Caracterização das salas de recursos multifuncionais na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25489 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivos descrever junto às professoras das salas de recursosmultifuncionais: (a) qual a sua função, (b) quais as dificuldades encontradas em seu trabalho e (c) quais osprocedimentos utilizados no processo de ensino-aprendizagem e avaliativo. Participaram da pesquisacinco professoras da Educação Especial, que atuavam em salas de recursos multifuncionais de três pré-escolas municipais. Os dados foram obtidos por meio de um questionário, composto por oito questões,que foi aplicado em forma de entrevista. Quanto aos alunos atendidos nas SRM têm-se os comdeficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, sendo que emalguns casos, também são atendido os alunos com atraso no desenvolvimento e com problemas decomportamento. Os recursos existentes eram os disponibilizados pelo Ministério da Educação ebrinquedos oriundos de outros projetos desativados. As professoras realizavam adaptações simples e emalguns casos nenhuma adaptação era necessária. A maior dificuldade citada pelas participantes foi suarelação com as professoras das classes comuns. Todas as participantes focavam sua metodologia nautilização de brinquedos e do lúdico e as avaliações eram diferenciadas para cada professora. |
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