectations of the students who assumed the proposal of project-based learning. The objective of this research responds to the understanding of the educational phenomenon during the use of the active methodology for the construction of learning objects for the sensitization of adequate urban afforestation. For data collection, forms were used showing questions that allowed discursive answers. The research was developed within a group of sixteen students from a school in the northwestern region of Paraná-Brazil, in order to understand the best way to use these learning objects. The use of a pluralist pedagogical proposal, involving an innovative teaching strategy associated to the historical-critical aspect, resulted in contextualized and interesting teaching activities, as it is part of the students' lives. Through the application of the didactic sequence, the relevance of the meaning of each learning object during the construction process was perceived. As a product of this research, a didactic sequence was developed, which was generated from the formative experiences in the development of learning objects with application in the teaching of environmental sciences related to the theme of urban afforestation. The communicative implications regarding the learning objects represented a critical position concerning their production process, considering their forms, cultural expressions, political, economic and ideological intentions.82 f. : il. color.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)GoioerêCentro de Ciências ExatasMagalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-Fontana, FelipeDuarte, Gisele Silva Costa, 1984-Piveta, Ricardo dos Santos2024-09-27T18:09:55Z2024-09-27T18:09:55Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPIVETA, Ricardo dos Santos. Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbana. 2020. 82 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Goioerê.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7702info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2024-09-27T18:17:46Zoai:localhost:1/7702Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-09-27T18:17:46Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbana |
title |
Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbana |
spellingShingle |
Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbana Piveta, Ricardo dos Santos Educação ambiental Arborização urbana Sequência didática 507 Outros Ciências |
title_short |
Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbana |
title_full |
Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbana |
title_fullStr |
Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbana |
title_full_unstemmed |
Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbana |
title_sort |
Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbana |
author |
Piveta, Ricardo dos Santos |
author_facet |
Piveta, Ricardo dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980- Fontana, Felipe Duarte, Gisele Silva Costa, 1984- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piveta, Ricardo dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Arborização urbana Sequência didática 507 Outros Ciências |
topic |
Educação ambiental Arborização urbana Sequência didática 507 Outros Ciências |
description |
Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2024-09-27T18:09:55Z 2024-09-27T18:09:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PIVETA, Ricardo dos Santos. Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbana. 2020. 82 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Goioerê. http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7702 |
identifier_str_mv |
PIVETA, Ricardo dos Santos. Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbana. 2020. 82 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Goioerê. |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB) Goioerê Centro de Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB) Goioerê Centro de Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258627822125056 |