DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Cavalcante, Ilane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Albuquerque, Judithe da Costa Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/55466
Resumo: This article presents a chronological synthesis of the interactions between Inclusive and Professional Education modalities based on the analysis of social movements and relative legislation, choosing as methodology the bibliographic and documentary survey. As a theoretical reference pertinent to inclusion, authors such as Almeida e Silva (2004), Jannuzzi (2006), Lanna Júnior (2010), Lira and Medeiros (2013) and Tonatto and Moraes (2015) were approached and, regarding professional education, Jacometti (2008), Cordeiro (2013), Moura (2016), Redig and Glat (2017) and Carlos (2018). During the twentieth century, specific actions were observed in favor of inclusion, little related, however, to training for the world of work, which began to change gradually in the transition to the next century. However, these advances are still threatened, which demonstrates the need for change.
id UEM-11_16c855c55e9cd389f6fc1254f9dbe03a
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/55466
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVAInclusive Education. Professional Education. History of EducationEducación Inclusiva. Educación Profesional. Historia de la EducaciónEducação inclusiva. Educação Profissional. História da Educação.This article presents a chronological synthesis of the interactions between Inclusive and Professional Education modalities based on the analysis of social movements and relative legislation, choosing as methodology the bibliographic and documentary survey. As a theoretical reference pertinent to inclusion, authors such as Almeida e Silva (2004), Jannuzzi (2006), Lanna Júnior (2010), Lira and Medeiros (2013) and Tonatto and Moraes (2015) were approached and, regarding professional education, Jacometti (2008), Cordeiro (2013), Moura (2016), Redig and Glat (2017) and Carlos (2018). During the twentieth century, specific actions were observed in favor of inclusion, little related, however, to training for the world of work, which began to change gradually in the transition to the next century. However, these advances are still threatened, which demonstrates the need for change.Aquí se construye una síntesis cronológica de las interacciones entre las modalidades de Educación Integrada y Profesional, a través del análisis de los movimientos sociales y la legislación relativa, eligiendo como metodología el levantamiento bibliográfico y documental. Como referencia teórica pertinente a la inclusión, se abordaron autores como Almeida e Silva (2004), Jannuzzi (2006), Lanna Júnior (2010), Lira y Medeiros (2013) y Tonatto y Moraes (2015) y, en materia de formación profesional, Jacometti (2008), Cordeiro (2013), Moura (2016), Redig y Glat (2017) y Carlos (2018). Durante el siglo XX se observaron acciones puntuales a favor de la inclusión, poco relacionadas, sin embargo, con la formación para el mundo del trabajo, que comenzó a cambiar paulatinamente en la transición al siglo siguiente. Estos avances siguen amenazados, lo que demuestra la necesidad de una lucha permanente.Constrói-se, aqui, uma síntese cronológica das interações travadas entre as modalidades da Educação Inclusiva e Profissional, mediante análise dos movimentos sociais e da legislação relativa, elegendo como metodologia o levantamento bibliográfico e documental. Como referencial teórico pertinente à inclusão, autores como Almeida e Silva (2004), Jannuzzi (2006), Lanna Júnior (2010), Lira e Medeiros (2013) e Tonatto e Moraes (2015) foram abordados e, no tocante à educação profissional, Jacometti (2008), Cordeiro (2013), Moura (2016), Redig e Glat (2017) e Carlos (2018). Observou-se, durante o século XX, ações pontuais em prol da inclusão, pouco relacionadas, porém, com a formação para o mundo do trabalho, o que começou a mudar gradualmente na transição para o século seguinte. Porém, esses avanços ainda sofrem ameaças, o que demonstra a necessidade da luta permanente.Universidade Estadual de Maringá2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPortuguêsInglêsEspanholTextoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/5546610.4025/tpe.v23i2.55466Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 2 (2020); 142-1652237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/55466/751375151338Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Cavalcante, IlaneAlbuquerque, Judithe da Costa Leite2021-12-18T03:09:19Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/55466Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:42.094236Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
spellingShingle DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Ferreira Cavalcante, Ilane
Inclusive Education. Professional Education. History of Education
Educación Inclusiva. Educación Profesional. Historia de la Educación
Educação inclusiva. Educação Profissional. História da Educação.
title_short DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_full DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_fullStr DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_full_unstemmed DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_sort DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
author Ferreira Cavalcante, Ilane
author_facet Ferreira Cavalcante, Ilane
Albuquerque, Judithe da Costa Leite
author_role author
author2 Albuquerque, Judithe da Costa Leite
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Cavalcante, Ilane
Albuquerque, Judithe da Costa Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusive Education. Professional Education. History of Education
Educación Inclusiva. Educación Profesional. Historia de la Educación
Educação inclusiva. Educação Profissional. História da Educação.
topic Inclusive Education. Professional Education. History of Education
Educación Inclusiva. Educación Profesional. Historia de la Educación
Educação inclusiva. Educação Profissional. História da Educação.
description This article presents a chronological synthesis of the interactions between Inclusive and Professional Education modalities based on the analysis of social movements and relative legislation, choosing as methodology the bibliographic and documentary survey. As a theoretical reference pertinent to inclusion, authors such as Almeida e Silva (2004), Jannuzzi (2006), Lanna Júnior (2010), Lira and Medeiros (2013) and Tonatto and Moraes (2015) were approached and, regarding professional education, Jacometti (2008), Cordeiro (2013), Moura (2016), Redig and Glat (2017) and Carlos (2018). During the twentieth century, specific actions were observed in favor of inclusion, little related, however, to training for the world of work, which began to change gradually in the transition to the next century. However, these advances are still threatened, which demonstrates the need for change.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Português
Inglês
Espanhol
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/55466
10.4025/tpe.v23i2.55466
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/55466
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v23i2.55466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/55466/751375151338
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 2 (2020); 142-165
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207158244278273