DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/55466 |
Resumo: | This article presents a chronological synthesis of the interactions between Inclusive and Professional Education modalities based on the analysis of social movements and relative legislation, choosing as methodology the bibliographic and documentary survey. As a theoretical reference pertinent to inclusion, authors such as Almeida e Silva (2004), Jannuzzi (2006), Lanna Júnior (2010), Lira and Medeiros (2013) and Tonatto and Moraes (2015) were approached and, regarding professional education, Jacometti (2008), Cordeiro (2013), Moura (2016), Redig and Glat (2017) and Carlos (2018). During the twentieth century, specific actions were observed in favor of inclusion, little related, however, to training for the world of work, which began to change gradually in the transition to the next century. However, these advances are still threatened, which demonstrates the need for change. |
id |
UEM-11_16c855c55e9cd389f6fc1254f9dbe03a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/55466 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVAInclusive Education. Professional Education. History of EducationEducación Inclusiva. Educación Profesional. Historia de la EducaciónEducação inclusiva. Educação Profissional. História da Educação.This article presents a chronological synthesis of the interactions between Inclusive and Professional Education modalities based on the analysis of social movements and relative legislation, choosing as methodology the bibliographic and documentary survey. As a theoretical reference pertinent to inclusion, authors such as Almeida e Silva (2004), Jannuzzi (2006), Lanna Júnior (2010), Lira and Medeiros (2013) and Tonatto and Moraes (2015) were approached and, regarding professional education, Jacometti (2008), Cordeiro (2013), Moura (2016), Redig and Glat (2017) and Carlos (2018). During the twentieth century, specific actions were observed in favor of inclusion, little related, however, to training for the world of work, which began to change gradually in the transition to the next century. However, these advances are still threatened, which demonstrates the need for change.Aquí se construye una síntesis cronológica de las interacciones entre las modalidades de Educación Integrada y Profesional, a través del análisis de los movimientos sociales y la legislación relativa, eligiendo como metodología el levantamiento bibliográfico y documental. Como referencia teórica pertinente a la inclusión, se abordaron autores como Almeida e Silva (2004), Jannuzzi (2006), Lanna Júnior (2010), Lira y Medeiros (2013) y Tonatto y Moraes (2015) y, en materia de formación profesional, Jacometti (2008), Cordeiro (2013), Moura (2016), Redig y Glat (2017) y Carlos (2018). Durante el siglo XX se observaron acciones puntuales a favor de la inclusión, poco relacionadas, sin embargo, con la formación para el mundo del trabajo, que comenzó a cambiar paulatinamente en la transición al siglo siguiente. Estos avances siguen amenazados, lo que demuestra la necesidad de una lucha permanente.Constrói-se, aqui, uma síntese cronológica das interações travadas entre as modalidades da Educação Inclusiva e Profissional, mediante análise dos movimentos sociais e da legislação relativa, elegendo como metodologia o levantamento bibliográfico e documental. Como referencial teórico pertinente à inclusão, autores como Almeida e Silva (2004), Jannuzzi (2006), Lanna Júnior (2010), Lira e Medeiros (2013) e Tonatto e Moraes (2015) foram abordados e, no tocante à educação profissional, Jacometti (2008), Cordeiro (2013), Moura (2016), Redig e Glat (2017) e Carlos (2018). Observou-se, durante o século XX, ações pontuais em prol da inclusão, pouco relacionadas, porém, com a formação para o mundo do trabalho, o que começou a mudar gradualmente na transição para o século seguinte. Porém, esses avanços ainda sofrem ameaças, o que demonstra a necessidade da luta permanente.Universidade Estadual de Maringá2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPortuguêsInglêsEspanholTextoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/5546610.4025/tpe.v23i2.55466Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 2 (2020); 142-1652237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/55466/751375151338Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Cavalcante, IlaneAlbuquerque, Judithe da Costa Leite2021-12-18T03:09:19Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/55466Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:42.094236Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
title |
DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
spellingShingle |
DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA Ferreira Cavalcante, Ilane Inclusive Education. Professional Education. History of Education Educación Inclusiva. Educación Profesional. Historia de la Educación Educação inclusiva. Educação Profissional. História da Educação. |
title_short |
DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
title_full |
DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
title_fullStr |
DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
title_full_unstemmed |
DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
title_sort |
DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
author |
Ferreira Cavalcante, Ilane |
author_facet |
Ferreira Cavalcante, Ilane Albuquerque, Judithe da Costa Leite |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Judithe da Costa Leite |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira Cavalcante, Ilane Albuquerque, Judithe da Costa Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusive Education. Professional Education. History of Education Educación Inclusiva. Educación Profesional. Historia de la Educación Educação inclusiva. Educação Profissional. História da Educação. |
topic |
Inclusive Education. Professional Education. History of Education Educación Inclusiva. Educación Profesional. Historia de la Educación Educação inclusiva. Educação Profissional. História da Educação. |
description |
This article presents a chronological synthesis of the interactions between Inclusive and Professional Education modalities based on the analysis of social movements and relative legislation, choosing as methodology the bibliographic and documentary survey. As a theoretical reference pertinent to inclusion, authors such as Almeida e Silva (2004), Jannuzzi (2006), Lanna Júnior (2010), Lira and Medeiros (2013) and Tonatto and Moraes (2015) were approached and, regarding professional education, Jacometti (2008), Cordeiro (2013), Moura (2016), Redig and Glat (2017) and Carlos (2018). During the twentieth century, specific actions were observed in favor of inclusion, little related, however, to training for the world of work, which began to change gradually in the transition to the next century. However, these advances are still threatened, which demonstrates the need for change. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Português Inglês Espanhol Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/55466 10.4025/tpe.v23i2.55466 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/55466 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v23i2.55466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/55466/751375151338 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 2 (2020); 142-165 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207158244278273 |