Professoras, levem à sala de aula : do jornalismo violento à prática pedagógica filógina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Accorsi, Fernanda Amorim
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5856
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Tereza Kazuko Teruya
id UEM-10_e7e09dfe91f34afe40bf18ca685fca95
oai_identifier_str oai:localhost:1/5856
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Professoras, levem à sala de aula : do jornalismo violento à prática pedagógica filóginaprofessoraJornalismoPrática pedagógica filógina370.9Orientadora: Prof.ª Dr.ª Tereza Kazuko TeruyaTese (Doutorado em Educação)--Universidade Estadual de Maringá, 2018Resumo: Esta pesquisa está respaldada nos Estudos de Gênero, nas Teorizações Feministas e nos Estudos Culturais para associar educação e jornalismo a partir do seguinte problema de pesquisa: Como a relação entre professora e violência, noticiada na mídia, pode servir de base para uma Prática Pedagógica Filógina? Para respondê-lo, foram examinadas 29 notícias do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba - PR, que apresentavam, no título, o substantivo professora e tratavam sobre violência. O método de análise das referidas notícias foi o processo de Codificação e Decodificação de Stuart Hall, em que as palavras carregam significados de quem produz e, ainda, podem servir de referência para quem lê, ouve e assiste. O objetivo geral foi propor práticas pedagógicas filóginas com base na análise das notícias, sobre violência da professora mulher, publicadas no jornal Gazeta do Povo entre 2006 e 2014. Foi verificado que o jornalismo da Gazeta do Povo utiliza de mansplaining, em que homens falam pelas mulheres, inclusive quando as histórias poderiam ser contadas pelas próprias protagonistas. O referido jornalismo examinado não demonstra vestígios das questões feministas, apresentando-se como sexista e misógino porque silencia as professoras, inclusive quando elas são a personagem principal da notícia. O jornalismo enaltece as narrativas masculinas, fazendo a manutenção do discurso hegemônico que sobrepõe o homem em detrimento da mulher. O jornal constrói uma realidade em que ser docente é sofrer violências. Os crimes são explorados pelo noticiário para garantir audiência das informações apresentadas, utilizando dramas e estereótipos. O machismo está presente nas notícias, portanto se houvesse consciência feminista no jornalismo, o resultado das informações poderia abarcar outras articulações sobre docência que não o binômio professora/violência. A formação de jornalistas precisa ser permeada pela consciência de que a mídia educa, logo as notícias não são meras informações transmitidas, elas podem colaborar com a produção identitária dos sujeitos. Sendo assim, a Prática Pedagógica Filógina foi produzida para o curso de jornalismo, cujo objetivo é de oportunizar chances às mulheres de serem vistas, lidas, assistidas, citadas e pensadasAbstract: This research is supported by Gender Studies, Feminist Theorizations and Cultural Studies to connect education and journalism with the following research problem: How can the relationship between teacher and violence, reported in the media, serve as basis for a Philogynous Pedagogical Practice? To answer this, 29 articles from the newspaper Gazeta do Povo, , of Curitiba - PR, were examined, which used the noun teacher in their title, and were regarding violence. The method of analysis of the aforementioned news was the Coding and Decoding process of Stuart Hall, where words carry meanings of those who produce and can serve as a reference for those who read, listen, and watch. The general objective was to propose philogynous pedagogical practices based on the analysis of news about violence to female teachers, published in the newspaper Gazeta do Povo between 2006 and 2014. It has been acknowledged that Gazeta do Povo media uses mansplaining, in which men speak for women, even when stories could be told by the protagonists themselves. The aforementioned media doesn?t show any trace of feminist issues, presenting itself as sexist and misogynist because it silences the teachers, even when they are the main character in the article. This media extols male narratives, maintaining the hegemonic discourse that overlaps man to the detriment of women. The newspaper builds a reality in which being a teacher is suffering violence. Crimes are exploited in the news to increase readership, using dramas and stereotypes. Male chauvinism is present in the news, so if there was a feminist conscience in media, the result of the information could include other articulations about teaching rather than the binomial teacher / violence. The training of journalists needs to be permeated by the awareness that the media educates, so the news is not mere information transmitted, they can collaborate with the identity production of the subjects. Thus, the Philogynous Pedagogical Practice was produced for the journalism course, whose objective is to provide opportunities for women to be seen, read, watched, quoted and regardedTeruya, Teresa Kazuko, 1957-Maio, Eliane RoseMachado, Isadora VierUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoAccorsi, Fernanda Amorim2020-06-04T19:10:32Z2020-06-04T19:10:32Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis159 f. : il.application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5856porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-04T19:10:32Zoai:localhost:1/5856Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:52.990438Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Professoras, levem à sala de aula : do jornalismo violento à prática pedagógica filógina
title Professoras, levem à sala de aula : do jornalismo violento à prática pedagógica filógina
spellingShingle Professoras, levem à sala de aula : do jornalismo violento à prática pedagógica filógina
Accorsi, Fernanda Amorim
professora
Jornalismo
Prática pedagógica filógina
370.9
title_short Professoras, levem à sala de aula : do jornalismo violento à prática pedagógica filógina
title_full Professoras, levem à sala de aula : do jornalismo violento à prática pedagógica filógina
title_fullStr Professoras, levem à sala de aula : do jornalismo violento à prática pedagógica filógina
title_full_unstemmed Professoras, levem à sala de aula : do jornalismo violento à prática pedagógica filógina
title_sort Professoras, levem à sala de aula : do jornalismo violento à prática pedagógica filógina
author Accorsi, Fernanda Amorim
author_facet Accorsi, Fernanda Amorim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teruya, Teresa Kazuko, 1957-
Maio, Eliane Rose
Machado, Isadora Vier
Universidade Estadual de Maringá
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Accorsi, Fernanda Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv professora
Jornalismo
Prática pedagógica filógina
370.9
topic professora
Jornalismo
Prática pedagógica filógina
370.9
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Tereza Kazuko Teruya
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-06-04T19:10:32Z
2020-06-04T19:10:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5856
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 159 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841378153463808