Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piveta, Ricardo dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7702
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
id UEM-10_919e0f4a21d16963713429fc199c1567
oai_identifier_str oai:localhost:1/7702
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbanaEducação ambientalArborização urbanaSequência didática507OutrosCiênciasOrientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães JúniorAcompanha produto educacional: Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbanaDissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2020RESUMO: A urbanização e os avanços tecnológicos são tidos como processos marcantes no desenvolvimento humano, resultado de interação do homem com o meio e dos homens entre si. Esse tipo de desenvolvimento não fica indiferente à linguagem e aos processos de ensino e aprendizagem, ou seja, envolvem trocas de informação e de comunicação. À medida que a urbanização aumenta, altera-se a diversidade de espécies e evidenciam-se as problemáticas ambientais, exigindo a necessidade de se planejar medidas sustentáveis em consonância com o plano de arborização urbana. A investigação utilizou a metodologia de pesquisa ação associada a um modelo de sequência didática estruturada por bases teóricas que fundamentam a estratégia de metodologia ativa de aprendizagem, respondendo às expectativas dos alunos que assumiram a proposta de aprendizagem baseada em projetos. O objetivo desta pesquisa responde à compreensão do fenômeno educacional durante a utilização da metodologia ativa à construção de objetos de aprendizagem para a sensibilização da adequada arborização urbana. Para a coleta de dados, foram utilizados formulários com questões que possibilitavam respostas discursivas. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de dezesseis alunos de uma escola da região noroeste do ParanáBrasil, de modo a compreender o melhor caminho para se utilizar esses objetos de aprendizagem. O uso de uma proposta pedagógica pluralista, envolvendo uma estratégia de ensino inovadora junto à vertente histórico-crítica, culminaram em atividades de ensino contextualizadas e interessantes, por fazer parte da vida dos alunos. Percebeu-se, por meio da aplicação da sequência didática, a relevância do significado de cada objeto de aprendizagem durante o processo de construção. Como resultado desta investigação, foi desenvolvida, como produto, uma sequência didática gerada a partir das vivências formativas na construção de objetos de aprendizagem com aplicação no ensino de ciências ambientais associado à temática de arborização urbana. As implicações comunicativas relacionadas aos objetos de aprendizagem representaram uma posição crítica quanto ao seu processo de produção, levando em consideração suas formas, expressões culturais, intenções políticas, econômicas e ideológicas.ABSTRACT: Urbanization and technological advances are outstanding processes in human development, the result of the interaction of man with the environment and of men among themselves. This type of development is not indifferent to language and to the teaching and learning processes, once it involves exchanging information and communication. As urbanization increases, the diversity of species is changed and environmental problems become apparent, demanding the need to plan sustainable measures in accordance with the urban afforestation plan. This research applied the action research methodology associated with a didactic sequence model structured by theoretical bases that support the active learning methodology strategy, addressing the expectations of the students who assumed the proposal of project-based learning. The objective of this research responds to the understanding of the educational phenomenon during the use of the active methodology for the construction of learning objects for the sensitization of adequate urban afforestation. For data collection, forms were used showing questions that allowed discursive answers. The research was developed within a group of sixteen students from a school in the northwestern region of Paraná-Brazil, in order to understand the best way to use these learning objects. The use of a pluralist pedagogical proposal, involving an innovative teaching strategy associated to the historical-critical aspect, resulted in contextualized and interesting teaching activities, as it is part of the students' lives. Through the application of the didactic sequence, the relevance of the meaning of each learning object during the construction process was perceived. As a product of this research, a didactic sequence was developed, which was generated from the formative experiences in the development of learning objects with application in the teaching of environmental sciences related to the theme of urban afforestation. The communicative implications regarding the learning objects represented a critical position concerning their production process, considering their forms, cultural expressions, political, economic and ideological intentions.82 f. : il. color.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)GoioerêCentro de Ciências ExatasMagalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-Fontana, FelipeDuarte, Gisele Silva Costa, 1984-Piveta, Ricardo dos Santos2024-09-27T18:09:55Z2024-09-27T18:09:55Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPIVETA, Ricardo dos Santos. Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbana. 2020. 82 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Goioerê.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7702info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2024-09-27T18:17:46Zoai:localhost:1/7702Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-09-27T18:17:46Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbana
title Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbana
spellingShingle Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbana
Piveta, Ricardo dos Santos
Educação ambiental
Arborização urbana
Sequência didática
507
Outros
Ciências
title_short Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbana
title_full Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbana
title_fullStr Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbana
title_full_unstemmed Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbana
title_sort Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbana
author Piveta, Ricardo dos Santos
author_facet Piveta, Ricardo dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-
Fontana, Felipe
Duarte, Gisele Silva Costa, 1984-
dc.contributor.author.fl_str_mv Piveta, Ricardo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Arborização urbana
Sequência didática
507
Outros
Ciências
topic Educação ambiental
Arborização urbana
Sequência didática
507
Outros
Ciências
description Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2024-09-27T18:09:55Z
2024-09-27T18:09:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIVETA, Ricardo dos Santos. Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbana. 2020. 82 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Goioerê.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7702
identifier_str_mv PIVETA, Ricardo dos Santos. Objetos de aprendizagem digitais para a sensibilização sobre arborização urbana. 2020. 82 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Goioerê.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)
Goioerê
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)
Goioerê
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258627822125056