O JOGO NAS PROPOSIÇÕES DAVYDOVIANAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damazio, Ademir
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Hoffmann, Francini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/27434
Resumo: No presente estudo, a preocupação é abordar o jogo e seus fundamentos, relacionados ao processo de ensino vinculado ao desenvolvimento dos estudantes. Tem como objeto a finalidade do jogo na interface entre a idade pré-escolar das crianças e seu primeiro de escolar do ensino fundamental. A delimitação foi para as manifestações dessa inter-relação na proposta de Davýdov no que diz respeito ao ensino de matemática. O objeto da pesquisa se expressa na seguinte pergunta: Quais as tarefas que contemplam o jogo no ensino de matemática, na perspectiva de Davidov, como manifestação da transição entre as atividades do jogo e de estudo, no ensino de matemática do 1º ano escolar? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que adota como referência os teóricos da abordagem histórico-cultural, bem como a proposição de ensino davydoviana, tendo por referência uma tese de doutorado. A evidência do estudo é de que existe a presença do jogo no primeiro ano escolar, na proposta analisada. Isso se explicita em tarefas como: as parlendas, as adivinhações, o faz de contas e as pegadinhas. Portanto, ainda existe teor de ludicidade no primeiro escolar, cuja importância está no seu próprio conteúdo: o matemático científico, não mais o cotidiano, como ocorre na pré-escola.
id UEM-11_06c0280047d233fad42829b5898741d4
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/27434
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling O JOGO NAS PROPOSIÇÕES DAVYDOVIANAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICAJogoAtividadeMatemáticaEnsino.Jogo e Educação MatemáticaNo presente estudo, a preocupação é abordar o jogo e seus fundamentos, relacionados ao processo de ensino vinculado ao desenvolvimento dos estudantes. Tem como objeto a finalidade do jogo na interface entre a idade pré-escolar das crianças e seu primeiro de escolar do ensino fundamental. A delimitação foi para as manifestações dessa inter-relação na proposta de Davýdov no que diz respeito ao ensino de matemática. O objeto da pesquisa se expressa na seguinte pergunta: Quais as tarefas que contemplam o jogo no ensino de matemática, na perspectiva de Davidov, como manifestação da transição entre as atividades do jogo e de estudo, no ensino de matemática do 1º ano escolar? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que adota como referência os teóricos da abordagem histórico-cultural, bem como a proposição de ensino davydoviana, tendo por referência uma tese de doutorado. A evidência do estudo é de que existe a presença do jogo no primeiro ano escolar, na proposta analisada. Isso se explicita em tarefas como: as parlendas, as adivinhações, o faz de contas e as pegadinhas. Portanto, ainda existe teor de ludicidade no primeiro escolar, cuja importância está no seu próprio conteúdo: o matemático científico, não mais o cotidiano, como ocorre na pré-escola.Universidade Estadual de Maringá2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelato de pesquisahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/2743410.4025/tpe.v18i2.27434Teoria e Prática da Educação; v. 18 n. 2 (2015)2237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMDamazio, AdemirHoffmann, Franciniporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-30T11:26:50Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/27434Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:28.583205Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv O JOGO NAS PROPOSIÇÕES DAVYDOVIANAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
title O JOGO NAS PROPOSIÇÕES DAVYDOVIANAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
spellingShingle O JOGO NAS PROPOSIÇÕES DAVYDOVIANAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
Damazio, Ademir
Jogo
Atividade
Matemática
Ensino.
Jogo e Educação Matemática
title_short O JOGO NAS PROPOSIÇÕES DAVYDOVIANAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
title_full O JOGO NAS PROPOSIÇÕES DAVYDOVIANAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
title_fullStr O JOGO NAS PROPOSIÇÕES DAVYDOVIANAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
title_full_unstemmed O JOGO NAS PROPOSIÇÕES DAVYDOVIANAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
title_sort O JOGO NAS PROPOSIÇÕES DAVYDOVIANAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
author Damazio, Ademir
author_facet Damazio, Ademir
Hoffmann, Francini
author_role author
author2 Hoffmann, Francini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damazio, Ademir
Hoffmann, Francini
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo
Atividade
Matemática
Ensino.
Jogo e Educação Matemática
topic Jogo
Atividade
Matemática
Ensino.
Jogo e Educação Matemática
description No presente estudo, a preocupação é abordar o jogo e seus fundamentos, relacionados ao processo de ensino vinculado ao desenvolvimento dos estudantes. Tem como objeto a finalidade do jogo na interface entre a idade pré-escolar das crianças e seu primeiro de escolar do ensino fundamental. A delimitação foi para as manifestações dessa inter-relação na proposta de Davýdov no que diz respeito ao ensino de matemática. O objeto da pesquisa se expressa na seguinte pergunta: Quais as tarefas que contemplam o jogo no ensino de matemática, na perspectiva de Davidov, como manifestação da transição entre as atividades do jogo e de estudo, no ensino de matemática do 1º ano escolar? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que adota como referência os teóricos da abordagem histórico-cultural, bem como a proposição de ensino davydoviana, tendo por referência uma tese de doutorado. A evidência do estudo é de que existe a presença do jogo no primeiro ano escolar, na proposta analisada. Isso se explicita em tarefas como: as parlendas, as adivinhações, o faz de contas e as pegadinhas. Portanto, ainda existe teor de ludicidade no primeiro escolar, cuja importância está no seu próprio conteúdo: o matemático científico, não mais o cotidiano, como ocorre na pré-escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Relato de pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/27434
10.4025/tpe.v18i2.27434
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/27434
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v18i2.27434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 18 n. 2 (2015)
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207156637859840